Nas últimas décadas algumas estações eram consideradas grandes
entrocamentos de linhas ferroviárias, como o caso da Luz, Brás e Barra
Funda. Estas paradas além de integrar o sistema metroviário e os trens
metropolitanos, chamados antigamente de “trens de subúrbio”, abrigavam
os trens regionais com partidas em determinados horários. Porém todo
mundo sabe o fim que levou estas ligações intercidades. Nos próximos
anos um novo local promete ser o maior polo metroferroviário na cidade
de São Paulo: A Estação Água Branca.
Integração com o Metrô
Atualmente a acanhada estação abriga apenas a Linha 7-Rubi da CPTM,
que liga a Luz até Jundiaí, passando por Francisco Morato. Em um prazo
de até 6 anos um novo ramal metroviário deve chegar ao local: A linha
6-Laranja, que em sua primeira fase deve ligar a Brasilândia até a
estação São Joaquim. A linha esta sendo construída por meio de uma
Parceria Público Privado (PPP) onde é previsto a operação do trecho até
2020.
Integração de 3 linhas da CPTM
Ainda em fase de projeto, o local deve abrigar 3 linhas da CPTM. Além
da linha 7-Rubi, a previsão é que a 8-Diamante também faça parada no
local. Atualmente a ferrovia que liga a Estação Julio Prestes até
Itapevi corre ao lado da estação Água Branca, sem que tenha paradas. O
motivo é que as duas ferrovias são oriundas de empresas diferentes,
herdadas posteriormente pela CPTM.
Existem ainda planos da CPTM de trazer a Linha 9-Esmeralda para o
local. A ação faz parte de um projeto de mudança da estação terminal do
ramal que corre pela Marginal Pinheiros da atual estação Osasco, para a
direção da região da Lapa. Porém ainda não se tem notícia de como será
feito estre compartilhamento de vias entre a linha 9 com a linha 8 no
trecho da Estação Imperatriz Leopoldina até a Água Branca.
Parada do Tav – Trem de Alta Velocidade
É previsto também que o local abrigue a estação do Trem de Alta
Velocidade, que deve ligar Campinas, São Paulo até o Rio de Janeiro. O
projeto, porém, encontram-se sem maiores definições. A última notícia
que se tem é que uma publicação
do jornal O Estado de S. Paulo que, já no início de 2015, será possível
apresentar os editais para contratação de novos estudos técnicos
envolvendo itens como demanda, custos operacionais, investimentos
necessários, geologia, entre outros. A publicação conta ainda que na
melhor das hipóteses, caso a presidente Dilma Rousseff decida realmente
levar o projeto adiante, a licitação efetiva da obra só ocorreria em
meados de 2016.
Trem Regional
A Estação Água Branca deve abrigar ainda um cruzamento de linhas de
trens regionais, projeto de uma malha ferroviária de 431 quilômetros que
vai unir regiões metropolitanas à capital.
Tratam-se de 2 ramais, o primeiro interligará Campinas, Americana,
Jundiaí, Santo André, São Bernardo, São Caetano e Santos. Já o segundo
liga Sorocaba, São Roque, São José dos Campos, Taubaté e Pinda, passando
por Jacareí. Ambas as ligações ferroviárias se cruzariam na estação
Água Branca. O primeiro trecho que deve ficar pronto é o da capital até
Jundiaí. O Governo Estadual pretende iniciar as obras deste trecho em
2015.
Fonte: Via Trolebus
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