Move São Paulo alega dificuldades para contratar financiamento para obra. Linha 6-Laranja vai ligar a Brasilândia, na zona noroeste, ao Centro de São Paulo.
O consórcio Move São Paulo anunciou nesta segunda-feira (5) a suspensão
das atividades de construção da Linha 6-Laranja do Metrô. Segundo as
empresas envolvidas, a suspensão se deve às "dificuldades vivenciadas na
contratação do financiamento de longo prazo, condição indispensável à
continuidade do projeto". Prometida para ser entregue em 2020, a obra está prevista pelo governo para ser entregue em 2021.
A Linha 6-Larajna vai ligar a região noroeste de São Paulo ao Centro da
cidade. "A decisão resguarda o interesse público na medida em que
mitiga danos à viabilidade do empreendimento e preserva as atividades já
executadas, com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões", argumenta o
consórcio.
O consórcio negocia junto ao BNDES e ao governo do Estado de São Paulo
alternativas para o reequilíbrio da parceria público privada de
implantação da Linha 6-Laranja de metrô.
O governo do Estado de São Paulo disse que já investiu R$ 1,6 bilhão na
obra, que não deve nada ao contrato e que vai tomar as medidas cabíveis
contra a concessionária.
A linha vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, até a estação São Joaquim, da Linha 1- Azul, no Centro da capital paulista. Mais de 600 mil passageiros devem circular pela linha diariamente. A obra da linha teve início em abril de 2015.
Em 2011, o projeto da Linha foi alvo de polêmica após alguns moradores
de Higienópolis se posicionarem contra a localização da Estação
Angélica. Uma das moradoras chegou a dizer que a estação traria "gente
diferenciada" para o bairro.
O trajeto terá 15,9 km incluindo pátios e 15 estações: Brasilândia,
Vila Cardoso, Itaberaba - Hospital Vila Penteado, João Paulo I,
Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de
Almeida, Angélica - Pacaembu, Higienópolis - Mackenzie, 14 Bis, Bela
Vista e São Joaquim. O governo projeta que 29 trens irão atuar ao longo
do percurso. Ela fará conexão com outras linhas da CPTM e do Metrô, com a Linha 4-Amarela.
O investimento previsto para a linha é de R$ 9,69 bilhões - metade
disso sairá dos cofres do estado e a outra metade pelo consórcio que
venceu a licitação.
Vimos no G1
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