O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), dá início às
escavações da linha 6-laranja do Metrô, na futura estação da Freguesia
do Ó.
A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) deu início nesta terça-feira (22) à primeira estação da futura linha 6-laranja do Metrô de São Paulo,
a Freguesia do Ó, na zona norte, um ano e nove meses após a assinatura
do contrato para construção do ramal. Em abril, o governo estadual havia
começado as obras no poço de ventilação, também na zona norte, a partir
do qual dois tatuzões escavarão túneis em direções distintas.
O
governo Alckmin prevê que todas as 15 estações, em um total de 15,3
quilômetros, sejam entregues simultaneamente em 2020 pela Concessionária
Move São Paulo, responsável pelas obras. A estimativa na época da
assinatura do contrato, contudo, era que os trens já operassem em 2018.
"O prazo de concessão é de 25 anos: cinco para construção da obra e 20
para operação. É interesse do próprio concessionário garantir, porque
quanto mais cedo entregar mais cedo começa a operar", afirmou o
governador.
O valor da obra é de R$ 9,6 bilhões - exceto
desapropriações, que serão bancadas pelo governo. "Esta é uma PPP
(Parceria Público-Privada) integral. Não é mais uma PPP que um faz a
obra, o outro compra o trem e outro opera. Aqui, o concessionário
constrói a linha, as estações, compra o trem, instala sinalização e
tecnologia e opera", disse Alckmin.
Entre as dificuldades
encontradas para executar a obra, está justamente a desapropriação de
imóveis em áreas incluídas na Linha 6, que vai ligar a Vila Brasilândia,
na zona norte, à Estação São Joaquim, na Liberdade, centro. Das 371
ações expropriatórias, o governo detém apenas 160 mandados de posse,
cerca de 43,1% do total.
Outros 44 imóveis na região da Estação
Vila Cardoso também devem ser desapropriados, e o governo já admite que
os custos, anteriormente previstos em R$ 670 milhões, devem passar de R$
1 bilhão. "A gente imagina que, no mais tardar entre junho e julho,
teremos todas as desapropriações liberadas", disse o secretário estadual
dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.
Interligações com outras linhas
Com quatro andares subterrâneos, a Estação da Freguesia do Ó terá
capacidade para transportar 15 mil passageiros por dia. No projeto, ela
está localizada entre as futuras Estações João Paulo 1º e Santa Marina.
A linha 6-laranja também contará com as estações Brasilândia, Vila
Cardoso, Itaberaba, Sesc Pompeia, Perdizes, PUC/Cardoso de Almeida,
Angélica/Pacaembu, 14 Bis e Bela Vista. Além dessas, haverá quatro
pontos de conexão com outros ramais: a estação Água Branca (linha 7-rubi
e linha 8-diamante, da CPTM), a Higienópolis/Mackenzie (linha 4-amarela
do Metrô) e São Joaquim (linha 1-azul do Metrô).
Fonte: UOL
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