terça-feira, 31 de janeiro de 2017

VLT da Baixada Santista ganha 4 novas estações

O sistema de Veículo Leve Sobre Tilhos da Baixada Santista ganha nesta terça-feira, 31 de janeiro, mais quatro estações: Ana Costa, Washington Luís e Porto, em Santos e na cidade de São Vicente a parada Barreiros.

Com a entrega, 14 das 15 estações do trecho de 11 km entre Barreiros e o Porto de Santos estarão em funcionamento, restando apenas a Conselheiro Nébias.

Esta última parada teve as obras civis concluídas, mas passa por implementação do sistema de comunicação.

Vimos no Via Trolebus

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Linha 7 da CPTM tem problemas nesta segunda (30)

Passageiros da Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato] enfrentam problemas mais uma vez no final de tarde desta segunda-feira, 30 de janeiro.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos informou que “esta trabalhando para normalização”. Uma falha no sistema de energia prejudica a circulação das composições. A CPTM informou também que solicitou ônibus do sistema PAESE para cobrir o trecho entre Franco da Rocha e Francisco Morato.

Fortes chuvas atingiram a região metropolitana de São Paulo, sobretudo a região por onde corta a linha.

Vimos no Via Trolebus

sábado, 28 de janeiro de 2017

Prefeitura de São Paulo deve iniciar testes com BRT “Rapidão”

Nos próximos 90 dias, a prefeitura de São Paulo deve implantar um modelo de BRT – Bus Rapid Transit, de forma experimental, em um trecho de corredor de ônibus existente da cidade, entre os terminais Capelinha e João Dias,  com cerca de 3,4 quilômetros.

Serão instalados o pré-embarque neste região, uma das características dos serviços de BRT, que possibilita o aumento da velocidade comercial dos coletivos, evitando filas dentro dos veículos para validação do bilhete, e possibilitando embarque em todas as portas.

Futuramente ainda é previsto a concessão dos espaços à iniciativa privada. O prefeito de São Paulo, João Doria, promete reduzir o tempo de deslocamento por este meio de transporte em média de 20 minutos. O modelo de operação poderá ser expandido para os demais corredores.

Vimos no Via Trolebus

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Obras alteram circulação dos trens da CPTM, Metrô e Via Quatro neste fim de semana, 28 e 29 de janeiro

Neste final de semana, dias 28 e 29 janeiro, a CPTM prosseguirá com as obras em algumas de suas linhas, a Via Quatro interditará parcialmente a Linha 4-Amarela e o Metrô interditará a Linha 15-Prata. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 4-Amarela (Luz – Butantã)

Domingo: para execução de obras civis nos mezaninos metálicos das futuras estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire, as estações da Linha 4-Amarela República e Luz, operadas pelo Consórcio ViaQuatro, ficarão fechadas durante todo o dia. No trecho entre as estações Butantã e Paulista, a circulação dos trens da Linha 4-Amarela ocorrerá normalmente.

Os passageiros poderão utilizar o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar em Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde.

Já os passageiros com destino a Linha 4-Amarela, que estiverem tanto na estação Luz, na Linha 1-Azul, quanto em República, na Linha 3-Vermelha, devem se dirigir até a estação Consolação, na Linha 2-Verde, onde será possível transferir-se para a Linha 4 e prosseguir viagem pelo sistema.

A operação nas demais estações da Linha 4-Amarela no trecho entre as estações Paulista-Butantã será normal. As estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionam normalmente.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização do sistema de rede aérea entre as estações Franco da Rocha e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre as estações Luz e Francisco Morato será de 24 minutos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno)

Sábado: das 22h até o final da operação comercial, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Barueri e Jardim Belval. O intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Itapevi será de 20 minutos.

Domingo: das 4h às 7h, serão retomados os serviços no trecho entre as estações Barueri e Jardim Belval. Também serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente, das 8h às 19h, entre as estações Palmeiras e Osasco. Das 4h até meia-noite, também serão realizadas intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Júlio Prestes e Domingos de Moraes. O intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Itapevi será de 25 minutos no período das 4h às 7h e, de 20 minutos, das 7h até o fim da operação.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Domingo: das 8h às 19h, a circulação ficará interrompida entre as estações Osasco e Presidente Altino devido à serviços no equipamento de via permanente no trecho. Para prosseguir viagem, o usuário deve utilizar a Linha 8-Diamante.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 18h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O intervalo médio dos trens entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra será de 20 minutos.

Extensão Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Sábado: das 15h até o fim da operação comercial, haverá serviços no sistema de rede aérea na região da Estação Poá. O intervalo médio dos trens entre as estações Guaianases e Estudantes será de 20 minutos.

Domingo: das 4h até o fim da operação comercial, o trabalho se concentrará no sistema de rede aérea entre as estações Suzano e Jundiapeba. O intervalo médio dos trens entre as estações Guaianases e Estudantes será de 20 minutos.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e domingo: das 20h de sábado até o fim da operação de domingo, haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea e obras de implantação da Linha 13-Jade na região entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino. O intervalo médio dos trens em toda a linha será de 35 minutos.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público até às 16 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Para informar sobre as mudanças programadas, haverá emissão de mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocação de cartazes e publicação de informativos nas redes sociais. O Metrô recomenda aos usuários que programem suas viagens e adquiram os bilhetes antecipadamente.

Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h30 às 23h30. Já a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

Vimos na CPTM e Metrô/SP

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Reportagem mostra interior da estação Brooklin da linha 5

O programa “Bom Dia SP” da TV Globo mostrou nesta quarta, 25, o interior da futura estação Brooklin da linha 5 – lilás do Metrô. É possível ver que a estação já está em fase de acabamento. As escadas rolantes já foram instaladas e a próxima etapa deve ser a instalação das portas-plataforma.

A reportagem também comenta sobre as outras obras em andamento do Metrô e da CPTM.


Vimos no Via Trolebus

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

​​​Confira a circulação dos trens da CPTM neste feriado

Neste feriado de comemorações do aniversário da cidade de São Paulo, 25/01, a CPTM realizará obras programadas nas Linhas 11-Coral e 12-Safira. Também terão continuidade os trabalhos de recuperação de via entre Perus e Caieiras, na Linha 7-Rubi. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Das 4h à meia-noite, prosseguirão os serviços de recuperação via entre o trecho entre Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre as estações Luz e Francisco Morato será de 15 e 20 minutos.

Extensão Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Das 4h à meia-noite, haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Suzano e Brás Cubas. O intervalo médio dos trens entre as estações Guaianases e Estudantes será de 20 minutos.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 4h até meia-noite, ocorrerão serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart. O intervalo médio dos trens em toda a linha será de 15 minutos.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Vimos na CPTM

Linha 7-Rubi da CPTM tem lentidão pelo quarto dia consecutivo

Trens circulam pelo trilho que não foi danificado entre Caieiras e Perus. Velocidade dos trens é de 10 km/h, quando normalmente é de 80 km/h.

Os passageiros enfrentam lentidão nos trens da Linha 7-Rubi da CPTM pelo quarto dia consecutivo, informou o Bom Dia São Paulo desta terça-feira (24). Na sexta-feira (20), um deslizamento de terra interditou uma das duas vias da linha que liga as regiões da Luz e Jundiaí.

O acidente ocorreu entre as estações Caieiras e Perus. Desde então, operários trabalham com escavadeiras e até esta segunda haviam retirado 170 caminhões lotados de terra. O deslizamento atingiu os sistemas de fibra ótica, telecomunicações, sinalização e a rede aérea, que alimenta os trens. A CPTM espera que a situação seja normalizada até quinta-feira (26).

Os trens circulam com intervalos de aproximadamente 20 minutos e chegam lotados às plataformas. No trecho diretamente afetado, de dois quilômetros de extensão, os trens circulam pelo trilho que não foi danificado a uma velocidade de 10 km/h (normalmente circulam a 80 km/h).

A empresa disponibilizou ônibus extras entre Caieiras e Perus, mas a ação não ajudou quem segue para Franco da Rocha ou Francisco Morato, por exemplo. Os passageiros relatam atrasos de até duas horas para chegar aos seus destinos.

O gerente de relacionamento da CPTM, Sérgio de Carvalho Araújo, explicou os procedimentos que serão realizados: “Nós começamos pela parte de cima, que corria o maior risco de desabamento. Na parte debaixo, movimentamos a terra que fixa os dormentes e que dão estabilidade à linha. Por último, serão trabalhados postes que sustentam o sistema de energia elétrica”, disse.

Vimos no G1

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM e Metrô neste fim de semana, dias 21 e 22 de janeiro

Neste final de semana, dias 21 e 22 de janeiro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) pross​eguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas e o Metrô interditará a a Linha 15-Prata e a Linha 5-Lilás. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 5-Lilás (Capão Redondo - Adolfo Pinheiro)

Domingo: No período  das 4h40 às 12h00, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) da SPTrans, que circularão ininterruptamente entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. Os usuários da Linha 9 - Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pelo sistema PAESE. Já as linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização do sistema de rede aérea entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato. O intervalo médio dos trens entre as estações Luz e Francisco Morato será de 24 minutos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)


Sábado: das 22h até o final da operação comercial, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Antônio João e Barueri. O intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Itapevi será de 20 minutos.

Domingo: das 4h às 7h serão retomados os serviços no trecho entre as estações Antônio João e Barueri. Também serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente, das 8h às 19h, entre as estações Carapicuíba e Santa Teresinha; além de serviços de pintura da passarela da Estação Quitaúna, das 7h às 17h. O intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Itapevi será de 20 minutos no período das 4h às 19h.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Domingo: das 4h até o fim da operação comercial, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Cidade Universitária e Pinheiros. O intervalo médio em toda a linha será de 25 minutos.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 21h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações São Caetano e Prefeito Saladino. O intervalo médio dos trens entre as estações Brás e Rio Grande da Serra será de 26 minutos.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e domingo: das 4h até o fim da operação de domingo, haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea e obras de implantação da Linha 13-Jade na região entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino. O intervalo médio dos trens em toda a linha será de 25 minutos.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público até às 16 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

As informações sobre a operação diferenciada neste domingo também podem ser obtidas nos perfis do Metrô nas redes sociais ou na Central de Informações do Metrô, que atende diariamente, das 5h30 às 23h30, pelo telefone 0800 770 7722.

Vimos na CPTM e Metrô/SP

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Linha 13 terá quatro fases e paradas na Mooca e Tatuapé

Fonte: Aeamesp.org

Documento divulgado em setembro durante a 22º Semana de Tecnologia Metroferroviária ocorrida em São Paulo, revela planos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos na extensão da Linha 13-Jade, além dos 12 quilômetros que estão sendo construídos.

A extensão nas duas pontas, rumo a Chácara Klabin e na outra direção até Bonsucesso já era conhecida. Mas a publicação conta detalhes.

Quatro etapas
O documento mostra que a extensão total da linha 13 seria de 36,9 quilômetros, sendo parte em elevado e parte em túnel. Seria atendida por 27 trens e intervalo de 3 minutos, ao longo de 18 estações.

Atualmente a linha 13 está sendo erguida entre Engenheiro Goulart e Aeroporto de Guarulhos. A segunda fase corresponde até São João, e na outra ponta até a futura estação Gabriela Mistral, conectando com a Linha 2-Verde do Metrô. Gabriela Mistral pode ser o novo nome para a chamada estação Tiquatira.

Já na terceira fase, a Linha 13 chegaria aos bairros do Tatuapé e da Mooca. A parada “Demétrio Ribeiro”, por exemplo, por esta informação, seria situada nas imediações da Avenida Abel Ferreira próxima a Avenida Salim Farah Maluf. Já a ‘Sapucaia” é localizada no bairro da Mooca nas proximidades da faculdade São Judas. E por fim a linha chegaria a futura estação Parque da Mooca, cruzando com a Linha 6-Laranja e 10-Turquesa. Na outra ponta a linha chega em Bonsucesso, em Guarulhos.

Prazos
Sobre prazos, fato que geralmente é considerado como um banho de água fria aos expectadores do crescimento da malha metroferroviária, a linha 13 até a terceira fase está na fase de projeto funcional, que precede o básico. Ou seja, ainda não se pode precisar dados mais concretos de obras e funcionamento, infelizmente.

A quarta fase da Linha leva a ferrovia rumo a Chácara Klabin, passando pela Avenida Dom Pedro I.


Vimos no Via Trolebus

Estação Aeroporto da Linha 13 ganha cobertura

Seguem as obras da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. Imagens feitas por Rogerio Cerantola‎ mostram o início da instalação de coberturas na futura estação Aeroporto de Guarulhos:


As outras imagens mostram suportes de viadutos que serão erguidos sobre a Rodovia Hélio Smidt, próximo a Rodovia Presidente Dutra.



A nova ferrovia terá 12,2 quilômetros de extensão, se​​ndo que uma parte do trajeto será feita em superfície (4,3 km) e outra em elevado (7,9 km).

A CPTM estima que as paradas Engenheiro Goulart, Cecap e Aeroporto estejam prontas em maio de 2017. Já os sistemas de Energia, sinalização, Telecomunicações e SMV ficarão para março de 2018.

Vimos no Via Trolebus

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM e Metrô neste fim de semana, dias 14 e 15 de janeiro

Neste final de semana, dias 14 e 15 de janeiro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) pross​eguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas e o Metrô interditará a a Linha 15-Prata e a Linha 5-Lilás e realizará obras na Linha 2-Verde. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 2-Verde (Vila Prudente - Vila Madalena

Domingo: Aproximadamente quatro quilômetros de trilhos da Linha 2- Verde, entre as estações Vila Prudente e Alto do Ipiranga passarão por um procedimento de manutenção de via ferroviária chamado esmerilhamento. Assim, os trens circularão no trecho entre as estações por meio de "via singela", ou seja, somente por uma via. Os usuários que estiverem em viagem e desejarem ultrapassar a estação Alto do Ipiranga, tanto no sentido Vila Madalena quanto no sentido Vila Prudente, deverão trocar de trem na estação Alto do Ipiranga.

Linha 5-Lilás (Capão Redondo - Adolfo Pinheiro)

Domingo: No período  das 4h40 às 12h00, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) da SPTrans, que circularão ininterruptamente entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. Os usuários da Linha 9 - Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pelo sistema PAESE. Já as linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro.

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização do sistema de rede aérea entre as estações Caieiras e Franco da Rocha. O intervalo médio dos trens entre as estações Luz e Francisco Morato será de 24 minutos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o final da operação comercial, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Antônio João e Barueri. O intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Itapevi será de 20 minutos. 

Domingo: das 4h à meia-noite, ocorrerão intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Sagrado Coração e Amador Bueno. Das 7h às 17h, serão executados serviços de pintura da passarela da estação Quitaúna. Das 8h às 19h, também serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Imperatriz Leopoldina e Presidente Altino. O intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Itapevi será de 25 minutos.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)
Domingo: das 8h às 19h, em razão de serviços nos equipamentos de via permanente o trecho entre as estações Presidente Altino e Osasco ficará interrompido. O usuário poderá prosseguir viagem pela Linha 8-Diamante. Não haverá impacto no intervalo médio dos trens entre as estações Presidente Altino e Grajaú, que será mantido em 10 minutos.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 21h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Prefeito Saladino e Utinga. O intervalo médio dos trens entre as estações Brás e Rio Grande da Serra será de 26 minutos.

Linha 11-Coral – Expresso Leste (Luz – Guaianases)


Sábado:  das 20h até o final da operação comercial, devido a obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Brás e Tatuapé, as viagens serão alternadas com trens circulando entre Luz e Brás, com intervalo normal, e entre Luz e Guaianases, com intervalo de 25 minutos.


Domingo: das 4h à meia-noite, as obras de modernização prosseguirão no sistema de rede aérea entre as estações Brás e Tatuapé. Por esse motivo, os trens vão circular alternadamente: entre Luz e Brás, com intervalo normal, e entre Luz e Suzano, com intervalo de 25 minutos.

Extensão Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Jundiapeba e Brás Cubas. Os trens circularão entre Suzano e Estudantes, com intervalo médio de 25 minutos.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público até às 16 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

A partir de sexta-feira, dia 13, as estações que terão mudanças em seus horários de atendimento vão informar os usuários por meio de cartazes e mensagens sonoras pelo sistema de som das estações e trens.

As informações sobre a operação diferenciada neste domingo também podem ser obtidas nos perfis do Metrô nas redes sociais ou na Central de Informações do Metrô, que atende diariamente, das 5h30 às 23h30, pelo telefone 0800 770 7722.

Vimos na CPTM e Metrô/SP

sábado, 7 de janeiro de 2017

Prefeitura de SP assina novo contrato emergencial para ônibus

A Prefeitura de São Paulo assinou um novo contrato emergencial com as empresas de ônibus que atuam na cidade para que elas continuam operando. Uma nova licitação para o transporte público está parada desde o primeiro ano da gestão Haddad.

O novo secretário municipal dos transportes e Mobilidade, Sérgio Avelleda, lamentou mais um contrato emergencial mas disse que não havia outra escolha.

“O sistema atual está mantido. Eu tenho três dias de gestão. Se eu não assino esses contratos, não tinha ônibus na cidade. Não gosto de fazer contrato emergencial. Na minha vida como administrador público nunca na minha vida assinei um contrato emergencial, mas não tinha opção ante à inexistência de licitação, mas vamos lutar para não ter mais nenhum emergencial e ter uma licitação o quanto antes”, afirmou.

O secretário não sabe quando uma nova licitação será lançada e nem se poderá utilizar o edital que a última gestão deixou. “Vamos fazer uma revisão. Temos pressa, mas com muito cuidado. Estamos definindo o futuro da cidade e vamos fazer com muito cuidado essa revisão do edital que foi lançado.”

Vimos no Via Trolebus

Suspensa licitação de novos trens da Linha 13

A licitação internacional para compra de 8 trens da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM está suspensa, de acordo com publicação do Diário Oficial nesta sexta-feira, 6 de janeiro. A medida foi em virtude de um recurso administrativo contra o resultado do julgamento final e habilitação.

A empresa chinesa Sifang e a brasileira Temoinsa haviam vencido a concorrência por oferecer menor preço. Participaram também do processo, a Hyundai Rotem e Caf, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na disputa.

O material rodante deverá ser entregue em 2019, porém a CPTM trabalha para entregar a ferrovia que ligará São Paulo à Guarulhos em 2018.

Vimos no Via Trolebus

Obras de modernização alteram ​​circulação dos trens da CPTM e Metrô no fim de semana, dias 07 e 08 de janeiro

Neste final de semana, dias 7 e 8 de janeiro, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas e o metrô interditará a Linha 15-Prata. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:​

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá obras de modernização do sistema de rede aérea e dos equipamentos de via permanente entre as estações Pirituba e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre as estações Luz e Pirituba será de 15 minutos e entre Pirituba e Francisco Morato, 30 minutos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 22h até o final da operação comercial, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Presidente Altino e Osasco. O intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Itapevi será de 20 minutos.

Domingo:  das 4h às 19h, prosseguirão os serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Presidente Altino e Osasco. Das 4h à meia-noite, ocorrerão intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Comandante Sampaio e Carapicuíba. O intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Itapevi será de 32 minutos.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Sábado: das 22h até o final da operação comercial, em razão das intervenções nos equipamentos de via permanente, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário poderá prosseguir viagem pela Linha 8-Diamante. O intervalo médio dos trens entre as estações Presidente Altino e Grajaú será de 15 minutos.

Domingo: das 4h às 19h, prosseguirão os serviços nos equipamentos de via permanente no trecho entre as estações Presidente Altino e Osasco, que permanecerá interrompido. O usuário poderá prosseguir viagem pela Linha 8-Diamante. Não haverá impacto no intervalo médio dos trens entre as estações Presidente Altino e Grajaú, que será mantido em 10 minutos.

Linha 11-Coral - Expresso Leste (Luz-Guaianases)

Domingo: das 4h à meia-noite, devido aos serviços que serão realizados entre as estações Guaianases e Estudantes, o intervalo médio dos trens será adequado para 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases.

​Extensão Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Calmon Viana e Suzano. O intervalo médio dos trens será de 16 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público até às 16 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Para informar aos usuários sobre a alteração no horário de funcionamento do monotrilho, haverá emissão de mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocação de cartazes nas estações da linha envolvida e publicação de informativos nas redes sociais. O Metrô recomenda aos usuários que programem suas viagens e adquiram os bilhetes antecipadamente.

Outras informações podem ser obtidas na Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), diariamente, das 5h30 às 23h30.

Vimos no Metrô/SP e na CPTM

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

CPTM intensifica obras de modernização da​ Linha 7-Rubi

Circulação entre Franco da Rocha e Francisco Morato terá intervalos maiores fora do horário de pico para a realização dos serviços.

Em prosseguimento ao processo de modernização e renovação da frota na Linha 7-Rubi, a CPTM intensificará as obras entre os dias 9 e 31 de janeiro. Por isso, as composições circularão com intervalo maior entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, horário de menor movimentação de usuários.

Serão executados serviços de remoção de antigas estruturas e instalação de novos postes para fixação de pórticos, remanejamentos e rebaixamento de circuitos auxiliares de sinalização e de alimentação das subestações, na região da Estação Baltazar Fidélis.

As obras de modernização continuarão sendo realizadas nas madrugadas, fora do horário de operação, também aos finais de semana e feriados. Nesse caso, os intervalos médios dos trens são publicados toda semana no site da www.cptm.sp.gov.br​.

Desde setembro, a Linha 7-Rubi recebeu seis novos trens e a previsão é incorporar à frota mais 13 unidades até o final deste ano. As novas composições vão garantir maior conforto aos usuários e maior regularidade e confiabilidade da operação.

Os usuários serão orientados pelo serviço de som das estações e trens, por cartazes afixados nas estações e através das redes sócias. Para mais esclarecimentos, o usuário poderá entrar em contato com o SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) pelo telefone 0800 055 01 21.

Vimos na CPTM

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Linha 13 da CPTM terá trens Chineses

Publicação no Diário Oficial do Estado da conta de que o consórcio formado pela empresa chinesa Sifang e a brasileira Temoinsa devem fornecer 8 trens para Linha 13-Jade. O consórcio venceu a licitação por oferecer menor preço.

Participaram também da concorrência, a Hyundai Rotem e Caf, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na disputa.

O material rodante deverá ser entregue em 2019, porém a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos trabalha para entregar a ferrovia que ligará São Paulo à Guarulhos em 2018.

Vimos no Via Trolebus