Metrô deve concluir projeto funcional de linha entre SP e Cotia até o começo de 2015

Foi lançado no ultimo dia 2 de agosto o edital de licitação para o projeto funcional da ligação metroviária entre São Paulo a Cotia. A empresa vencedora ficará responsável por elaborar o projeto que vai indicar toda a viabilidade técnica.

“A Companhia do Metrô informa que o projeto funcional da Linha 22 (São Paulo – Cotia) foi assinado em agosto 2013 e a previsão de término dos levantamento é entre o final de 2014 e início de 2015.
O projeto funcional constitui a primeira etapa para a definição do traçado de uma linha metroviária. Com base neste projeto será possível saber a previsão de demanda de passageiros, o sistema mais adequado para a operação da linha, o número de estações, a quilometragem e os investimentos necessários para execução da obra.”

Ainda que nesta fase seja indicada o trajeto, o planejamento do Metrô já traz as diretrizes da futura linha, que deve seguir o eixo da rodovia Raposo Tavares. A chamada linha 22 poderá atender a 530 mil pessoas.
São inicialmente previstas 16 estações ao longo da Rodovia Raposo Tavares: Parque Jardim Previdência, Jardim Bonfiglioli, L‟Abitare, Educandário Ester, Monte Belo, Jardim Boa Vista, COHAB Raposo Tavares, Santa Maria, Estrada da Aldeia, Granja Viana, Mesopotâmia, Estrada do Embu, Parque Alexandria, Sabiá, Rotary e Cotia (Centro). È previsto também um pátio de manutenção e estacionamento de trens, ainda sem local definido.

A Linha 22 fará ainda integração com a Linha 4 Amarela em Butantã, e com a linha 9 Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na estação Hebraica-Rebouças.

O projeto funcional dever apontar o modelo de transporte na linha. Jornais locais apontam o monotrilho, como modal mais cotado, entretanto existem rumores em fóruns de discussões especializados que a linha poderá ser servido de metrô convencional. Não existe prazos para inícios das obras.

Fonte: Via Trolebus
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIRETO DO METRÔ

Total de visualizações de página

Posts Populares

Labels

Arquivo do blog

Twitter @movemetropole