segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Linha 7-Rubi da CPTM ganha dois novos trens

Fotos: A2img / Eduardo Saraiva

O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta quinta-feira, 22 de Setembro, dois novos trens para a Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato-Jundiaí]. Fazem parte da série 8500, produzidos pela Caf, com possuem ar-condicionado, salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, além de mapa dinâmico e áudio.

As composições entram no lugar de antigos trens da série 1100, fabricados em 1958. Do lote de 65 trens comprados, dois já fazem parte da frota do serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral, e um já rodava na Linha 7.
A linha 7 é a maior da CPTM, com 60,5 quilômetros de extensão, transporta no trecho principal, entre Luz e Francisco Morato, 400 mil usuários em média por dia útil. Somada à extensão entre Francisco Morato e Jundiaí, o trecho alcança a marca de 430 mil passageiros transportados todos os dias.

Vimos no Via Trolebus

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM e Metrô neste fim de semana, dias 24 e 25 de setembro

Neste final de semana, dias 24 e 25 de setembro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) pross​eguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas e o Metrô interditará a Linha 15-Prata. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)


Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre Luz e Francisco Morato será de 24 minutos.

Domingo: das 4h até meia-noite, além de prosseguirem os serviços nos equipamentos de via permanente, também haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre Luz e Francisco Morato será de 24 minutos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Domingo: das 4h à meia-noite, ocorrerão intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Imperatriz Leopoldina e Osasco. Além disso, das 4h às 7h, haverá serviços nos equipamentos de via permanente no trecho da Estação Palmeiras-Barra Funda e, das 9h às 19h, entre as estações General Miguel Costa e Santa Terezinha.

Das 6h às 20h, serão realizadas obras de modernização da Estação Quitaúna. Durante toda a operação, o intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Itapevi será de 25 minutos. 
  

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)


Domingo: devido às intervenções programadas para a Linha 8-Diamante, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. Para seguir viagem, o usuário deverá utilizar os trens da Linha 8.

Das 4h às 15h, ocorrerão obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Morumbi e Granja Julieta. Das 9h às 20h, serão realizadas as obras de construção de passarela Pinheiro Chagas, próximo da Estação Grajaú. Durante toda a operação, o intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Grajaú e Presidente Altino.


Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 19h, em razão dos serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Capuava e Mauá, o intervalo médio entre os trens será de 26 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz Guaianases)

Domingo: das 4h à meia-noite, por conta de intervenções realizadas entre as estações Guaianases e Estudantes, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases.

Extensão Linha 11-Coral (Guaianases Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Jundiapeba e Calmon Viana. Durante toda operação, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Aracaré. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Brás e Eng. Manoel Feio e, de 30 minutos, entre as estações Eng. Manoel Feio e Calmon Viana.
 
Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público das 6h às 13 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Para informar sobre a alteração na operação nessas linhas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações da Linha 15-Prata e publicará informativos nas redes sociais. Outras informações podem ser obtidas na Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), diariamente, das 5h30 às 23h30.

Vimos no Metrô/SP e na CPTM

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Greve de Ônibus atinge Zona Sul de São Paulo

Uma paralisação de motoristas e cobradores da Viação Viasul atinge passageiros da região da zona sul da cidade de São Paulo nesta manhã de terça, 20. O sindicato está na porta da garagem da empresa e não permite que nenhum ônibus saia.

Segundo funcionários da empresa, o sindicato protesta contra a suspensão de um motorista da Viasul.

89 coletivos conseguiram sair da garage antes do sindicato chegar porém 65 continuam retidos.
Três linhas afetadas pela paralisação levam até a zona leste: Vila Mathias, Terminal São Matheus e Vila Califórnia.

A SPtrans acionou o sistema Paese para 13 das 17 linhas atendidas pela garagem.

Vimos no Via Trolebus

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM e Metrô neste fim de semana, dias 17 e 18 de setembro

Neste final de semana, dias 17 e 18 de setembro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) pross​eguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas e o Metrô interditará a Linha 15-Prata. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Sábado: das 20h até meia-noite, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre Luz e Pirituba será de 15 minutos e, entre Pirituba e Francisco Morato, de 30 minutos. 

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente e obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre Luz e Pirituba será de 15 minutos e, entre Pirituba e Francisco Morato, de 30 minutos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
 
Domingo:  das 4h até meia-noite, serão realizadas obras de modernização da Estação Quitaúna. Também serão realizados, das 9h às 18h, serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Santa Terezinha e Antonio João. Durante toda a operação, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.   

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Domingo: das 4h até meia-noite, ocorrerão serviços de manutenção no sistema de rede aérea entre as estações Cidade Universitária e Pinheiros e, das 4h às 15h, serão realizadas obras de modernização na rede aérea entre as estações Morumbi e Granja Julieta. Durante toda a operação, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h às 15h, devido a serviços realizados pela empresa MRS nas proximidades da Estação Rio Grande da Serra, o intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.

Extensão Linha 11-Coral (Guaianases Estudantes)

Domingo: das 4h às 7h, serão realizados serviços no sistema de rede aérea, nas proximidades da Estação Suzano. Das 7h às 18h, serão realizados trabalhos de demolição da plataforma provisória da Estação Poá. E, das 7h até meia-noite, também ocorrerão intervenções nos equipamentos de via nas proximidades da Estação Poá. Durante horário comercial, o intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h até meia-noite, ocorrerão obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações USP-Leste e Comendador Ermelino. Nesse período, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h até meia-noite, prosseguirão as obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações USP-Leste e Comendador Ermelino. Também serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Itaquaquecetuba e Aracaré. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público das 6h às 13 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Para informar sobre a alteração na operação nessas linhas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações da Linha 5-Lilás e 15-Prata publicará informativos nas redes sociais. Outras informações podem ser obtidas na Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), diariamente, das 5h30 às 23h30.

Vimos no Metrô/SP e na CPTM

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Obras de modernização alteram circulação dos trens neste fim de semana, 10 e 11 de setembro


Neste final de semana, dias 10 e 11 de setembro, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Sábado: das 20h até meia-noite, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre Luz e Pirituba será de 15 minutos e, entre Pirituba e Francisco Morato, de 30 minutos. 

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente e obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens entre Luz e Pirituba será de 15 minutos e, entre Pirituba e Francisco Morato, de 30 minutos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo:  das 4h até meia-noite, os trabalhos estarão concentrados nos sistemas de rede aérea entre as estações Barueri e Jandira. Das 9h às 18h, também serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Barueri e Antonio João. Das 8h às 16h, serão realizadas obras de modernização da Estação Quitaúna. Durante toda a operação, o intervalo médio dos trens será de 32 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi. 

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Domingo: das 4h até meia-noite, em razão de obras de terceiros na ponte Panamby, localizada nas proximidades da Estação Santo Amaro, o intervalo médio dos trens será de 12 minutos em toda a linha.
 
Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
 
Domingo: das 7h às 19h, serão realizados serviços de conservação na Estação Guapituba. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra. 

Extensão Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, devido aos trabalhos de demolição da plataforma provisória da Estação Poá, o intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Domingo: das 4h às 7h, prosseguirão os trabalhos de demolição da plataforma provisória da Estação Poá. Das 7h até meia-noite, também ocorrerão intervenções no sistema de rede aérea nas imediações da Estação Calmon Viana. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart. O intervalo médio dos trens será de 18 minutos em toda a linha.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.
 
Vimos na CPTM

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Obras de modernização alteram circulação dos trens neste feriado, 7 de setembro


Em razão do feriado da Independência, celebrado dia 7 de setembro, a CPTM realizará obras de modernização em algumas de suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Quarta-feira: das 4h até meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da estação Vila Clarice. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre as estações Luz e Pirituba e, de 34 minutos, entre Pirituba e Francisco Morato.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Quarta-feira: das 4h até meia-noite, os trabalhos serão executados no sistema de rede aérea entre as estações General Miguel Costa e Santa Terezinha. Das 8h às 18h, também serão realizadas obras de modernização da Estação Quitaúna. Durante toda a operação, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Quarta-feira: das 4h até meia-noite, serão realizadas obras de modernização da Estação Engenheiro Goulart. Também ocorrerão serviços no sistema de rede aérea entre as estações São Miguel Paulista e Calmon Viana. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.
 
Vimos na CPTM

Consórcio suspende obras da Linha 6 do Metrô de São Paulo

Move São Paulo alega dificuldades para contratar financiamento para obra. Linha 6-Laranja vai ligar a Brasilândia, na zona noroeste, ao Centro de São Paulo.

O consórcio Move São Paulo anunciou nesta segunda-feira (5) a suspensão das atividades de construção da Linha 6-Laranja do Metrô. Segundo as empresas envolvidas, a suspensão se deve às "dificuldades vivenciadas na contratação do financiamento de longo prazo, condição indispensável à continuidade do projeto". Prometida para ser entregue em 2020, a obra está prevista pelo governo para ser entregue em 2021.

A Linha 6-Larajna vai ligar a região noroeste de São Paulo ao Centro da cidade. "A decisão resguarda o interesse público na medida em que mitiga danos à viabilidade do empreendimento e preserva as atividades já executadas, com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões", argumenta o consórcio.

O consórcio negocia junto ao BNDES e ao governo do Estado de São Paulo alternativas para o reequilíbrio da parceria público privada de implantação da Linha 6-Laranja de metrô.


 Ainda segundo a empresa, o processo de desapropriação será mantido durante o período de suspensão.

O governo do Estado de São Paulo disse que já investiu R$ 1,6 bilhão na obra, que não deve nada ao contrato e que vai tomar as medidas cabíveis contra a concessionária.


Linha 6-Laranja
A linha vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, até a estação São Joaquim, da Linha 1- Azul, no Centro da capital paulista. Mais de 600 mil passageiros devem circular pela linha diariamente. A obra da linha teve início em abril de 2015.



Em 2011, o projeto da Linha foi alvo de polêmica após alguns moradores de Higienópolis se posicionarem contra a localização da Estação Angélica. Uma das moradoras chegou a dizer que a estação traria "gente diferenciada" para o bairro.

O trajeto terá 15,9 km incluindo pátios e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba - Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica - Pacaembu, Higienópolis - Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O governo projeta que 29 trens irão atuar ao longo do percurso. Ela fará conexão com outras linhas da CPTM e do Metrô, com a Linha 4-Amarela.


 O percurso entre Brasilândia e São Joaquim, que hoje é feito em 90 minutos, passará a ser feito em 23 minutos.



O investimento previsto para a linha é de R$ 9,69 bilhões - metade disso sairá dos cofres do estado e a outra metade pelo consórcio que venceu a licitação.

Vimos no G1

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

​​​​Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM e Metrô neste fim de semana, dias 3 e 4 de setembro

Neste final de semana, dias 03 e 04 de setembro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) pross​eguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas e o Metrô interditará a Linha 15-Prata. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:


Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Sábado e domingo: das 20h de sábado até meia-noite de domingo, serão realizadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 22h até o fim da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Osasco.

Domingo:  das 4h até meia-noite, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente e nos sistemas de rede aérea entre as estações Osasco e General Miguel Costa. Das 4h às 20h, também ocorrerão obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 9h às 18h, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Santa Terezinha e Antonio João. Durante horário comercial, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.  

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Sábado e domingo: das 22h de sábado até meia-noite de domingo, em razão dos serviços no sistema de rede aérea da Linha 8-Diamante, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. Para prosseguir viagem, o usuário deverá utilizar a Linha 8-Diamante. O intervalo médio dos trens será de 10 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h40 às 18h40 serão realizados serviços de conservação na Estação Brás. Das 8h30 às 17h30, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação São André. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h até meia-noite, por conta de serviços no trecho entre as estações Guaianases e Estudantes, o intervalo médio dos trens será readequado para 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases.

Extensão Linha 11-Coral (Guaianases Estudantes)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, devido aos trabalhos de demolição da plataforma provisória da Estação Poá, o intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Domingo: das 4h às 7h, prosseguirão os trabalhos de demolição da plataforma provisória da Estação Poá. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes. A partir das 7h até meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Guaianases e Ferraz de Vasconcelos. Neste período, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.


Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h às 8h, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. Das 8h às 15h30, os trabalhos estarão concentrados entre as estações Engenheiro Goulart e São Miguel Paulista. Das 15h30 até meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Itaquaquecetuba e Aracaré. Durante toda a operação, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda a linha.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público das 6h às 13 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Para informar sobre a alteração na operação nessas linhas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações da Linha 5-Lilás e 15-Prata publicará informativos nas redes sociais. Outras informações podem ser obtidas na Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), diariamente, das 5h30 às 23h30.

Vimos no Metrô/SP e na CPTM

​​​​Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM e Metrô neste fim de semana, dias 3 e 4 de setembro

Neste final de semana, dias 03 e 04 de setembro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) pross​eguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas e o Metrô interditará a Linha 15-Prata. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:


Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Sábado e domingo: das 20h de sábado até meia-noite de domingo, serão realizadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 22h até o fim da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Osasco.

Domingo:  das 4h até meia-noite, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente e nos sistemas de rede aérea entre as estações Osasco e General Miguel Costa. Das 4h às 20h, também ocorrerão obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 9h às 18h, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Santa Terezinha e Antonio João. Durante horário comercial, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.  

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Sábado e domingo: das 22h de sábado até meia-noite de domingo, em razão dos serviços no sistema de rede aérea da Linha 8-Diamante, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. Para prosseguir viagem, o usuário deverá utilizar a Linha 8-Diamante. O intervalo médio dos trens será de 10 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h40 às 18h40 serão realizados serviços de conservação na Estação Brás. Das 8h30 às 17h30, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação São André. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h até meia-noite, por conta de serviços no trecho entre as estações Guaianases e Estudantes, o intervalo médio dos trens será readequado para 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases.

Extensão Linha 11-Coral (Guaianases Estudantes)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, devido aos trabalhos de demolição da plataforma provisória da Estação Poá, o intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Domingo: das 4h às 7h, prosseguirão os trabalhos de demolição da plataforma provisória da Estação Poá. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes. A partir das 7h até meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Guaianases e Ferraz de Vasconcelos. Neste período, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.


Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h às 8h, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. Das 8h às 15h30, os trabalhos estarão concentrados entre as estações Engenheiro Goulart e São Miguel Paulista. Das 15h30 até meia-noite, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Itaquaquecetuba e Aracaré. Durante toda a operação, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda a linha.

Linha 15-Prata (Vila Prudente - Oratório)

Domingo: As estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público das 6h às 13 horas. Durante os serviços, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Oratório e Vila Prudente até o reinicio da operação.

Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Para informar sobre a alteração na operação nessas linhas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações da Linha 5-Lilás e 15-Prata publicará informativos nas redes sociais. Outras informações podem ser obtidas na Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), diariamente, das 5h30 às 23h30.

Vimos no Metrô/SP e na CPTM