CPTM bate novo recorde de passageiros transportados

Com o aumento no número de viagens, aliado a redução de intervalo e as recentes integrações com o Metrô, os trens da CPTM não param de bater recorde no número de passageiros transportados.

Até o dia 30 de novembro o acumulado foi de 761 milhões 855 mil e 048 passageiros, sendo 4,6% superior na comparação com o total de passageiros no mesmo período do ano passado. Por dia circulam nas seis linhas cerca de 2,9 milhões de pessoas. Porém na última sexta-feira (28), a CPTM transportou 3 milhões 94 mil 756 passageiros, estabelecendo um novo recorde.

A CPTM atribui o aumento ao salto de qualidade do serviço: “O aumento no volume de passageiros é resultado do aprimoramento realizado no sistema. Os investimentos na modernização da infraestrutura da via férrea implementados pela Companhia, bem como o processo de renovação da frota, resultaram em maior confiabilidade do sistema e queda no índice de ocorrências notáveis. No ano passado, registrou-se 1 ocorrência notável a cada 24.800 viagens realizadas. Neste ano, até o momento, a CPTM registra 1 ocorrência notável a cada 25.738 viagens realizadas”.

Dos ramais mais cheios, a Linha 11-Coral ainda é a campeã:
1# – Linha 11-Coral: Luz – Estudantes – 701.608 passageiros por dia em média;
2# – Linha 9-Esmeralda: Osasco – Grajaú – 571.463 passageiros por dia em média;
3# – Linha 8-Diamante: Júlio Prestes – Amador Bueno – 468.280 passageiros por dia em média;
4# – Linha 7-Rubi: Luz – Jundiaí – 451.043 passageiros por dia em média;
5# – Linha 10-Turquesa: Brás – Rio Grande da Serra – 358.717 passageiros por dia em média;
6# – Linha 12-Safira: Brás – Calmon Viana – 246.508 passageiros por dia em média;

Menos investimentos que o Metrô
Em comparação com investimentos no Metrô, a CPTM não tem muito o que comemorar. Nos últimos anos o nível de investimentos feitos na expansão e modernização do Metrô não contemplou os trens na mesma medida. Dos R$ 45 bilhões em transporte sobre trilhos anunciados entre 2012 e 2015, R$ 29,9 bilhões são destinados ao Metrô e apenas R$ 9,4 bilhões na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Cabe lembrar que o volume investido no Metrô é maior devido ao maior número de linhas metroviárias em expansão. 

A CPTM possuí 258,4 km de trilhos contra 78,7 quilômetros de linhas metroviárias. Atualmente a CPTM possuí obras de expansão em 2 linhas, enquanto que o Metrô está em processo de ampliação em 7 ramais.

Fonte: Via Trolebus
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