“Todas as atuais empresas concessionárias têm interesse em continuar prestando serviços de transporte à população.”.
É o que diz o presidente do SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de
Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo, Francisco
Christovam em entrevista ao Blog Ponto de Ônibus, do jornalista Adamo
Bazani.
Por outro lado, o Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto,
disse que uma das medidas na nova licitação dos transportes era atrair
empresários de outras localidades, inclusive de fora do país. A
prefeitura inclusive trabalha para desapropriar as garagens, sobre o
pretexto de que novos empresários não teriam terrenos para estacionar os
veículos, caso estas empresas ganhassem a concorrência.
O sindicato reúne as empresas que hoje operam o chamado sistema
estrutural da cidade de São Paulo: Viação Santa Brígida Ltda, Viação
Gato Preto Ltda, Sambaíba Transportes Urbanos Ltda, VIP Transportes
Urbanos Ltda, Ambiental Transportes Urbanos Ltda, Via Sul Transportes
Urbanos Ltda, Viação Cidade Dutra Ltda, Tupi – Transportes Urbanos
Piratininga Ltda, Mobi Brasil Transportes São Paulo Ltda, Viação Campo
Belo Ltda, Viação Gatusa Transportes Urbanos Ltda, Transkuba Transportes
Gerais Ltda, Transppass Transportes de Passageiros Ltda.
Apesar do número de empresas, os serviços são concentrados. Juntas,
famílias como de José Ruas Vaz, de Belarmino de Ascenção Marta, Saraiva,
Abreu, Pavani, Saad, Kuba, além da empresária de Recife, Niege Chaves, à
frente da Mobibrasil, controlam quase a totalidade das linhas do
sistema estrutural.
Fonte: Via Trolebus
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