Reportagem do Jornalista Adamo Bazani da Rádio CBN e Blog Ponto de Ônibus
teve acesso na íntegra do relatório final feito pela auditoria da
empresa Ernest & Young, que analisou as contas e aspectos técnicos
dos transportes na capital paulista.
De acordo com a reportagem, a fiscalização da SPTrans é falha e
possibilita que os consórcios e cooperativas não sejam punidas em casos
de erros, muitos deles graves, e não permite a melhoria dos transportes
na cidade. Segundo o relatório aponta, um dos grandes problemas é a
burocracia para que uma prestadora de serviços seja penalizada.
A exemplo, existe grandes diferenças entre as irregularidades
apontadas pela Superintendência de Engenharia Veicular da SPTrans e o
que é registrado pelo sistema de sanções da empresa municipal
gerenciadora. O relatório apontou que das 43 garagens da capital
paulista, onze delas não eram seguidas as normas de qualidade e respeito
ao meio ambiente. No entanto apenas três foram multadas.
A reportagem ouviu ainda o doutor em Planejamento em Transportes e
Logística da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, que constatou que a
burocracia só ajuda quem presta maus serviços. Na ótica do doutor além
da burocracia, há critérios que precisam ser mudados, como a forma de
fiscalizar, segundo o relatório.
Por exemplo, as empresas obedecem a quantidade de ônibus acessíveis
estipulada pelo contrato. Mas a SPTrans não tem controle total para
saber se estes veículos são colocados corretamente nas linhas. Pode
haver itinerários sem nenhum ônibus acessível, de acordo com o
relatório.
Atualmente, 843 ônibus estão com idade acima do permitido. Não há um
cronograma claro e um tipo de fiscalização que, com antecedência,
programe a data para estes ônibus serem tirados de circulação.
Ouça o áudio na íntegra do repórter:
O relatório completo pode ser conferido aqui
Fonte: Via Trolebus / Blog Ponto de Ônibus
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