Neste
mês, começa uma nova campanha institucional informando a população sobre
a implantação da nova linha, com placas distribuídas no trajeto
paralelo à rodovia Hélio Schimdt.
As
obras civis de implantação da Linha 13-Jade, que ligará a capital
paulista ao aeroporto internacional de Guarulhos, avançam em todos os
lotes. Com um total de 12,2 km de extensão, a linha terá três estações:
Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap (novas) e Engenheiro Goulart (em
reconstrução).
Para este ano, está
prevista a entrega da Estação Engenheiro Goulart, que está sendo
reconstruída para ser o ponto de conexão entre as linhas 12-Safira
(Brás-Calmon Viana) e 13-Jade. Até o final do próximo ano, as obras
civis devem estar concluídas.
A nova
linha beneficiará tanto os moradores da capital como de Guarulhos,
particularmente, os usuários do transporte público e do aeroporto
internacional. A demanda projetada indica que a Linha 13 deverá atender
inicialmente cerca 120 mil passageiros por dia útil.
O
investimento na implantação da Linha 13-Jade é da ordem de R$ 2,2
bilhões, dos quais R$ 1,1 bilhão (€ 300 milhões) é oriundo do
financiamento da AFD, para as obras civis e parte dos sistemas de
energia, telecomunicações e sinalização. O BNDES está financiando R$ 430
milhões. Outros R$ 320 milhões (€ 85 milhões) foram obtidos junto ao
Banco Europeu de Investimento (BEI) para compra de oito trens. A
contrapartida do Governo do Estado é da ordem de R$ 330 milhões.
Vimos na CPTM
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