Que as obras da linha 4-Amarela já duram mais de 10 anos e não tem prazo
para terminar todo mundo já sabe. Mas como fica a ViaQuatro,
concessionária responsável pela linha, que quando assinou o contrato
esperava ter todas as estações funcionando em 2010 e até hoje nada? A
construção das estações é responsabilidade do Governo do Estado.
Devido a este problema, a CCR, responsável pela ViaQuatro, fechou um
acordo com o Governo do Estado de SP e deve receber uma compensação por
este atraso.
O valor “extra” chega a R$ 428,5 milhões. A solução negociada para o
montante inclui o aumento do percentual que a ViaQuatro recebe da tarifa
de cada passageiro que usa a linha 4-Amarela. O preço ao passageiro, no
entanto, não vai aumentar.
Segundo o Metrô, “os valores ainda estão sendo avaliados e nada foi
pago até este momento.” Ainda de acordo com a estatal, atrasos nas obras
da segunda fase da Linha 4 não ocasionarão recomposição de equilíbrio
econômico financeiro.
Além da compensação pelo atraso na fase um, a ViaQuatro acompanha o
projeto desenvolvido pelo governo do Estado que prevê a criação de um
trecho “extra” na linha. Pelo acordo atual, esse trecho é atendido por
ônibus. A extensão entre Vila Sônia e Taboão da Serra também deve ser
incluído no contrato da ViaQuatro, o que irá gerar uma futura negociação
para aditivos.
Atualmente, o grupo CCR é o maior acionista da ViaQuatro, com 58% de
participação. Além disso, a concessionária tem entre seus principais
sócios a Odebrecht (por meio da Montgomery Participações, com 30%). Há
ainda participação da japonesa Mitsui Co., da argentina Benito Roggio e
da francesa RATP.
Fonte: Via Trolebus
Nenhum comentário:
Postar um comentário