A criação das faixas exclusivas para ônibus na cidade de São Paulo
ajudaram a reduzir níveis de poluição. No caso da estrutura montada no
Corredor Norte-Sul, a medida tem retirado da cidade cerca de duas
toneladas de dióxido de carbono diários da atmosfera.
A capital paulista criou mais de 350 quilômetros de faixas exclusivas
desde o ano passado, e este projeto foi apresentado nesta segunda-feira
(10) pelo prefeito Fernando Haddad durante plenária sobre o tema na 66ª
Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Campinas (SP).
“No Corredor Norte-Sul, que é o principal da cidade, são duas
toneladas de dióxido de carbono a menos na atmosfera. Só pela diminuição
da queima de diesel em único corredor, que tem em torno de 25
quilômetros. Nós fizemos mais de 350 quilômetros [de faixas exclusivas] e
em uma, que é menos de 10% do total, o ganho ambiental é enorme”, disse
Haddad.
O prefeito destacou ainda sobre a Lei de Incentivo à Zona Leste, a
criação de duas centrais mecanizadas e a Parceria Público-Privada (PPP)
da Iluminação Pública, que substituirá todo o parque por LED, mais
econômica que o modelo atual.
No caso do Incetivo a Zona Leste, um dos ganhos em gerar emprego nas
zonas afastadas do centro, é evitar grandes quantidades de
deslocamentos, uma vez que existem poucos postos de trabalho nesta
região.
A 66ª Reunião Geral da FNP reunirá cerca de 600 pessoas nos debates
da que abordarão entre muitos temas, os desafios para o barateamento da
tarifa do transporte coletivo urbano e o papel dos governos locais nos
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Fonte: Via Trolebus
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