Nesta terça-feira (5) o Secretário de Transportes Metropolitanos
Jurandir Fernandes conversou com o portal Via Trolebus sobre temas da
mobilidade urbana. Na ocasião o titular da pasta falou sobre assuntos
abrangentes como o novo plano diretor, faixa exclusiva, passe livre e
também sobre as expansões do sistema metroferroviário e seus respectivos
prazos:
Renato Lobo: O sistema metro-ferroviário beira os
quase oito milhões de passageiros transportados por dia. À medida que a
rede cresce, chegarão novos usuários. Como o Metrô e a CPTM estão se
preparando para este aporte de novos de usuários?
Jurandir Fernandes: O sistema atingiu 8 milhões
de usuário em alguns dias…hoje o regime é entre 7,5 milhões…certamente
em 2015 entraremos e um regime de 8 milhões de usuários. Haverá uma
distribuição melhor de passageiros. Por exemplo, quando tiver a linha 2
cruzando a Penha, haverá uma redistribuição dos passageiros que vão para
a paulista…é muito parecido com vasos comunicantes. Estamos fazendo 9
obras metroferroviarias ao mesmo tempo. Nos anos 20 teremos uma região
metropolitana melhor.
Renato Lobo: Durante os jogos da Copa do Mundo que
aconteceram em São Paulo, foi criado o Expresso da Copa, que foi muito
elogiado por nossos leitores. Existem planos para operações semelhantes?
Jurandir Fernandes: Duas coisas que agradaram na
copa: O Expresso da Copa, porem não existe uma motivação para mantemos o
serviço, ao menos que possa ter alguma situação como uma partida com
grande publico. Outra coisa é sobre o sistema bilíngue (avisos em inglês
no metrô). O Metrô esta analisando se mantem o aviso em outra língua,
por que isso pode cansar o usuário que usa o sistema todos os dias.
Os aviso das próximas estações foram retirados das composições nas ultimas semanas após o mundial de futebol.
Renato Lobo: Um dos problemas na mobilidade é a
moradia longe dos postos de trabalho. Recentemente foi aprovada a
revisão do plano diretor na prefeitura de SP. Qual a sua avaliação sobre
esta questão?
Jurandir Fernandes: Gostei do plano diretor e
acho que esta no caminho. Alguns críticos dizem que o Metrô vai lotar
mais. Não é bem assim, não estamos falando apenas de corredores de metrô
e sim de corredores de ônibus…se o plano diminuir os movimentos
pendulares é ganho social, bom para a sociedade inteira. O meu maior
exemplo é o conjunto nacional. La dentro você tem emprego, lazer,
musica, cinema, é aquilo que você tem que ter. Achei corajosa a ação do
prefeito Fernando Haddad.
Renato Lobo: Qual é a sua opinião/avaliação sobre as faixas exclusivas de ônibus?
Jurandir Fernandes: precisa ter espaço para o
transporte coletivo. Talvez tenha chocado a velocidade da operação. É
preciso coragem e persistência, mas é preciso ter mais dialogo. A mesma
coisa da ciclovia, tem que fazer. O conceito é importante. Estou
torcendo para que de certo.
Expansão e prazos
Renato Lobo: Existe alguma previsão para inicio das obras da extensão da Linha 2-Verde?
Jurandir Fernandes: abrimos os envelopes. Foram
23 consórcios interessados. Já temos o ganhador de cada lote. Estamos
analisando todos os documentos. Nossa expectativa é que assinamos os
contratos em setembro. Assinado o contrato, tem todo o trabalho das
empresas para registro em juntas. Portanto uma obra dessa deve ter
inicio em março. A obra esta contratada inteira da Vila Prudente até a
Dutra, no entorno do shopping internacional.
O secretário pegou gancho na linha 2 e falou sobre os outros prazos
das futuras linhas. Jurandir Fernandes disse que até o final deste anos
serão contratados e, somados as construções existentes, totalizarão
104,5 km de obras, sendo: 15,5 km da Linha 2 verde da Vila Prudente até a
Dutra e mais a extensão operacional oeste. 1,5 km da fase 2 da Linha
4-amarela até a Vila Sonia. Linha 5-Lílas até a Chácara klabin com 11,5
km. Linha 15-Prata entre Ipiranga e Hospital Cidade Tiradentes com 26,7
km. Linha 17-Ouro entre Jabaquara e São Paulo-Morumbi com 17,7 km, linha
18-Bronze que liga Tamanduateí até são Bernardo do Campo e por ultimo a
linha 6-Laranja entre Brasilândia e São Joaquim.
Sobre os prazos, o secretário disse que destas 7 linhas, a ultima a
ser entregue será a linha 6, em 2020, conforme contrato de concessão
assinado com a empresa que vai construir e operar o ramal. Porem parte
da linha poderá ser entregue em 2018, entre a zona norte e Água Branca.
A expectativa do secretário é que os demais ramais citados acima sejam entregues até 2018: “A linha 5 vai ficar pronta inteira em 2016…a linha 15 também será em 2016″ – disse o titular da pasta.
Renato Lobo: Falando agora sobre a Linha 15- Prata,
já existe alguma previsão para entrega das estações do trecho entre
Oratório e Vila Prudente?
Jurandir Fernandes: Era final do ano (sobre a
inauguração), depois 25 de Janeiro, Fevereiro, Março…os trens estão
operando a 45 e 50 km/h, já chegou a 80 km/h que é a velocidade limite e
agora estamos fazendo a chamada operação branca…para que o Metrô passe a
operar precisamos ter o certificado de garantia, e um sistemas desses
precisa de no minimo de 300 horas para homologação…provavelmente este
certificado pode sair entre dia 18 e 22 de agosto.
De acordo ainda com o secretário após esta fase, no final de
setembro, a linha deverá operar “full time”. Também esta previsto para
setembro a ligação da nova estação Vila Prudente com o Metrô.
Renato Lobo: Além dos projetos das Linhas 15, 17 e 18, existem novos projetos de monotrilho?
Jurandir Fernandes: O contrato da linha 18 será assinado até o final de agosto. Por enquanto não há previsão de novas linhas de monotrilho.
Renato Lobo: Qual é a previsão de entrega da Linha 13- Jade?
Jurandir Fernandes: Sonhamos tanto com ela para 2014, mas só em 2015. É uma das linhas que mais eu vi na minha vida a burocracia não funcionada.
Neste momento, Jurandir Fernandes conta que pelo fato do ramal ligar
duas cidades, cruzar o rio Tiete, rodovias e beirar o aeroporto, foi
preciso muitas licenças por diferentes órgãos governamentais, explicando
assim o atraso na construção do ramal.
Renato Lobo: Qual é a previsão de entrega para extensão da Linha 9-Esmeralda?
Jurandir Fernandes: primeiro semestre de 2015.
Renato Lobo: Qual é a previsão da entrega da obra do VLT que ligará a cidade de Santos a São Vicente?
Jurandir Fernandes: a segunda composição chega
em setembro e ate o final do ano 4 composições. Houve um atraso por
causa de uma liminar do ministério publico santista que questionou o
traçado da linha. De qualquer maneira a partir de março de 2015 queremos
estar operando comercialmente.
O Secretário também contou que na baixada haverá uma PPP para
escolher uma empresa que tomara conta do sistema de ônibus administrado
pela EMTU, e que a linha de VLT também ficará a cargo desta empresa, e
por consequência fará parte do mesmo sistema.
Renato Lobo: Já existe previsão para o início das obras dos trens regionais?
Jurandir Fernandes: este é o projeto mais
importante do futuro governo…jogamos na lata do lixo 5 anos por fatos
como a prefeitura de Campinas que só queria o TAV (Trem bala). Quando
Geraldo Alckmin assumiu, a nossa proposta era fazer um trem regional
complementar ao Tav. Apareceu um grupo que topou pegar tudo, só que o
projeto deles não era o mesmo do nosso. Então estamos com uma equipe
financiada pela banco mundial que faz estudos de contabilidade para
construir a linha ao lado do leito ferroviário, já que a proposta e usar
o espaço operacional. Estamos na fase de assinatura do conveio com
órgãos de Brasília, já que parte do leito ferroviário é da união. Na
semana passada fizemos a minuta com 15 protocolos de intenção com 15
municípios que abrigaram a linha.
Sobre prazos, o secretário quer lançar o edital do trem regional
ainda em 2014. Jurandir Fernandes afirma que em 4 anos a linha poderá
ser concluída entre São Paulo e Americana, uma vez que deverão ser
usados 96% das áreas existentes e apenas 4% de despropriações.
Renato Lobo: As linhas 19 e 20 voltaram a ser pensadas como obras?
Jurandir Fernandes: Sobre a linha 20
(Lapa-Moema) apareceu uma proposta do setor privador, porem achamos
muito caro a proposta da desapropriação. Pedimos revisão desta linha e
esfriamos um pouco. Há outras prioridades, como o trem regional. No caso
da 19 (Tancredo Neves – Campo belo), podemos atingir o coração de
guarulhos com a linha 2-verde, da Dutra até o centro da cidade. Não
precisaremos esperar até 2030.
Renato Lobo: Qual sua opinião sobre a reivindicação do passe livre para o transporte coletivo?
Jurandir Fernandes: É de uma ingenuidade. Tenho
uma filha de 17 anos que é apaixonada pelo movimento, e eu sou
apaixonado por ela. É um pouco de demagogia. Uma ideologia burguesa
muita pequena. Acho que existem outras situações que antecedem como a
água livre, a tomada livre ou o prato livre. Já se tentou em Bolonha nos
anos 60 e foi uma loucura. A china tentou e parou logo. Tudo tem sua
relação de esforço. Analisando e acompanhado estes casos, o motorista de
carro não migrou para o transporte publico. Quem aderiu foi o jovem,
que largou a bicicleta. Esta havendo uma grande decepção.
Renato Lobo: Qual é a sua opinião sobre a nova lei
que poderá criar a divisão entre mulheres e homens nos carros do Metrô e
da CPTM? (o “vagão rosa”).
Jurandir Fernandes: percebemos que o tipo de
pesquisa induziu algum tipo de valor de adesão. Em um primeiro momento
as mulheres querem o vagão rosa. Quando a questão é discutida a fundo
temos uma inversão. Nem entramos na questão da operacionalidade, que
seria um desastre. Cerca 52% dos usuários são mulheres, ou seja, daria
confusão. Não nos agrada. Esperamos que a sociedade discuta com mais
calma.
Renato Lobo: Qual sua opinião sobre a interatividade
dos usuários no sistema metro-ferroviário? O senhor não teme que a
divulgação de tantas informações pode ampliar a percepção das falhas
pontuais do sistema?
Jurandir Fernandes: a primeira vez que vi isso
fique doido. Sergio Avelleda (ex-presidente do Metrô entre 2011 e 2012 e
da CPTM entre 2006 e 2010) fez com que quebrasse este preconceito. As
pessoas que fazem as criticas querem a melhoria e querem o bem. Temos
que fazer destas pessoas, nossos aliados. Não sabemos ainda lidar melhor
com este tipo de interação. Cada vez mais temos que aproveitar essa
criatividade para aprimorar a comunicação.
Fonte: Via Trolebus
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