Os mais saudosistas sempre dizem que a retirada dos bondes foi sem
sombra de dúvidas um erro. A prova disto é que muitas cidades estão
tocando novos projetos de Veículos Leves Sobre Trilhos, os VLT’s, que
nada mais é que o bom e velho bonde, claro que com algumas atualizações
tecnológicas.
Um dos municípios é Campinas, onde o prefeito Jonas Donizette assinou
na semana passada um financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF)
no valor de R$ 1,2 milhão para viabilizar um projeto de implantação do
VLT. Trata-se de estudos técnicos que devem ser entregues até novembro.
Cabe ressaltar que o novo VLT deve ser completamente diferente do
implantado na década de 1990 e que acabou abandonado e sucateado anos
depois. O novo traçado será entre o Centro e o aeroporto de Viracopos, e
terá integração com um futuro BRT que será construído nos eixos Campo
Grande e Ouro Verde até o Centro. De acordo com estimativas da
Secretaria de Transportes, o novo terminal de passageiros do Aeroporto
Internacional de Viracopos aumentará para 100 mil pessoas a circulação
diária no eixo.
Futuras linhas de VLT
Campinas já pensa em outros três ramais para o VLT. Centro-Barão
Geraldo, Centro-Sousas e um circuito rotatório passando pelo Centro
expandido e interligando com os futuros eixos dos BRTs. O sistema de
transporte sobre trilhos planejado pelo Executivo também servirá para
alimentar o Corredor Noroeste, de transporte metropolitano, e os futuros
corredores do Ouro Verde e do Campo Grande que serão abastecidos pelo
BRT.
VLT dos anos 90 na cidade:
Fonte: Via Trolebus/Correio do Estado
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