Composição 'H01' (8501/8504) em testes na estação Santo Amaro da Linha 9: novos trens para a zona leste - Fotos: Diego Silva
Durante as madrugadas do mês de setembro e outubro, a CPTM testa na
Linha 9-Esmeralda e na via de testes em Presidente Altino o novo trem
série 8500, construído pela CAF em Hortolândia, interior do estado de
São Paulo. Os novos trens são uma 'evolução' da série 8000, que
atualmente rodam na Linha 8-Diamante.
Novos assentos na cor azul deram um ar mais moderno e leve aos novos trens |
Similar às últimas aquisições, o trem série 8500 traz novidades
interessantes àqueles que acompanham a evolução das frotas e para os
usuários. Os novos assentos vieram na cor azul, fugindo do então
vermelho que está presente nas compras anteriores, dando um ar renovado
para o usuário. As telas com informação da linha agora estão acima das
portas, não mais 'penduradas' como nas frotas anteriores. Com oito
carros, passagem livre entre todos eles (open gangway) e um novo sistema
de vídeo-vigilância (com câmeras de alta definição), ar-condicionado e
equipamentos de segurança modernos e atuais, o novo trem está equipado
com tudo o que há de mais moderno no mercado hoje.
Para os maquinistas e para a manutenção, as novidades são os novos
sistemas ATO e CBTC já embarcados no trem, além do sistema ATC fornecido
pela Alstom (nos demais trens, o sistema era fornecido pela Ansaldo
STS). Um novo sistema COSMOS (computador de bordo com todas as
informações sistemáticas do trem) muito mais moderno e informativo, além
de um novo sistema de sonorização da suiça RUF (que substitui a
espanhola SEPSA, que não fornece mais o CCTV).
Além disso, os novos trens trazem novidades que prometem auxiliar na
operação dos trens: câmeras instaladas nos pantógrafos, em alta
resolução e no engate do quarto e quinto carro. Será possível desacoplar
quatro carros de uma unidade, para manutenção, sem perder os quatro
restantes, tendo sempre um trem inteiro disponível para operação. Outra
novidade é a ausência dos espelhos retrovisores, que deram lugar à
câmeras instaladas nas extremidades de cada carro.
No quesito segurança, um item primordial: todas as cabines estarão
equipadas com identificação biométrica. Somente maquinistas cadastrados
conseguirão movimentar o trem, eliminando de vez qualquer possibilidade
de sabotagem.
Portas mais largas irão auxiliar em embarques e desembarques mais rápidos |
Segundo informações, os doze primeiros trens serão entregues à Linha
12-Safira à partir de 2016. Os outros dezoito trens, de um total de 36
composições, ainda não tem destino certo. Comenta-se nos corredores que
poderão ir para a Linha 7-Rubi, mas ainda não há nada concreto. Os trens
da série 9500, fabricados pela Hyunday-Rotem, ainda não chegaram ao
Brasil e não tem data certa para testes.
Vimos no CPTM em Foco
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