O secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto,
apresentou nesta segunda-feira, dia 23 de março de 2015, as diretrizes
gerais da licitação do sistema de ônibus da cidade.
Foi a primeira audiência pública para elaborar o edital que deve ser lançado entre abril e maio.
As linhas de ônibus serão divididas em quatro tipos:
– Linhas locais de distribuição: vão atender trajetos a partir dos
bairros em ruas menores. Podem ser bidirecionais, com ida e volta com
destino a um terminal, ou então circulares. Estes trajetos devem ligar
bairros sem a necessidade de o usuário passar pelo centro da cidade.
– Linhas estruturais radiais: vão passar por corredores de ônibus. A
demanda é maior, com intervalos mais curtos e ônibus do tipo
articulados, superarticulados e biarticulados.
– Linhas estruturais perimetrais: vão passar por avenidas maiores e
vão permitir a integração com terminais e corredores de ônibus
estruturais radiais. Devem ligar também centros de cada região.
– Linhas de articulação: devem ser instaladas em ruas mais largas e
devem ligar regiões diferentes e atender quem tem dificuldade de se
deslocar a pé de um sistema para outro. A demanda espera é menor, com
ônibus de médio ou pequeno porte.
A prefeitura pretende seguir adiante com o modelo de criação de
redes, como a Rede da Madrugada. Mas agora, a intenção é apresentar uma
rede para sábado, outra para domingos e feriados, uma para horário de
pico e uma quarta para as demais horas, cada uma com linhas e trajetos
que podem ser diferentes.
Tatto também disse que a concessão será de, no máximo, 20 anos.
As empresas serão agrupadas em SPE – Sociedades de Propósito
Específico em vez de companhias individuais ou consórcios como é o
sistema atual. As cooperativas serão extintas definitivamente, mas como
já vem ocorrendo, os cooperados podem se unir e formar empresas.
A SPTrans promete acrescentar outros detalhes à medida que os estudos e audiências forem avançando para compor o edital.
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
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