Foto: Willian Molina
Promessa desde 2008, o Ferroanel deve ter mais um capítulo escrito
para a sua história. Difícil de sair do papel, o Governo Federal tenta
agora uma nova maneira (a terceira) para que o projeto avance.
A primeira tentativa foi em 2008 onde a ideia era uma parceria entre
os governos federal e estadual para viabilizar financeiramente o
projeto, com participação da MRS. Depois, em 2012, a presidente Dilma
Rousseff incluiu o projeto no Programa de Investimento em Logística onde
o modelo previa que a iniciativa privada construísse o ramal e a
estatal Valec teria o direito de compra de uso dos trilhos. O modelo,
como sabemos, não vingou.
Como já foi citado no Via Trolebus,
a MRS quer prorrogar seu contrato de concesão que vence em 206 por mais
30 anos e o Governo Federal deve propor que, como contrapartida, a
concessionária construa o ramo norte do Ferroanel que ligará a cidade de
Campo Limpo Paulista, com trens vindo de Campinas, a Engenheiro Manoel
Feio, seguindo rumo ao Porto de Santos. O trajeto, com 52 km de
extensão, faria com que os trens não usassem mais os trilhos da CPTM,
que hoje só podem ser usados por trens de carga em horários reduzidos.
Vimos no Via Trolebus
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