Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM, Metrô e Via Quatro neste final de semana (30 de setembro e 1 de outubro)

Neste final de semana, 30 de setembro e 1 de outubro, a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens. O Metrô interditará a Linha 15-Prata e a Via Quatro interditará parcialmente a Linha 4-Amarela. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Domingo: Na Linha 4-Amarela, para dar continuidade à execução das obras nas futuras estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, a circulação dos trens no trecho entre as estações Luz e República, em ambos os sentidos, ficará interrompida durante toda a operação do domingo. No trecho entre as estações Butantã e Paulista, a circulação dos trens da Linha 4 ocorrerá normalmente.

Os passageiros poderão utilizar o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar na estação Paulista e seguir viagem utilizando a integração com a Linha 2-Verde. Já os passageiros com destino à Linha 4-Amarela, que estiverem tanto na estação Luz, na Linha 1-Azul, quanto em República, na Linha 3-Vermelha, devem se dirigir até a estação Consolação, na Linha 2-Verde, onde será possível transferir-se para a Linha 4 e prosseguir viagem pelo sistema.

Vale lembrar que as estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionarão normalmente.

Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Brooklin)

Domingo: Todas as estações do trecho entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro permanecerão fechadas das 4h40  às 17h00. Nesse período, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE até a reabertura das estações. Lembrando que a operação assistida entre as estações Alto da Boa Vista e Brooklin acontece de segunda-feira a sábado, inclusive feriados, das 10h às 15 horas.

Os usuários da Linha 9 - Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. Das 7h às 19h, também haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da estação Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre Luz e Pirituba e de 34 minutos entre Pirituba e Francisco Morato.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 4h às 20h, os serviços ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 7h às 23h, serão executadas obras de modernização das estações Jd. Belval e Jd. Silveira. Das 8h às 20h, os trabalhos serão feitos nos equipamentos de via permanente entre as estações Lapa e Domingos de Moraes. A partir das 21h, os serviços estarão concentrados no sistema de sinalização entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa.

Das 8h às 20h, será necessário fazer transferência entre trens na estação Domingos de Moraes e o intervalo médio será de 20 minutos em todas a linha. A partir das 21h, o intervalo será de 25 minutos.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Ceasa e Jaguaré, e entre Santo Amaro e Socorro. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos serão realizados no sistema de rede aérea entre as estações Morumbi e Santo Amaro. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral – Expresso Leste (Luz-Guaianases)

Domingo: durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases devido aos serviços programados na extensão (Guaianases-Estudantes).

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases-Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Antônio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: No período das 4h às 20h, em razão de obras de modernização dos sistemas de sinalização e telecomunicações entre as estações Tatuapé e Eng. Goulart, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público até às 16 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Vimos na CPTM e Metrô/SP
Share:

Linha 4: Trecho da Avenida Francisco Morato terá interdição para obras a partir de sábado, 30

Neste sábado, dia 30/9, a partir das 7h, a CET vai interditar parcialmente a pista centro-bairro da Avenida Professor Francisco Morato, no trecho entre a Rua Dr. Maurílio Vergueiro Porto e a Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil. A intervenção ocorre para que o consórcio TC-Linha 4-Amarela, contratado pelo Metrô, possa dar andamento às obras da futura estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela. A interdição vai possibilitar a execução do túnel de acesso à futura estação. A alteração no viário que começa este sábado durará 120 dias.

As orientações aos motoristas na região ficarão a cargo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).



Vimos no Via Trolebus
Share:

Apagão atinge diversos bairros de São Paulo, afeta transportes e 600 mil pessoas

Falha interrompeu fornecimento de energia por 20 minutos em diferentes regiões da Grande São Paulo e prejudicou o funcionamento de linhas do Metrô e da CPTM.

Uma falha no fornecimento de energia atingiu diversas regiões da capital paulista na manhã desta terça-feira (26). O apagão, que durou 20 minutos, deixou no escuro cerca de 600 mil pessoas, conforme informou a AES Eletropaulo. As redes de trens, Metrô e trolébus também foram prejudicas pelo problema. 

Segundo a Eletropaulo, houve uma oscilação no fornecimento de energia na linha de transmissão que é de responsabilidade da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP). A queda de energia ocorreu na subestação Milton Fornasaro, nas proxidades do Complexo Viário do Cebolão, entre as marginais Pinheiros e Tietê e o acesso à Rodovia Castello Branco. 

De acordo com a Eletropaulo, a Zona Oeste foi a mais atingida, principalmente os bairros da Lapa, Pinheiros, Butantã, Vila Madalena, Sumaré e Jaguaré. Mas houve registro de queda de luz também em áreas da Zona Sul, como Brooklin e Santo Amaro, Zona Norte, como Tucuruvi, e até em cidades da Grande São Paulo, como Cajamar, Osasco e Santo André. 

A energia foi restabelecida cerca de 20 minutos depois do início do problema. A falha na subestação da CTEEP desligou 20 subestações da AES Eletropaulo e atingiu 600 mil clientes, segundo a distribuidora. A CTEEP confirmou a informação por nota, disse que equipes de manutenção atuaram para resolver o problema o mais rápido possível e que as causas do ocorrido estão sendo apuradas. 

O Metrô informou que, por volta das 10h24, devido a um problema externo de alimentação elétrica, houve redução de velocidade nos trens das linhas 1-Azul e 2-Verde. 

A oscilação de energia ainda causou lentidão nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa e 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A única que seguiu operando normalmente foi a Linha 12-Safira. 

Leitores do G1 também relataram semáforos apagados ou no amarelo intermitente em diferentes bairros da capital paulista. Telefones de órgãos como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ficaram fora do ar. 

Vimos no G1
Share:

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM, Metrô e Via Quatro neste final de semana (23 e 24 de setembro)

Neste final de semana, 16 e 17 de setembro, a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens. O Metrô interditará a Linha 15-Prata e a Via Quatro interditará parcialmente a Linha 4-Amarela. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Domingo: Na Linha 4-Amarela, para dar continuidade à execução das obras nas futuras estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, a circulação dos trens no trecho entre as estações Luz e República, em ambos os sentidos, ficará interrompida durante toda a operação do domingo. No trecho entre as estações Butantã e Paulista, a circulação dos trens da Linha 4 ocorrerá normalmente.

Os passageiros poderão utilizar o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar na estação Paulista e seguir viagem utilizando a integração com a Linha 2-Verde. Já os passageiros com destino à Linha 4-Amarela, que estiverem tanto na estação Luz, na Linha 1-Azul, quanto em República, na Linha 3-Vermelha, devem se dirigir até a estação Consolação, na Linha 2-Verde, onde será possível transferir-se para a Linha 4 e prosseguir viagem pelo sistema.

Vale lembrar que as estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionarão normalmente.

Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Brooklin)

Domingo: Todas as estações do trecho entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro permanecerão fechadas das 4h40  às 17h00. Nesse período, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE até a reabertura das estações. Lembrando que a operação assistida entre as estações Alto da Boa Vista e Brooklin acontece de segunda-feira a sábado, inclusive feriados, das 10h às 15 horas.

Os usuários da Linha 9 - Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Pirituba e Vila Clarice. Também haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Vila Aurora. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre Luz e Pirituba e de 34 minutos entre as estações Pirituba e Francisco Morato.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 4h às 20h, as intervenções ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: Das 20h até o fim da operação comercial, serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Barueri e Jandira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi.

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Carapicuíba e Barueri. Das 8h às 20h, os trabalhos ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Osasco e Comandante Sampaio. Durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre Carapicuíba e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, em razão de serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Pinheiros e Vila Olímpia, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo: das 8h às 20h, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco para a realização de serviços nos equipamentos de via permanente. O usuário que desejar seguir viagem deverá pegar a Linha 8-Diamante.  

Linha 11-Coral – Expresso Leste (Luz-Guaianases)

Domingo: durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases devido a serviços na extensão (Guaianases-Estudantes).

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases-Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Antônio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e Domingo: das 20h de sábado até meia-noite de domingo, por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Usp Leste, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público até às 16 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Vimos na CPTM e Metrô/SP
Share:

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM, Metrô e Via Quatro neste final de semana (16 e 17 de setembro)

Neste final de semana, 16 e 17 de setembro, a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens. O Metrô interditará a Linha 15-Prata e a Via Quatro interditará parcialmente a Linha 4-Amarela. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Domingo: Na Linha 4-Amarela, para dar continuidade à execução das obras nas futuras estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, a circulação dos trens no trecho entre as estações Luz e República, em ambos os sentidos, ficará interrompida durante toda a operação do domingo. No trecho entre as estações Butantã e Paulista, a circulação dos trens da Linha 4 ocorrerá normalmente.

Os passageiros poderão utilizar o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar na estação Paulista e seguir viagem utilizando a integração com a Linha 2-Verde. Já os passageiros com destino à Linha 4-Amarela, que estiverem tanto na estação Luz, na Linha 1-Azul, quanto em República, na Linha 3-Vermelha, devem se dirigir até a estação Consolação, na Linha 2-Verde, onde será possível transferir-se para a Linha 4 e prosseguir viagem pelo sistema.

Vale lembrar que as estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionarão normalmente.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Luz e Pirituba e de 30 minutos entre as estações Pirituba e Francisco Morato.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 4h às 20h, as intervenções ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
 
Sábado: das 13h até o fim da operação comercial, haverá obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. A partir das 20h, também serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre essas duas estações. Após as 13h, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre Carapicuíba e Itapevi.

Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 8h às 20h, os serviços nos equipamentos de via permanente também serão retomados neste trecho. Durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)


Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, devido aos serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Berrini e Granja Julieta. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha. 

Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 18h, os serviços serão realizados nos equipamentos de via permanente entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires-Antonio Bespalec. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral – Expresso Leste (Luz-Guaianases)

Sábado: das 19h até o fim da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Guaianases.

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera para continuidade dos serviços nos equipamentos de via permanente. A opção para o usuário, será utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô. O intervalo médio dos trens será de 18 minutos entre Luz e Tatuapé. Excepcionalmente, não haverá baldeação em Guaianases, e os trens vão circular entre as estações Corinthians-Itaquera e Estudantes, com intervalo de 15 minutos.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases-Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, em razão das intervenções no Expresso Leste, os trens vão atender o trecho entre Corinthians-Itaquera a Estudantes, com intervalo médio de 15 minutos.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e Domingo: das 20h de sábado até meia-noite de domingo, por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Usp Leste, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público até às 16 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Vimos na CPTM e Metrô/SP
Share:

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM, Metrô e Via Quatro neste feriado prolongado de 7 de setembro

Neste feriado prolongado de 7 de setembro, a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens. O Metrô interditará a Linha 15-Prata e a Via Quatro interditará parcialmente a Linha 4-Amarela. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Quinta: Na Linha 4-Amarela, para dar continuidade à execução das obras nas futuras estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, a circulação dos trens no trecho entre as estações Luz e República, em ambos os sentidos, ficará interrompida durante toda a operação do domingo. No trecho entre as estações Butantã e Paulista, a circulação dos trens da Linha 4 ocorrerá normalmente.

Os passageiros poderão utilizar o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar na estação Paulista e seguir viagem utilizando a integração com a Linha 2-Verde. Já os passageiros com destino à Linha 4-Amarela, que estiverem tanto na estação Luz, na Linha 1-Azul, quanto em República, na Linha 3-Vermelha, devem se dirigir até a estação Consolação, na Linha 2-Verde, onde será possível transferir-se para a Linha 4 e prosseguir viagem pelo sistema.

Vale lembrar que as estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionarão normalmente.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidelis. O intervalo médio dos trens será de 15 de minutos entre as estações Luz e Caieiras e de 30 minutos entre Caieiras e Francisco Morato.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Quinta: das 4h à meia-noite, devido às obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira e do sistema de rede aérea, no trecho entre Barueri e Itapevi, a circulação ficará interrompida entre as estações Barueri e Itapevi.  O trajeto será realizado por meio de ônibus gratuitos. Os usuários deverão pegar a senha nas estações. 

Sábado e domingo: das 13h de sábado até a meia-noite de domingo, prosseguirão as obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o final da operação comercial, em razão de serviços nos equipamentos de via permanente, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8-Diamante. Também haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre Socorro e Jurubatuba. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos serão executados no sistema de rede aérea entre as estações Morumbi e Granja Julieta. Das 8h às 20h, serão retomados os serviços nos equipamentos de via permanente e a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8-Diamante. Durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú. 

Linha 11-Coral (Luz-Guaianases)

Quinta: das 4h à meia-noite, devido as intervenções programadas para a extensão da linha, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases. 

Domingo: das 4h à meia-noite, por conta dos trabalhos executados na extensão, os trens do Expresso Leste seguirão, excepcionalmente, até a Estação Suzano. O intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Luz e Suzano.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases-Estudantes)

Quinta: das 4h à meia-noite, os serviços serão realizados nos equipamentos de via permanente entre as estações Suzano e Jundiapeba. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Domingo:
das 4h à meia-noite, os trabalhos se concentrarão nos equipamentos de via permanente entre as estações Jundiapeba e Braz Cubas. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Suzano e Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Quinta: das 4h à meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea nas proximidades da Estação Tatuapé e nos equipamentos de via permanente entre as estações Itaquaquecetuba e Aracaré. O intervalo médio será de 20 minutos entre Brás e Engenheiro Manoel Feio e de 30 minutos entre as estações Eng. Manoel Feio e Calmon Viana.

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços serão executados nos equipamentos e via permanente entre Itaim Paulista e Jardim Romano. O intervalo médio será de 30 minutos em toda a linha.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Quinta: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público até às 16 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Vimos na CPTM e Metrô/SP
Share:

Linha 5: Metrô define horários das novas estações e portas plataforma

O Metrô vai iniciar nesta quarta-feira, 6 de setembro, a operação assistida das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, que estarão abertas gratuitamente de segunda-feira a sábado, inclusive feriados, das 10h às 15h, em um novo trecho de 2,8 km da linha 5-Lilás. A operação nesse formato segue o padrão internacional para a abertura de novas estações de metrô e deve ser ampliada gradativamente até chegar ao funcionamento pleno, como em toda a rede.

Essa fase consiste na apresentação da estação aos usuários, garantindo a infraestrutura necessária para o funcionamento dos terminais e permitindo a maturação dos equipamentos e sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização, controle de tráfego e de telecomunicações.

Durante essa etapa, as novas estações serão atendidas por um trem exclusivo que vai percorrer o trecho entre Brooklin e Adolfo Pinheiro. Quem desejar seguir viagem para as demais estações da linha 5, será orientado pelos funcionários do Metrô sobre como acessar a área paga e embarcar em um outro trem. Cartazes e mensagens sonoras também vão auxiliar na orientação.

Na operação assistida, a estação Alto da Boa Vista funcionará com seus dois acessos e o elevador estará disponível na entrada principal, na avenida Santo Amaro, 6.960. Os paraciclos dessa estação estarão disponíveis ao público. Em Borba Gato, o acesso será feito pela entrada principal, na avenida Santo Amaro, 5.869, e pela rua do Estilo Barroco. O acesso da avenida Adolfo Pinheiro será aberto posteriormente. Em Brooklin, os usuários poderão utilizar o bicicletário e ambos os acessos, que ficam nos dois lados da avenida Santo Amaro, no cruzamento com a Roque Petroni Júnior.

Portas de plataforma – Devido ao não cumprimento do cronograma por parte da Bombardier Consortium, as novas estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin entrarão operação sem as portas de plataforma. Na Brooklin, os equipamentos devem ser montados em outubro. Nas outras duas estações, as portas serão instaladas em 2018, de acordo com novo compromisso firmado pela Bombardier.

Em razão dos atrasos na entrega dos equipamentos, o Metrô de São Paulo abriu processo administrativo contra a empresa canadense, cujas multas podem chegar a R$ 37,3 milhões.

Fonte: Assessoria Metrô
Vimos no Via Trolebus
Share:

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM, Metrô e Via Quatro neste final de semana (02 e 03 de setembro)

Neste final de semana (02 e 03 de setembro), a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens. O Metrô interditará a Linha 15-Prata e a Via Quatro interditará parcialmente a Linha 4-Amarela. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Domingo: Na Linha 4-Amarela, para dar continuidade à execução das obras nas futuras estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, a circulação dos trens no trecho entre as estações Luz e República, em ambos os sentidos, ficará interrompida durante toda a operação do domingo. No trecho entre as estações Butantã e Paulista, a circulação dos trens da Linha 4 ocorrerá normalmente.

Os passageiros poderão utilizar o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar na estação Paulista e seguir viagem utilizando a integração com a Linha 2-Verde. Já os passageiros com destino à Linha 4-Amarela, que estiverem tanto na estação Luz, na Linha 1-Azul, quanto em República, na Linha 3-Vermelha, devem se dirigir até a estação Consolação, na Linha 2-Verde, onde será possível transferir-se para a Linha 4 e prosseguir viagem pelo sistema.

Vale lembrar que as estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionarão normalmente.


Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo:das 4h à meia-noite, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidelis. Durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato. 

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 4h às 20h, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Francisco Morato e Botujuru. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 13h até o fim da operação comercial, serão executadas obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 20h até o fim da operação comercial, também haverá trabalhos nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Barueri. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos no trecho entre Barueri e Itapevi. 

Domingo:das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Também haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Presidente Altino e Comandante Sampaio. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o final da operação comercial, a serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Santo Amaro. O intervalo médio dos trens será de 18 minutos em toda a linha. 

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco devido aos trabalhos no sistema de rede aérea. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8-Diamante. Das 8h às 20h, os serviços se concentrarão nos equipamentos de via permanente entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim. Nesse horário, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.   

Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 18h, os serviços serão realizados no sistema de rede aérea entre as estações Ribeirão Pires-Antonio Bespalec e Rio Grande da Serra. O intervalo médio será de 20 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral (Luz-Guaianases)

Domingo: das 4h às 15h, serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Dom Bosco e José Bonifácio. Nesse período, os trens circularão alternadamente de Luz a Guaianases e de Luz a Corinthians-Itaquera, com intervalos médios de 15 e 30 minutos, respectivamente. Após as 15h, os trens voltarão a circular entre Luz e Guaianases, com intervalo médio de 15 minutos.
Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases-Estudantes)

Domingo: das 4h até meia-noite, os trabalhos se concentrarão no sistema de rede aérea entre as estações Guaianases e Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos e via permanente entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana. O intervalo médio será de 30 minutos em toda a linha. 
Domingo: das 4h de sábado até meia-noite, prosseguirão os serviços nos equipamentos e via permanente entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana. O intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Brás e Engenheiro Manoel Feio e de 30 minutos entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Calmon Viana.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público até às 16 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Vimos na CPTM e Metrô/SP
Share:

Governo autoriza contratação de trens para a Linha 13


Nesta sexta-feira (1º), o governador Geraldo Alckmin autorizou a assinatura do contrato para fabricação de oito novos trens para a CPTM. As novas composições terão bagageiro e atenderão a Linha 13-Jade, que entrará em operação a partir de março de 2018, ligando o aeroporto internacional de Guarulhos à estação Engenheiro Goulart, na capital paulista. Com 12,2 quilômetros de extensão, o tempo de viagem está estimado em 15 minutos, com intervalos de 8 minutos. 

Os trens serão fabricados pelo consórcio Temoinsa-Sifang, que venceu a licitação internacional com a apresentação da melhor proposta no valor de R$ 316,720.807,00 ante o orçamento limite que era R$ 319.251.011,08, gerando economia de R$ 2.530.204,08 aos cofres públicos. A aquisição dessa frota está sendo financiada com recursos do Banco Europeu de Investimento (BEI), que disponibilizou € 85 milhões para o Governo do Estado de S. Paulo. 

As oito composições serão entregues em até 23 meses. Até a chegada dessas unidades, a operação da Linha 13 será realizada com novos trens do lote de 65, que estão sendo recebidos pela Companhia.

Características dos novos trens

A exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens terão oito carros cada, totalizando 170 metros de comprimento. A parte externa terá design arrojado e a interna oferecerá layout moderno e funcional, com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), como nos últimos trens já adquiridos pela CPTM. As composições terão também monitoramento com câmeras no interior e parte externa frontal.

Equipadas com tecnologia de ponta, as composições terão sinalização de bordo (CBTC, ATC e ATO), bagageiros, ar condicionado, iluminação interna com tecnologia de led’s, sinalização de abertura e fechamento de portas.  Sistemas de detecção e extinção de incêndio, monitores multimídia e mapa de linha eletrônico completam esta nova série.

Os trens atendem as exigências das Normas Brasileiras de acessibilidade e contam com todos os dispositivos para orientar usuários com deficiências auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio), tais como: sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, painel eletrônico para orientar o lado de desembarque e local das estações concomitante com áudio, espaço para cadeirantes e assentos preferenciais para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física.
 
Vimos na CPTM
Share:

Metrô confirma data de inauguração de 3 estações da linha 5

Share:

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole