Umas das mais importantes e movimentadas estações da linha 13-Jade,
da CPTM, que deve ligar a capital paulista à região do aeroporto
internacional de São Paulo, em Guarulhos, ficará pronta até o final do
mês de julho. A promessa foi feita nesta segunda-feira, 19 de junho de
2017, pelo governador Geraldo Alckmin.
Juntamente com o Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo
Pelissioni, e com o presidente da CPTM, Paulo de Magalhães, Alckmin
visitou o canteiro de obras da estação Engenheiro Goulart, o início da
linhanbda 13 e que faz parte da linha 12.
A estação vai permitir a integração entre as linhas 12-Safira (Brás-Calmon Viana) e 13-Jade (Engenheiro Goulart-Aeroporto).
De acordo com Alckmin, em entrevista coletiva no evento, também
haverá uma passarela que fará ligação direta até o Parque do Tietê.
“A Estação Engenheiro Goulart está sendo praticamente
reconstruída. Ela tinha 500 metros quadrados e será reaberta com 15 mil
metros quadrados, 30 vezes maior. Terá elevadores, escadas rolantes,
bicicletário, acessibilidade e uma passarela sobre a linha até o Parque
do Tietê. Quando ela for reaberta, mês que vem, vai facilitar o acesso
ao parque para cerca de 30 mil pessoas que vêm até ele a cada fim de
semana”, explicou o governador.
Apesar de o governo do estado de São Paulo anunciar que as obras
estão em ritmo acelerado, a linha 13-Jade deveria ficar pronta antes da
Copa do Mundo, em 2014.
Em nota, o governo do Estado detalha algumas características da linha:
A Linha-13 Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional
de Guarulhos, no município de Guarulhos, representa um investimento
total do Estado da ordem de R$ 2,2 bilhões. As obras contam também com
financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e do BNDES
(Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
A estimativa inicial é que 130 mil pessoas por dia sejam
beneficiadas por essa nova opção de transporte mais eficiente, rápida e
barata. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema
metroferroviário, que atualmente é de R$ 3,80.
A nova linha terá 12,2 quilômetros de extensão, sendo que uma
parte do trajeto será feita em superfície (4,3 km) e outra em via
elevada (7,9 km). No total serão duas novas estações: Guarulhos-Cecap e
Aeroporto-Guarulhos, além da Estação Engenheiro Goulart, integrando com a
Linha-12 Safira. Estão sendo construídas três subestações de energia e
duas cabines seccionadoras. A nova linha faz a transposição sobre os
rios Tietê e Baquirivú-Guaçú, das rodovias Ayrton Senna, Hélio Smidt,
Presidente Dutra, e da Avenida Monteiro Lobato.
O horário de operação será o mesmo praticado nas demais linhas
da CPTM, das 4h à meia-noite. Todas as novas estações terão
acessibilidade (elevadores, pisos podotáteis, comunicação em Braille,
corrimãos e rampas adequadas) e escadas rolantes para conforto dos
passageiros.
A integração com o sistema sobre pneus também está contemplada
no projeto. A Estação Guarulhos-Cecap terá um dos acessos transpondo o
viário, que permitirá integração com outros modais, a exemplo da
Rodoviária de Guarulhos, e a Estação Aeroporto-Guarulhos terá um acesso
que também permitirá a integração com o Terminal Metropolitano de Taboão
(Guarulhos).
Assim, a Linha-13 representa um salto de qualidade na
infraestrutura de mobilidade para os moradores dessas regiões, pois
poderão se deslocar em 22 cidades do Estado por meio das linhas da CPTM,
terão acesso à rede de metrô e ainda serão beneficiados com a redução
do tráfego de veículos, hoje o principal meio de acesso ao Aeroporto
Internacional GRU Airport.
Vimos no Diário do Transporte
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