Foi aprovado na Câmara de São Paulo o Projeto de lei que contempla a
revitalização da Avenida Santo Amaro, na zona Sul da cidade. O projeto
faz parte da Operação Urbana Faria Lima, e inclui a desapropriações de
imóveis, pavimentação de vias, nova infraestrutura para transporte
público, contenção de enchentes, enterramento de fios, além de novas
redes de iluminação, semáforos e paradas de ônibus.
O projeto agora segue para segunda votação e se aprovado, pela sanção
do Prefeito Fernando Haddad. A largura da Avenida Santo Amaro passaria
de 25 para 36m.
A estrutura para ônibus da avenida foi instalada na década de 80, e
até 2003 contava com trólebus em operação. Na gestão da ex-prefeita
Marta Suplicy os ônibus elétricos foram retirados ao mesmo tempo em que a
Avenida 9 de Julho foi requalificada, ficando faltando o trecho da
Avenida Santo Amaro.
Uma das justificativas para extinção do modal elétrico foi o aspecto
visual, no entanto a poluição atmosférica não foi levada em conta, uma
vez que os quase 100 trólebus que circulavam no trecho foram substituído
por veículos a diesel.
O corredor Santo Amaro é um dos mais lentos da cidades em relação a velocidade comercial dos ônibus.
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