Com
atrasos, a CPTM deve reduzir o intervalo de duas de suas linhas mais
movimentadas para 3 minutos: A linha 9-Esmeralda e a 11-Coral, no trecho
do Expresso Leste. No caso da ligação ferroviária entre Osasco e
Grajaú, a medida já tem data para sair do papel. O intervalo dos trens
da linha 9 deve ser reduzido no dia 15 de dezembro, informou na
terça-feira, 4, o presidente da CPTM, Mário Bandeira.
No entanto, a medida vai atender apenas o trecho entre Jurubatuba e
Pinheiros, onde atualmente partidas são feitas neste trecho. A redução
será possível com a realocação de dois trens para o ramal ferroviário
que corre ao lado da marginal pinheiros.
“Jurubatuba-Pinheiros lá pelo dia 15 de dezembro vamos estar
trabalhando com três minutos”, disse Bandeira. “E aqui (na Linha
11-Coral, Expresso Leste), na realidade dependemos não de trens ou
sinalização, mas de adequar a Estação da Luz para que isso ocorra.”
Segundo o presidente da CPTM, no caso do Expresso Leste um túnel e
uma passarela ainda precisam ser construídos na Estação da Luz para
permitir que os trens que param lá possam ser evacuados com mais
rapidez. “Com isso, o trem fica menos tempo parado na plataforma, e aí a
gente consegue fazer três minutos ou três minutos e meio.”. A nova
estrutura fará conexão da plataforma com a Rua José Paulino, sem que o
passageiro tenha que descer até o subsolo para sair da estação.
Troca de sinalização atrasada
Os prazos para a instalação da nova tecnologia foram dadas a partir
de 2007, e até 2012 todos os ramais deveriam contar com as sistemas de
sinalização, e por consequência a redução do intervalo.
Acompanhe:
Em 2007, a CPTM fechou financiamento do Bird para implantar o ATC nas
linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 12-Safira no valor à época de R$ 200
milhões, ganho por o consórcio formado por Efacec e Union Switch. Nessas
linhas, o intervalo entre os trens deveria ter caído para 4 minutos no
fim de 2010, mas houve atrasos sendo que apenas a linha 9, que teve a
sinalização instalada, tem este intervalo nos trecho entre Pinheiros e
Jurubatuba no horário de pico. O novo prazo agora para os ramais 7 e 12 é
para 2015, ou seja 8 anos depois…
Já em 2009 a Companhia assinou um contrato de € 280 milhões com um
consórcio formado pelas espanholas Dimetronic e Infoglobal e pela
brasileira MPE Montagens e Projetos Especiais. O contrato prevê a
implantação de um novo sistema de sinalização e controle de tráfego, o
chamado CBTC, nas linhas 8, 10 e 11. Naquele ano, as linhas 8 e 11
tinham o prazo de 18 meses, ou seja, 2012 para instalação da nova
sinalização a partir da assinatura do contrato. Na linha 10, o prazo é
de 18 meses depois de terminada a instalação do novo sistema nas linhas 8
e 11.
Fonte: Via Trolebus
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