Ubirajara Lavor compara ciclofaixa de Moema com as novas ciclovias (Foto: Caio Prestes/G1)
A Prefeitura de São Paulo inaugurou na manhã desta quinta-feira (23) a
ciclovia do Jardim Helena, na Zona Leste da capital, com 8,2 km de
extensão. Com esse novo trecho, a cidade passa a ter 100 km de vias
exclusivas para bicicletas.
A meta da administração municipal é criar 400 km de ciclovias na cidade
até o fim de 2015. O projeto faz parte do Plano de Metas apresentado
pelo prefeito Fernando Haddad (PT) para ser implantado durante sua
gestão.
Segundo estimativas, o custo total das obras é de R$ 80 milhões, ou
seja, R$ 200 mil por quilômetro. Parte dos recursos devem ser
disponibilizados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fema).
O primeiro trecho da ciclovia do Jardim Helena foi inaugurado na semana
passada com 3,7 km. Agora a via segregada para bikes terá um total de
11,9 km e vai ligar o Jardim Helena à São Miguel Paulista, integrando a
estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a
passarela local.
De acordo com a pesquisa Origem e Destino do Metrô, realizada em 2007, o
Jardim Helena é o bairro com o maior número de usuários de bicicleta da
cidade. O deslocamento para o trabalho aparece como um dos principais
motivos das viagens realizadas.
Ciclovias
De acordo com a Prefeitura, o cumprimento da meta deixará São Paulo com total de ciclovias próximo do que há em outras cidades do mundo. O levantamento da administração municipal aponta que Berlim lidera o ranking com 750 quilômetros. Além dos 400 km do novo plano, há previsão de inauguração de 150 quilômetros de ciclovias que devem ser implantadas junto aos futuros corredores de ônibus, além de outros 63 km já existentes até 2013.
De acordo com a Prefeitura, o cumprimento da meta deixará São Paulo com total de ciclovias próximo do que há em outras cidades do mundo. O levantamento da administração municipal aponta que Berlim lidera o ranking com 750 quilômetros. Além dos 400 km do novo plano, há previsão de inauguração de 150 quilômetros de ciclovias que devem ser implantadas junto aos futuros corredores de ônibus, além de outros 63 km já existentes até 2013.
A instalação de ciclovias é uma das estratégias apontadas por
especialistas em trânsito para oferecer outras opções para o transporte
na cidade.
Além disso, a construção de ciclovias é uma demanda de diversos
setores, incluindo cicloativistas que se articulam na cidade em
associações e promoveram ao longo de anos intervenções e protestos por
mais respeito às bicicletas no trânsito. O número de ciclistas mortos em
acidentes de trânsito caiu entre 2005 e 2013, período disponível no
levantamento da CET. Em 2005, foram 93 casos. Em 2013, o total de mortes
foi de 35.
Fonte: G1
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