Na edição desta sexta, 23, o jornal Folha de São Paulo
mostra, em destaque, como será a nova estação Santa Cruz, que conectará
as linhas 5 –lilás e 1 –azul do Metrô. O projeto pretende evitar o
problema que ocorre na ligação entre as linhas 2 –verde e 4 –amarela na
estações Consolação e Paulista, onde só há um corredor que faz a ligação
e causa grandes aglomerações em horários de pico.
De acordo com o Metrô, a nova ligação deve atrair 143.000 usuários
por dia até 2020, 8.000 a mais do que passam na ligação
Consolação-Paulista.
Haverá mais de 1 acesso para conectar as estações. Um caminho vai
levar os usuários da linha 5 na plataforma da linha 1, sentido
Jabaquara. Outros dois túneis, com cinco metros de largura cada um,
construídos por baixo do primeiro caminho, darão vazão aos usuários que
se deslocam sentido Tucuruvi.
Outra novidade fica por conta da posição das escadas rolantes. Elas
não irão cair diretamente nas plataformas. Serão recuadas, para deixar
mais espaço para a multidão esperar pelo trem.
A estação Santa Cruz será a mais profunda da linha 5 com 41,5 metros
de profundidade -contra 7 m da atual, na linha 1. Da rua até a
plataforma, serão 6 lances de escadas rolantes.
A expectaitiva é que esta estação, junto com Eucaliptos, Moema,
AACD-Servidor, Hospital São Paulo e Chácara Klabin sejam entregues no
fim de 2017. Até o meio do próximo ano devem ser entregues as estações
Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin.
Já Campo Belo, que conectará com a linha 17-ouro, ficará para 2018.
Vimos no Via Trolebus
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