Imagem de Sergio Mazzi
O prazo para operação do monotrilho da Linha 18-Bronze ficou para até
2020, de acordo com o Secretário de Transportes Metropolitanos,
Clodoaldo Pelissioni, na Comissão de Transportes e Comunicações da
Assembleia Legislativa, ocorrida nesta segunda-feira (23). Na mesma
reunião, representantes de União e Estado mantiveram divergência sobre o
financiamento para desapropriações.
O estado aguarda R$ 1,2 bilhão do governo federal por meio do BNDES –
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, porém este valor só
seria liberado caso fossem sejam apresentadas as garantias das
desapropriações, a cargo da administração estadual.
“Vamos tomar dinheiro no Exterior, sem onerar diretamente a
União. Por isso, acreditamos que é possível obter aval a esse
financiamento. Com esse quadro, o BNDES (Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social) tende a assinar contrato. Esse
acordo está faltando para viabilizar o contrato, e até o fim do ano que
vem iniciarmos as obras. Entre 2019 e 2020 hoje é a realidade.”, disse o Secretário.
Já o secretário nacional da Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes, diz
que a escolha do monotrilho pode não ter sido a melhor solução. Lopes
assegurou que o governo federal não tem objeções pelo projeto. “Nos
causa preocupação a forma pela qual se trabalha a solução. Não estamos
convencidos de que a solução será a mais adequada … Isso não quer dizer
que nós boicotemos” – disse Lopes.
Vimos no Via Trolebus
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