Projeto prevê área reservada para pedestres no canteiro central. (Foto: Caio Prestes/G1)
A prefeitura de São Paulo apesentou nesta terça-feira (9) o projeto
da ciclovia na Avenida Paulista. A estrutura deve custar R$ 15 milhões e
vai proporcionar pelo menos cinco importantes conexões entre regiões da
cidade. De acordo com o Secretário Municipal de Transportes, Jilmar
Tatto, o ciclista terá acesso terá acesso para o Centro, para a região
do Estádio do Pacaembu, da Avenida Brasil, do Parque Ibirapuera e para o
Metrô Jabaquara.
“Para ir pra região central, ele [ciclista] já tem a opção da Rua
Vergueiro, e agora vai ter a opção da Rua Frei Caneca. Ele vai ter a
opção da continuação da Paulista pela Rua Itápolis chegando até a FAAP
ou o estádio do Pacaembu”, informou. “Do lado direito, sentido bairro,
tem a opção via Haddock Lobo e Bela Cintra conectando à região da
Avenida Brasil. E também vai ter uma outra conexão da Pamplona com o
parque Ibirapuera. E sem contar aquela conexão que vai no sentido
Jabaquara, que nós vamos dar continuidade para chegar até a estação
Jabaquara do Metrô”, disse o secretário.
A Ciclovia da Paulista será instalada no canteiro central da avenida e
não vai tirar nenhuma faixa dos veículos, porém vai diminuí-las. As
faixas de ônibus vão ser reduzidas de 3,5 metros para 3,3 metros e as de
carros de 3 metros para 2,8 metros.
As obras devem começar em janeiro de 2015 e durar por seis meses.
Durante todo o período a ciclofaixa de lazer que funciona aos domingos
será desativada.
Confira as perspectivas feitas pela prefeitura de São Paulo:
Colaborou: Caio Lobo
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