Também foram entregues mais cinco VLTs; governador ainda realizou
vistoria nas obras do Centro de Controle Operacional do novo sistema de
transporte.
As obras complementares do VLT da Baixada Santista
no trecho Barreiros-Porto tiveram início nesta sexta-feira (23). A
autorização do início dos serviços foi feita pelo governador Geraldo
Alckmin nesta sexta-feira (23).
"Três boas notícias aqui para a região. A primeira
delas, a assinatura do contrato. Totalizaremos 15 estações. As obras
começam hoje [sexta-feira, 23]. Teremos mais 350 empregos e 10 meses de
obra. Terminaremos também três quilômetros de via férrea. A segunda boa
noticia é que faltam pequenos acabamentos. E a terceira, mais cinco
trens já chegaram e a operação comercial se inicia em janeiro do ano que
vem", disse o governador.
As obras remanescentes serão executadas em dois
trechos que somam cinco quilômetros: na Av. Francisco Glicério desde a
Estação Pinheiro Machado, já concluída, até a Rua Campos Mello, em
Santos, incluindo a construção de mais quatro estações. A outra ligação é
a partir da Estação Mascarenhas de Moraes até o Terminal Barreiros, em
São Vicente, que será finalizado nesta etapa. As obras têm previsão de
início em novembro. O investimento será de R$ 88 milhões.
Conforme anunciado por Alckmin, também foram
entregues nesta sexta (23) mais cinco VLTs vindos da fábrica instalada
em Três Rios, no estado do Rio de Janeiro. O governador ainda realizou
uma vistoria nas obras no prédio que abrigará o Centro de Controle
Operacional do VLT.
No cronograma de entrega, a Estação Bernardino de
Campos será concluída em janeiro de 2016; o Terminal Barreiros, em São
Vicente, em março. Em Santos, a Estação Conselheiro Nébias ficará pronta
em abril; e as Estações Ana Costa e Washington Luiz em julho de 2016.
As obras complementares no trecho Barreiros-Porto
foram contratadas pela EMTU e serão realizadas pela Construtora Queiroz
Galvão S/A, empresa vencedora da licitação pública homologada no início
deste mês de outubro.
Novos VLTs
Com a entrega dos cinco novos VLTs, a frota na Baixada Santista totaliza 10 veículos, fabricados pelo Consórcio TREMVIA SANTOS, formado pelas empresas TTRANS (Brasil) e VOSSLOH (Espanha). Até dezembro deste ano serão 12 composições e em 2016 chegarão os 10 veículos restantes do total de 22 VLTs contratados.
Com a entrega dos cinco novos VLTs, a frota na Baixada Santista totaliza 10 veículos, fabricados pelo Consórcio TREMVIA SANTOS, formado pelas empresas TTRANS (Brasil) e VOSSLOH (Espanha). Até dezembro deste ano serão 12 composições e em 2016 chegarão os 10 veículos restantes do total de 22 VLTs contratados.
Cada VLT tem capacidade para transportar 400
usuários e circulará em toda a linha com velocidade média de 25km/h (a
máxima é de 80km/h). É equipado com ar condicionado e tem piso 100%
baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de
locomoção. O investimento total nessa tecnologia é de R$ 233 milhões e
cada veículo tem o custo estimado de R$ 10,6 milhões.
Desde abril dois VLTs operam entre as estações
Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos, de
segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, em um percurso aproximado 6,5km,
atendendo nove estações. Já foram transportados em torno de 80 mil
passageiros, com uma média de 100 usuários por viagem.
CCO do VLT da Baixada Santista
O prédio do CCO, que efetivamente passará a funcionar em dezembro deste ano, contará com três andares que somam 3.050 m² de área construída. Na sala de controle haverá nove consoles para o controle da operação dos veículos, dos sistemas de fornecimento de energia, da movimentação eletrônica dos passageiros (embarque e desembarque) e da segurança das estações e vias, além de um painel sinóptico de 9,5 metros de comprimento e cerca de 2 metros de altura para visualizar a operação em tempo real.
O prédio do CCO, que efetivamente passará a funcionar em dezembro deste ano, contará com três andares que somam 3.050 m² de área construída. Na sala de controle haverá nove consoles para o controle da operação dos veículos, dos sistemas de fornecimento de energia, da movimentação eletrônica dos passageiros (embarque e desembarque) e da segurança das estações e vias, além de um painel sinóptico de 9,5 metros de comprimento e cerca de 2 metros de altura para visualizar a operação em tempo real.
O sistema de controle e comunicação do VLT em
operação enviará coordenadas ao CCO como, por exemplo, a localização,
interferência dos semáforos, tempo de parada nas estações, com o auxílio
de sensores. No CCO serão definidos os parâmetros para que o veículo
opere de forma regular (intervalos médios).
Além disso, o tipo de operação do VLT é denominado
MARCHA À VISTA - todas as informações que regulam a movimentação do VLT
vindas do CCO até o console do veículo serão conhecidas pelo condutor,
que avaliará o cenário à sua frente e decidirá sobre a movimentação do
veículo e atuação em situações de emergência.
Cada VLT tem capacidade para transportar 400 usuários
Desde abril, dois VLTs operam entre as estações Mascarenhas de Moraes e Pinheiro Machado
O governador ainda realizou vistoria nas obras do Centro de Controle Operacional
A autorização do início dos serviços foi feita pelo governador Geraldo Alckmin nesta sexta (23)
Alckmin durante coletiva em Santos
As obras complementares serão feitas no trecho Barreiros-Porto
O governador durante a entrega dos novos VLTs
Vimos no Governo do Estado de São Paulo
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