O
secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o
presidente da CPTM, Paulo de Magalhães, entregaram mais dois trens novos
para a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), nesta terça-feira (13/6).
Trata-se da 1ª composição da série 9.500, fabricada pela Hyundai Rotem, e
a 12ª da série 8.500, fornecida pela CAF.
“Nós
queremos, até o final deste ano, completar a entrega dos 65 trens que
adquirimos em 2013”, disse o secretário. “Vamos aposentar os trens
antigos, melhorar a operação e oferecer mais conforto aos usuários, com
trens com ar condicionado, novos bancos e vagões interligados”.
Os
dois trens integram o lote de 65 unidades adquiridas pela CPTM: 35
encomendados à empresa espanhola CAF e 30 à Hyundai Rotem, que para
fornecê-los inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, na cidade de
Araraquara, interior paulista. Atualmente, dos 13 trens já entregues,
dois operam no Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases).
A
chegada das composições do novo lote marca o início do processo de
padronização da frota que atende a Linha 7-Rubi, que é formada por 19
trens. Já são 11 composições novas em circulação e as demais serão
substituídas ao longo dos próximos meses, concluindo o programa de
renovação dessa frota.
A
Linha 7-Rubi é a maior da CPTM e liga a Estação da Luz a Jundiaí, ao
longo de 60,5 quilômetros de extensão. O trecho principal tem 39 km e
transporta em média 410 mil usuários por dia útil, entre as estações Luz
e Francisco Morato. Incluindo-se a extensão entre Francisco Morato e
Jundiaí, são 440 mil passageiros atendidos diariamente.
Novos trens
Com
salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os
trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são
acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam
com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais,
mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes). Também dispõem
de monitores digitais internos com informações e interação das
principais notícias sobre a prestação de serviços, além de
reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de
biometria.
Os
demais trens serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em
operação, após a realização de testes que são feitos nos sistemas
elétricos, mecânicos e de sinalização. Dependendo das necessidades de
ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os
testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas
para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de
cada linha.
Vimos na CPTM
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