Foi assinado um convênio de liberação, por meio do PAC – Programa de
Aceleração do Crescimento, de R$ 2,6 bilhões entre a prefeitura de São
Paulo e a Caixa Econômica Federal . Deste total, R$ 1,9 bilhão é para a
mobilidade urbana sendo possível construir corredores de ônibus que
somam 52,4 quilômetros, além de obras viárias de aperfeiçoamento.
Entre as vias que irão receber as novas estruturas estão:
– BRT Perimetral Bandeirantes – Salim Farah Maluf – 16 quilômetros de extensão e que vai contar com R$ 487 milhões do PAC.
– Prolongamento Itaim Paulista – São Mateus – 18 quilômetros de extensão que vai contar com R$ 529 milhões do Governo Federal.
– Estrada de M’Boi Mirim/estrada da Cachoeirinha (pré-qualificação concluída) – R$ 283 milhões
– Avenida Carlos Caldeira Filho (pré-qualificação concluída) – R$ 218 milhões
– Estrada de M’Boi Mirim/estrada Guavirutuba (pré-qualificação concluída) – R$ 266 milhões
– Avenida Belmira Marin trecho 1 (pré-qualificação concluída) – R$ 205 milhões
– Prolongamento Itaim Paulista – São Mateus – 18 quilômetros de extensão que vai contar com R$ 529 milhões do Governo Federal.
– Estrada de M’Boi Mirim/estrada da Cachoeirinha (pré-qualificação concluída) – R$ 283 milhões
– Avenida Carlos Caldeira Filho (pré-qualificação concluída) – R$ 218 milhões
– Estrada de M’Boi Mirim/estrada Guavirutuba (pré-qualificação concluída) – R$ 266 milhões
– Avenida Belmira Marin trecho 1 (pré-qualificação concluída) – R$ 205 milhões
Segundo o governo federal, os seis corredores somam 52,4 quilômetros
de extensão e serão do tipo Bus Rapid Transport (BRT), que tem estrutura
que garante a velocidade dos ônibus e espaços para ultrapassagens.
Reorganização das linhas
De acordo com prefeitura, os corredores serão determinantes para a
reorganização das linhas municipais que deve ocorrer no ano que vem.
Eles vão receber veículos de maior porte, como articulados,
superarticulados e biarticulados, que vão substituir diversas linhas
hoje que chegam à região central e às outras áreas de grande
movimentação na cidade.
Fonte: Via Trolebus
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