Não acabou a polêmica envolvendo mobilidade com o bairro de
Higienópolis. Primeiro foi a declaração de uma moradora onde foi dito
que uma nova estação de Metrô traria “gente diferenciada”. Depois foi a
vez do candidato a vice presidente da Republica, Aloysio Nunes na chapa
de Aécio Neves (PSDB), que afirmou que a medida era um “delírio
autoritário”. Claro que este pensamento pró-carro não é unanimidade dos
moradores desta região.
Agora o novo caso é de uma ciclista que enfrentou uma motorista, esta
ultima que queria trafegar pela ciclovia na esquina da Avenida Angélica
com a Alameda Barros. O registro foi feito pelo músico Sérgio Gonçalves
quando passava pelo local. Sérgio viu a ciclista com sua bike em frente
ao carro. O vídeo foi disponibilizado nas redes sociais:
Publicação by Serge Sego.
Com vaias e vencida pela persistência da ciclista, a motorista deixou o local pela via de rolamento. Talvez a motorista não saiba, ou não queira saber, mas o espaço determinado da ciclovia é assegurado por lei.
Alguns moradores da cidade desrespeitam a medida pelo pretexto de que a
rua é pública. Partindo deste principio o motorista do carro esta
totalmente errado, uma vez que os veículos ocupam a maior parte do
viário (cerca de 80%), porem transportam um número menor de pessoas (20%
aproximadamente). Se a rua é de todos, então podem andar pelas vias o
carro, a bicicleta, o ônibus e a moto. Nosso código Brasileiro de
trânsito prevê que toda via tenha seu espaço destinado ao ciclista.
Então a implantação da ciclovia nada mais é que assegurar que a lei seja
cumprida.
A cidade de São Paulo possui 17 mil Km de vias. A medida da
prefeitura contempla 400 Km de ciclovias, porém sempre usando as faixas
de estacionamento. Ou seja, os carros não perderam faixas de rolamento.
Imagine se tivessem perdido...
Fonte: Via Trolebus
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