O governador Geraldo Alckmin em entrevista ao jornal “Diário do Grande ABC“, afirmou que o contrato de concessão da Linha 18-Bronze deve sair no final do mês:
“A Linha 18 é PPP (Parceira Público-Privada). Obras de R$ 4,2
bilhões, sendo R$ 1,9 bilhão do governo do Estado, R$ 1,9 bilhão do
setor privado e R$ 400 milhões do governo federal. O vencedor é o
Consórcio ABC. Deveremos assinar o contrato até o fim de agosto. A
partir da assinatura começam as desapropriações, que ficarão sob
responsabilidade da iniciativa privada. São 15,7 quilômetros em 13
estações, com 26 trens. Capacidade para 314 mil passageiros ao dia.
Depois de assinarmos, estamos calculando 90 dias para iniciarmos a obra,
ou seja, em meados de dezembro. Tudo foi superado e a obra deve durar
três anos.” - disse Alckmin.
Questionado sobre a eficiência do modal escolhido para o trecho, o monotrilho, Alckmin defendeu o tipo de tecnologia: “Ele
tem três benefícios importantes. Primeiro: ótima capacidade. Cada trem
do monotrilho tira 15 ônibus ao dia. Segundo: qualidade, pois é
silencioso, elétrico e zero poluição. A terceira é por ter menor
desapropriação. Em agosto começa a funcionar o primeiro monotrilho do
País e o maior do mundo: na Vila Prudente até Oratório. Temos de ter
vários modais integrados. O Metrô sairá de São Paulo pela primeira vez.
Existe estudo da Vila Sônia até Taboão da Serra, mas não há licitação.”
O candidato também contou que existem estudos de trazer outro monotrilho para a região do ABC, a linha 17-ouro: “Estamos
fazendo esse levantamento. Diadema integrando com Jabaquara, como
prolongamento. Na realidade, são três estudos bem adiantados. A Linha 4
indo até Taboão da Serra, essa Linha 17 (mencionada), com Diadema na
previsão, e a Linha 5, com Jardim Ângela – hoje ela pára em Capão
Redondo.
Fonte: Via Trolebus
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