O Governo de São Paulo deve lançar em março o edital de concessão
conjunta das linhas 5 – Lilás e 17 – Ouro, do Metrô. Ainda no primeiro
semestre também deve ser lançado o edital para a linha 15 – Prata. O modelo prevê pagamento de outorga pelas linhas, isto é, quem pagar mais pelas linhas arremata.
O governo prevê receber até R$ 313 milhões pela linha 15. O vencedor
terá de se responsabilizar pela operação das estações e pela manutenção
dos trens do monotrilho, fabricados pela canadense Bombardier. A ideia é
que a concessionária receba R$ 1,50 por cada pasageiro transportado mas
o martelo será batido em abril em audiência pública.
No estudo técnico que dá base a proposta da linha 15, a proposta de
concessão é justificada como um mecanismo “para o enfrentamento do
cenário de operação deficitária da malha metroferroviária do Estado, de
forma que a delegação da operação e da manutenção da Linha 15
contribuirá não só para a redução desse déficit, mas também para a
geração de receitas para o Estado”.
O secretário dos transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni,
comenta sobre o valor pago a passageiro transportado: “O passageiro que
entrar na Linha 15 circulará por toda a rede. Com esse valor, o parceiro
recebe apenas por seu trecho.”
Vimos no Via Trolebus
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