Foto: Sergio Mazzi
Passageiros que por ventura forem utilizar os trens da Linha 13-Jade,
entre o Aeroporto de Guarulhos e São Paulo, deverão esperar mais para a
entrega da nova ferrovia: 2019, o novo prazo dado pelo Governo
Estadual. As informações são do próprio Secretário de Transportes
Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, revelados no jornal “O Estado de São Paulo“.
A obra ainda deve ficar R$ 101 milhões mais cara. Tudo por problemas
no processo de desapropriação e por conta de mudanças no elevado que
deve abrigar os trilhos. Em um dos trechos suspensos, sobre a Rodovia
Ayrton Senna, a estrutura deverá ser modificada, já que a pista ganhou
uma quinta faixa de rolamento para veículos.
O titular da pasta ainda afirma que por lentidão da liberação de
recursos federais, cerca de R$ 250 milhões que deveriam vir do
Ministério das Cidades, a administração estadual desistiu da verba, e
recorreu a um empréstimo do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e
Social (BNDES), que era destinado para reformas de estações de outras
linhas da CPTM.
Sobre a linha e futuras expansões
A nova ferrovia deve ligar a Estação Engenheiro Goulart, da linha
12-Safira, com o Aeroporto de Guarulhos em 12,2 quilômetros, passando
pelo CECAP. Cerca de 8 trens estão sendo comprados com 8 carros cada. O
novo projeto deve beneficiar o morador de Guarulhos, e até o passageiro
que desejar se deslocar do centro ao aeroporto, desde que esteja
disposto a usar integração entre linhas da CPTM e do Metrô.
Existem projetos de estender o ligação rumo a região de Bonsucesso,
em Guarulhos. Em 2013, a CPTM contratou estudos para verificar a
viabilidade de levar a linha rumo ao bairro do Cambuci na capital
paulista, de encontro com a Linha 10 – Turquesa da Companhia.
Vimos no Via Trolebus
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