O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, se reuniu nesta terça,
24, com o ministro dos transportes, Antônio Carlos Rodrigues, no Palácio
dos Bandeirantes, para discutir temas da pasta no Estado.
A primeira pauta foi sobre o Rodoanel Norte onde o Alckmin diz que
não recebeu nenhuma verba do Governo Federal neste ano. Estava previsto o
desembolso de R$ 176 milhões por parte da União.
“Destacamos ao ministro a necessidade dos recursos para este ano e para o próximo”, informou Alckmin ao citar a obra do Rodoanel Norte. “É uma obra que está indo muito bem, com 4.700 trabalhadores. Os recursos são importantes para a manutenção dos empregos”, explicou Alckmin.
Com 44 km de extensão, o valor atualizado dos investimentos no
Rodoanel Norte é de R$ 6,85 bilhões, sendo R$ 4,30 bilhões em obras e R$
2,55 bilhões em compensações ambientais, desapropriações,
reassentamentos, interferências, projetos, supervisão, gerenciamento,
comunicação e obras complementares. Os recursos são originários de
convênio entre União e Estado (R$ 2,05 bilhões), Tesouro Estadual (R$
2,78 bilhões) e BID (empréstimo de R$ 2,01 bilhões). A previsão é que o
ultimo trecho do Rodoanel seja entregue em 2017 e ligará a Rodovia
Presidente Dutra a Rodovia dos Bandeirantes, passando pela Rodovia
Fernão Dias e tendo um acesso ao Aeroporto de Guarulhos.
Durante o encontro entre o governador e o ministro, ficou acertado
também que haverá uma reunião técnica na próxima semana, em Brasília,
para discutir a compatibilização entre os trens de carga e de
passageiros.
Sobre o trem intercidades, o Governo de São Paulo aguarda aval do
Governo Federal sobre o tema pois a faixa de domínio onde o trem
pretende passar, fica em grande parte do trajeto ao lado dos trens de
carga sob concessão da União. A documentação foi protocolada em abril
de 2014, em Brasília, e reiterado em setembro.
Com relação ao Ferroanel, projeto de linha de trem de carga que
pretende desafogar as linhas da CPTM, fazendo com que os trens passem
por for a da cidade, o Governo do Estado apresentou duas propostas ao
Governo Federal: autorizar a DERSA/SA a fazer o projeto de engenharia
considerando uma futura duplicação de via entre Manuel Feio e Perus,
além da União assumir o compromisso de executar a obra do Ferroanel.
A previsão de início ainda não está definida. O prazo para a
conclusão do empreendimento é de 48 meses a partir do começo das obras.
Quando estiver completo, o anel ferroviário tangenciará a Região
Metropolitana de São Paulo e interligará as regiões de Campinas, Vale do
Paraíba e Baixada Santista.
Vimos no Via Trolebus
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