sexta-feira, 24 de outubro de 2014

SP atinge 100 km de ciclovias com inauguração de via na Zona Leste

Jardim Helena, bairro com mais ciclistas da cidade, ganha 11,9 km de vias. Meta é implantar 400 km de ciclovias em SP até o fim de 2015.
Ubirajara Lavor compara ciclofaixa de Moema com as novas ciclovias (Foto: Caio Prestes/G1)

A Prefeitura de São Paulo inaugurou na manhã desta quinta-feira (23) a ciclovia do Jardim Helena, na Zona Leste da capital, com 8,2 km de extensão. Com esse novo trecho, a cidade passa a ter 100 km de vias exclusivas para bicicletas.

A meta da administração municipal é criar 400 km de ciclovias na cidade até o fim de 2015. O projeto faz parte do Plano de Metas apresentado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) para ser implantado durante sua gestão.

Segundo estimativas, o custo total das obras é de R$ 80 milhões, ou seja, R$ 200 mil por quilômetro. Parte dos recursos devem ser disponibilizados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fema).

O primeiro trecho da ciclovia do Jardim Helena foi inaugurado na semana passada com 3,7 km. Agora a via segregada para bikes terá um total de 11,9 km e vai ligar o Jardim Helena à São Miguel Paulista, integrando a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a passarela local.

De acordo com a pesquisa Origem e Destino do Metrô, realizada em 2007, o Jardim Helena é o bairro com o maior número de usuários de bicicleta da cidade. O deslocamento para o trabalho aparece como um dos principais motivos das viagens realizadas.

Ciclovias
De acordo com a Prefeitura, o cumprimento da meta deixará São Paulo com total de ciclovias próximo do que há em outras cidades do mundo. O levantamento da administração municipal aponta que Berlim lidera o ranking com 750 quilômetros. Além dos 400 km do novo plano, há previsão de inauguração de 150 quilômetros de ciclovias que devem ser implantadas junto aos futuros corredores de ônibus, além de outros 63 km já existentes até 2013.

A instalação de ciclovias é uma das estratégias apontadas por especialistas em trânsito para oferecer outras opções para o transporte na cidade.

Além disso, a construção de ciclovias é uma demanda de diversos setores, incluindo cicloativistas que se articulam na cidade em associações e promoveram ao longo de anos intervenções e protestos por mais respeito às bicicletas no trânsito. O número de ciclistas mortos em acidentes de trânsito caiu entre 2005 e 2013, período disponível no levantamento da CET. Em 2005, foram 93 casos. Em 2013, o total de mortes foi de 35.

Fonte: G1

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