Câmara aprova em primeira votação requalificação do corredor Santo Amaro

Foi aprovado na Câmara de São Paulo o Projeto de lei que contempla a revitalização da Avenida Santo Amaro, na zona Sul da cidade. O projeto faz parte da Operação Urbana Faria Lima, e inclui a desapropriações de imóveis, pavimentação de vias, nova infraestrutura para transporte público, contenção de enchentes, enterramento de fios, além de novas redes de iluminação, semáforos e paradas de ônibus.

O projeto agora segue para segunda votação e se aprovado, pela sanção do Prefeito Fernando Haddad. A largura da Avenida Santo Amaro passaria de 25 para 36m. 

A estrutura para ônibus da avenida foi instalada na década de 80, e até 2003 contava com trólebus em operação. Na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy os ônibus elétricos foram retirados ao mesmo tempo em que a Avenida 9 de Julho foi requalificada, ficando faltando o trecho da Avenida Santo Amaro. 

Uma das justificativas para extinção do modal elétrico foi o aspecto visual, no entanto a poluição atmosférica não foi levada em conta, uma vez que os quase 100 trólebus que circulavam no trecho foram substituído por veículos a diesel.

O corredor Santo Amaro é um dos mais lentos da cidades em relação a velocidade comercial dos ônibus.

Trólebus na avenida Santo Amaro, nas linhas 637P (Terminal Santo Amaro-Pinheiros) e 577U (Metrô Santa Cruz-Butantã)
Trólebus na avenida Santo Amaro, nas linhas 637P (Terminal Santo Amaro-Pinheiros) e 577U (Metrô Santa Cruz-Butantã)

Fonte: Via Trolebus
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