Fonte: Aeamesp.org
Documento divulgado em setembro durante a 22º Semana de Tecnologia
Metroferroviária ocorrida em São Paulo, revela planos da Companhia
Paulista de Trens Metropolitanos na extensão da Linha 13-Jade, além dos
12 quilômetros que estão sendo construídos.
A extensão nas duas pontas, rumo a Chácara Klabin e na outra direção
até Bonsucesso já era conhecida. Mas a publicação conta detalhes.
Quatro etapas
O documento mostra que a extensão total da linha 13 seria de 36,9
quilômetros, sendo parte em elevado e parte em túnel. Seria atendida por
27 trens e intervalo de 3 minutos, ao longo de 18 estações.
Atualmente a linha 13 está sendo erguida entre Engenheiro Goulart e Aeroporto de Guarulhos. A segunda fase
corresponde até São João, e na outra ponta até a futura estação
Gabriela Mistral, conectando com a Linha 2-Verde do Metrô. Gabriela
Mistral pode ser o novo nome para a chamada estação Tiquatira.
Já na terceira fase, a Linha 13 chegaria aos bairros
do Tatuapé e da Mooca. A parada “Demétrio Ribeiro”, por exemplo, por
esta informação, seria situada nas imediações da Avenida Abel Ferreira
próxima a Avenida Salim Farah Maluf. Já a ‘Sapucaia” é localizada no
bairro da Mooca nas proximidades da faculdade São Judas. E por fim a
linha chegaria a futura estação Parque da Mooca, cruzando com a Linha
6-Laranja e 10-Turquesa. Na outra ponta a linha chega em Bonsucesso, em
Guarulhos.
Prazos
Sobre prazos, fato que geralmente é considerado como um banho de água
fria aos expectadores do crescimento da malha metroferroviária, a linha
13 até a terceira fase está na fase de projeto funcional, que precede o
básico. Ou seja, ainda não se pode precisar dados mais concretos de
obras e funcionamento, infelizmente.
A quarta fase da Linha leva a ferrovia rumo a Chácara Klabin, passando pela Avenida Dom Pedro I.
Vimos no Via Trolebus
Nenhum comentário:
Postar um comentário