A Avenida mais importante da Zona Leste de São Paulo vai ganhar um
serviço de BRT (Bus Rapid Transit) que nada mais é que um corredor de
ônibus, porém com padrão de serviço similar ao Metrô no que se refere ao
embarque e confiabilidade no horário de passagens dos veículos. A obra
deverá organizar as linhas da região, e ajudar a na mobilidade dos
sofridos passageiros da linha 3-Vermelha, ramal metroviário mais lotado
do sistema, e um dos mais cheios do mundo.
O Via Trolebus usou como referência um documento publicado pela prefeitura de São Paulo onde é descrito alguns detalhes da obra:
Rede de corredores
Conforme a imagem acima extraída do documento da SPObras, o
conglomerado de vias para ônibus da Zona Leste correspondem a 5
corredores de ônibus, sendo que apenas os eixos “Leste 1″ e ‘Leste 2″
entre o centro e Itaquera terão embarque antecipado, que é o objeto de
discussão deste post. Serão ao todo 37 km de vias em pavimento rígido, e
além da radial leste, as avenidas Aricanduva, Líder e Itaquera
receberão a estrutura.
Túnel e Desapropriação
O BRT da Radial terá túnel, viadutos e vai provocar desapropriação de
imóveis. No caso do Corredor Leste 1 é previsto a retirada de 27
imóveis. Já o Leste 2, 78 desapropriações serão feitas a partir do Metrô
Vila Matilde:
O túnel que já teve as obras iniciadas na região central da cidade,
deve usar a antiga estrutura de uma plataforma desativada da estação
Pedro II do Metrô:
Na região da Penha ainda é previsto a construção de um viaduto exclusivo para ônibus, sobre os trilhos do Metrô e da CPTM:
Novo terminal Itaquera
É previsto ainda uma extensão ao terminal de ônibus em Itaquera, com
40 mil m², que além de absorver passageiros das linhas na região, deve
ser o ponto de interligação entre o corredor de ônibus da Radial Leste e
o Perimetral Leste, que vai ligar Itaim a São Mateus. O novo
empreendimento deverá ter subsolos com estacionamento para carros e
motos. No total, serão 488 vagas para veículos e 100 para motos.
O corredor da Radial vai custar cerca de R$ 650 milhões e terá 17 quilômetros de extensão, com previsão de entrega para 2016.
Fonte: Via Trolebus
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