Imagem de Rafael Narchi
A Prefeitura de São Paulo pretende pôr em prática uma operação para
tirar os ônibus que ficam presos em congestionamentos pela cidade.
Batizado com nome provisório de “Resgate ao Ônibus”,
deve ser implantada até o fim do ano em avenidas que não possuem
corredores nem faixas exclusivas de ônibus, porém detalhes de como será
implementada não foi esclarecida.
“Se nós falamos que a prioridade é o transporte público, e se a
cidade tem apenas 500 km de faixa exclusiva ou corredor de ônibus, não
tem sentido um ônibus, um biarticulado, cheio de gente, ficar junto com
os carros, travado. Então a CET tem que fazer um resgate desse ônibus.
Isso é priorizar mobilidade, priorizar as pessoas. Temos que fazer uma
área de mobilidade igual à saúde, o mesmo conceito: se tem alguém dentro
da ambulância, ela não tem prioridade? A mesma lógica tem que ser para o
transporte público”, declarou o secretário municipal dos transportes, Jilmar Tatto.
Tatto, deu como exemplo a Avenida Juscelino Kubitschek: “Ali me
incomoda muito. Porque lá tem seis faixas veiculares, e a calçada não é
generosa, não tem ciclovia, não tem faixa exclusiva de ônibus”.
A Avenida Morumbi e a Giovanni Gronchi, ambas na zona sul, são
exemplos de avenidas que possuem muitas linhas de ônibus e grande
concentração de tráfego de veículos porém não há a possibilidade de
implementar uma faixa exclusiva por não ter espaço.
Vimos no Via Trolebus
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