Monotrilho vai ligar Santo André a Guarulhos, diz jornal

Reunião entre representantes do poder público da cidade de Santo André, na Região do ABC paulista, deve definir nesta terça-feira (2) o local de uma futura estação da Linha 10-Turquesa, que liga o Brás, região central da capital até o município de Rio Grande da Serra.

Segundo o próprio prefeito da cidade, Carlos Grana, será instalado no Atrium Shopping: “Já temos o projeto básico, em parceria com a CPTM, e vamos dar mais um passo. Posso garantir que vamos ter a nova estação e que será uma das maiores da linha”, afirmou.

A nova parada que deve ser nas proximidades da antiga parada Pirelli, e vai abrigar uma futura ligação entre Santo André e Guarulhos. Publicação do jornal “Diário Regional” aponta que o modal escolhido será um monotrilho.

Conhecida como linha 14-Ônix, o ramal será operado pela CPTM, e ainda não possui nenhuma confirmação oficial quanto ao tipo de modal que servirá este novo ramal, apesar da menção na reportagem. Em 2012, falava-se em implantar um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no eixo entre as duas cidades.

Serão 23 estações, partindo da futura (antiga) estação Pirelli, cruzando outras linhas da rede metroferroviária. Será possível realizar integração com as estações Sapopemba da Linha 15-Prata, cruzar com a Linha 6-Laranja, depois chegando a Corinthians-Itaquera, da linha 3-Vermelha do Metrô, e da linha 11-Coral da CPTM, Linha 21-Grafite, além da futura estação União de Vila Nova, que será construída na linha 12-Safira. O Ponto final será na futura estação São João, onde o ramal se encontra com a Linha 13-Jade da CPTM.

A nova ligação vai passar pelas avenidas André Ramalho, Jorge Beretta e das Nações. Depois, segue para São Paulo, passando por regiões, como o Jardim Guarani, Cidade A.E. Carvalho e avenida São Miguel. As estações em Guarulhos ficarão próximas às rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. Além da estação Pirelli, Santo André terá as estações Avenida dos Estados, Vila Curuçá, Cidade dos Meninos e Oratório.

Não existe previsão para início das obras.

Fonte: Via Trolebus
Share:

2 comentários:

  1. A ligação ferroviária para trens de passageiros Guarulhos (Cumbica) linha 13-Jade com a linha 10-Turquesa ABC (Santo André).

    Entendo ser uma melhor opção a ser planejada é a ligação desta futura linha 13-Jade (Guarulhos) com a região do ABC, mais precisamente com a existente Linha 10-Turquesa no município de Santo André.

    Portanto concordo com as críticas da professora urbanista Raquel Rolnik a respeito da superposição de traçado (ferrovias paralelas) entre TAV, Expresso Aeroporto e Trem para Guarulhos.

    Dentre as propostas apresentadas, entendo ser a do prolongamento da Linha 1-Azul do Metrô partindo do Tucuruvi, a mais sensata, porém não é a que será feita, outra opção teria como destino, no mínimo até a ¹*Barra Funda utilizando composições de dois andares (double decker), que também não será feita, com esta opção da nova Linha 13-Jade chegando até engº Goulart com transbordo obrigatório para a sobrelotada Linha 12-Safira (Imagine a cena, que situação humilhante e vexatória com as pessoas tentando transitar com as malas e bagagens dentro de um vagão destes) .

    Nota: ¹*Para chegada até a Barra Funda devera ser reformada a Estação Agua Branca, readequada a Júlio Prestes e construída a de Bom Retiro.

    Devemos ficar vigilantes, e que a ligação até esta estação seja só uma primeira etapa, e que no mínimo seja feita utilizando bitola de 1,6 m e a largura padronizada dos carros de 3,15 m iguais aos existentes, permitindo a interpenetração e expansão, pois nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão "planejando" outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10-Turquesa, 2-Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso Ipiranga Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2-Verde na estação Vila Prudente com a futura ligação com a 5-Lilás na estação Chácara Klabin e com a linha 1-Azul na estação Santa Cruz, e o projeto da futura linha 6-Laranja com transbordo obrigatório entre Metrô e Monotrilho caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.

    Em uma concorrência governamental recente da CPTM-SP, os valores cotados pelas montadoras, foi ~ 80% superior aos praticados pela indústria chinesa e em relação ao fornecimento recente para a SUPERVIA-RJ e as carruagens já vieram na bitola de 1,6 m e na largura de ~3,15 m, com ar condicionado e circuito interno de TV, e sem a necessidade de se adaptar estribos nas portas (gambiarra) para compensar o vão com a plataforma, ou seja exatamente conforme as condições brasileiras, sepultando os argumentos de custo menor dos defensores deste padrão europeu com carruagem de 2,9 m e bitola de 1,43 m.

    Entendo ser esta ligação deva ser feita com trens convencionais, este trajeto não é para caracteristica de monotrilho.

    ResponderExcluir
  2. Já estamos em 2016, e novamente é adiado o início da expansão da linha 2-Verde do metrô até Guarulhos, e não deve ter sua extensão concluída até 2020 se dependermos destes atuais governantes federais, estaduais e municipais.

    No Brasil não existe uma lei semelhante a das Responsabilidades Fiscal (mais conhecida como "Pedaladas fiscais"), que pune os governantes que gastam mais do que arrecadam, e que burlam a lei, por este motivo não acontece punição alguma para quem promete nas campanhas eleitorais e não as cumpre.

    O resultado disto são as inumeráveis obras incompletas ou mal planejadas, como as maiorias das ociosas ciclovias em detrimento aos corredores de ônibus e o questionável Monotrilho, e infindáveis festivais de compromissos não cumpridos, e os responsáveis imputados.

    De qualquer forma a extensão da Linha 2-Verde atualmente continua a ser a melhor opção do que quaisquer outras que é a de se utilizar as linhas 13- Jade ou 12-Safira congestionadas da CPTM ou a projetada linha 14-Onix que não saiu do papel ou os Monotrilhos.

    ResponderExcluir

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole