O Governo do Estado de São Paulo tem novo prazo para a retomada dos
trens regionais. Segundo afirmação de representantes da administração
estadual durante a feira de tecnologia metroferroviária, o novo prazo é
lançar uma Parceria Publico Privado (PPP) em 2015.
São previstos 134 Km de trens regionais entre São Paulo e Americana,
passando estações de 7 cidades: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos,
Campinas, Sumaré e Nova Odessa).
Representantes do Estado afirmam que o principal entrave é uma
negociação com o Governo Federal, que detém controle do leito
ferroviário em parte do traçado. O projeto aponta preservar o espaço por
onde passa hoje a Linha 7-Rubi da CPTM até Jundiaí, e criar trilhos
exclusivos para os trens cargueiros.
Segundo o Governo, a medida pode acelerar a obra, porém o desempenho
dos trens regionais seria menor, e trafegaria no máximo a 120 Km/h,
contra 140 km/h prometido anteriormente com um traçado exclusivo para as
composições intercidades.
O projeto é para ontem, uma vez que o eixo composto pelas Rodovias
Anhanguera e Bandeirantes registraram aumento de 548% nos últimos 15
anos. Só no trecho do trem intercidades entre a capital e Campinas são
esperados 68,5 mil pessoas por dia. Nestes moldes, o trem levaria 1 hora
para percorrer este trecho e teria a tarifa competitiva aos do ônibus
rodoviários.
Posteriormente a malha de trem regional pode crescer e atender as regiões de Sorocaba, Santos e Vale do Paraíba.
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