Fotos: @UsuariosMetroSP
Quem passa pelo Viaduto Dona Matilde, na Zona Leste de São Paulo,
percebe uma estrutura de uma estação, inclusive com os bloqueios de
saída, do modelo antigo usado pela Companhia. O local abrigava a antiga
parada de mesmo nome do bairro, que foi inaugurada em 1921 ainda com
plataformas de madeira.
Vista do viaduto | Foto: @UsuariosMetroSP
Era de responsabilidade da Estrada de Ferro Central do Brasil até
1975, quando foi transferida para Rede Ferroviária Federal – RFFSA,
passando para a CPTM em 1994.
Até 2000, era utilizada pela antiga linha paradora que corria ao lado
da Linha 3-Vermelha do Metrô, com denominação de Linha E [Roosevelt x
Estudantes, trens saíam de São Paulo com destinos alternados entre Mogi e
Estudantes].
Após este período, todas as estações entre Tatuapé e Itaquera foram
desativadas, e o antigo trecho entre Artur Alvim e Guaianases foi
suprimido para dar lugar a um novo traçado e em túneis,
sendo construídas as estações Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianases
(nova).
Foto: @UsuariosMetroSP
A partir de então, o trecho entre Luz e Guaianases passou a ser
denominado “Expresso Leste”. Em 2007, sua bilheteria funcionava como
sala de exposições e galeria, desativada tempos depois.
Via interditada para obras | Foto: @UsuariosMetroSP
Estação anexa ao Viaduto Dona Matilde | Foto: @UsuariosMetroSP
Vimos no Via Trolebus
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