quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ciclista enfrenta motorista que queria trafegar por ciclovia em Higienópolis


Não acabou a polêmica envolvendo mobilidade com o bairro de Higienópolis. Primeiro foi a declaração de uma moradora onde foi dito que uma nova estação de Metrô traria “gente diferenciada”. Depois foi a vez do candidato a vice presidente da Republica, Aloysio Nunes na chapa de Aécio Neves (PSDB), que afirmou que a medida era um “delírio autoritário”. Claro que este pensamento pró-carro não é unanimidade dos moradores desta região.

Agora o novo caso é de uma ciclista que enfrentou uma motorista, esta ultima que queria trafegar pela ciclovia na esquina da Avenida Angélica com a Alameda Barros. O registro foi feito pelo músico Sérgio Gonçalves quando passava pelo local. Sérgio viu a ciclista com sua bike em frente ao carro. O vídeo foi disponibilizado nas redes sociais:


Com vaias e vencida pela persistência da ciclista, a motorista deixou o local pela via de rolamento. Talvez a motorista não saiba, ou não queira saber, mas o espaço determinado da ciclovia é assegurado por lei. 

Alguns moradores da cidade desrespeitam a medida pelo pretexto de que a rua é pública. Partindo deste principio o motorista do carro esta totalmente errado, uma vez que os veículos ocupam a maior parte do viário (cerca de 80%), porem transportam um número menor de pessoas (20% aproximadamente). Se a rua é de todos, então podem andar pelas vias o carro, a bicicleta, o ônibus e a moto. Nosso código Brasileiro de trânsito prevê que toda via tenha seu espaço destinado ao ciclista. Então a implantação da ciclovia nada mais é que assegurar que a lei seja cumprida. 

A cidade de São Paulo possui 17 mil Km de vias. A medida da prefeitura contempla 400 Km de ciclovias, porém sempre usando as faixas de estacionamento. Ou seja, os carros não perderam faixas de rolamento. Imagine se tivessem perdido...

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