A ligação entre o Terminal Penha e o Terminal Parque do Pedro II
poderá ser operado por trólebus, ou melhor, voltar a operar com ônibus
elétrico.
Um dos questionamentos publicado no Diário Oficial foi a “Substituição dos ônibus diesel da linha 390E-10 – Terminal Parque Dom Pedro II –Terminal Penha por trólebus[…]”. Segundo resposta da Secretária Municipal dos transportes, o “pleito (foi) aceito e será incorporado ao edital na linha com a denominação Terminal Penha – Terminal Pq. D. Pedro”.
As respostas foram publicadas no Diário oficial desta quarta-feira
(14), junto com o Edital de Licitação dos Transportes, lançado também
nesta quarta (leia aqui).
Histórico da ligação com trólebus
Na década de 80, como parte do sistema “Sistram”, a antiga Companhia
Municipal de Transportes Coletivos – CMTC, instalou a finada Linha 2340
Terminal Penha – Parque Dom Pedro II. Já na década passada a SPTrans
extinguiu a ligação, e os trólebus passaram a operar na Linha 2350
Terminal Aricanduva – Term. Pq. Dom Pedro II. Com a extinção dos
trólebus da garagem do Brás, sob operação da Expandir do Consórcio Plus,
os ônibus elétricos foram substituídos por veículos a diesel, mesmo que
todo trecho era dotado de rede elétrica.
Continuidade dos trólebus na Avenida Celso Garcia
Outro questionamento pedia a continuidade dos trólebus na Linha 2290 São Mateus – Terminal Parque Dom Pedro II, via Praça da República. Segundo a SMT, a solicitação foi aceita, e “será incorporado ao edital”.
Isto pode significar que no futuro os trólebus poderão continuar a
operar mesmo com a reforma da Avenida Celso Garcia, e instalação de um
corredor de ônibus.
A nova licitação não prevê a expansão da rede trólebus. Porém, em outro questionamento a Secretária diz que “a licitação em curso não impede a expansão da rede de trólebus no futuro.”. Segundo a SMT, se por ventura a administração municipal escolher pela ampliação da rede elétrica em um futuro corredor, bastaria apenas
“executar o reequilíbrio econômico e financeiro dos contratos, como
aliás, já é feito atualmente quando da expansão do sistema
metroferroviário.”
Vimos no Via Trolebus
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