Reportagem publicada nesta quinta-feira, 16, pelo jornal Folha de São
Paulo relata que o Governo de São Paulo poderá privatizar a linha 2 –
verde, do Metrô, no futuro. A proposta tem como base tentar viabilizar a
expansão do ramal até Gaurulhos.
O secretário dos transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni,
confirmou a possibilidade. “Acertando as linhas 6-laranja e 17-ouro,
além da linha 18-bronze, a linha 2 tem projeto pronto, algumas
desapropriações já executadas. Então acho que pode ser.”
A expansão da linha 2 teria 14km e 13 novas estações, ligando a Vila
Prudente à Rodovia Presidente Dutra. Os contratos com os consórcios que
tocariam a obra foram assinados em 2014 porém, desde então, o prazo de
início dos trabalhos sempre estão sendo postergados.
“Nossa prioridade é concluir aquilo que já começamos. É um
investimento grande, só de obras são mais de R$ 6 bilhões”, diz
Pelissioni.
Caso se concretize, o Metrô teria apenas a linha 1 – azul e 3 –
vermelha nas mãos do Governo de SP. A linha 4 – amarela já é tocada pela
iniciativa privada. As linhas 5 – lilás e 17 –ouro devem ter edital
para concessão lançados em abril e a 15 – prata no segundo semestre.
A linha 6 – laranja (Brasilândia – São Joaquim) está sob
responsabilidade do consórcio Move SP porém teve suas obras paradas ano
passado por dificuldades em obter financiamento e desde então não se
sabe qual o futuro. A linha 18 – bronze, que ligaria a estação
Tamanduateí ao ABC por monotrilho já teve contrato assinado com a
iniciativa privada para as obras e controle da linha porém as
desapropriações são por conta do Governo do Estado que não consegue
financiamento junto ao Governo Federal.
Para organizar tantos grupos privados tocando linhas de Metrô, o
governo estadula deve criar uma agência que ficará responsável por este
tema.
Vimos no Via Trolebus
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