quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vídeo mostra detalhes do VLT de Santos

Reportagem do site TV da Obra, especializado na construção civil, mostra detalhes do novo VLT de Santos. O vídeo mostra exemplos de cidade da Europa que usam o meio de transporte. O VLT de Santos vai ligar São vicente até o porto da cidade de Santos em 30 minutos. A previsão é que o trecho seja inaugurado em março de 2015. Cada VLT tem 44 metros com 7 carros (vagão). Serão 22 trens que atenderam a 70 mil usuários por dia.


Fonte: Via Trolebus

OBRAS DE MODERNIZAÇÃO ALTERAM CIRCULAÇÃO NA LINHA 12 HOJE 31/07


Hoje, 31 de julho, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]

Hoje: das 22h  até meia-noite, os trens circulam com maior intervalo, entre as Estações Brás e Calmon Viana da Linha 12 - Safira para a realização de serviços programados de obras de modernização.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

Fonte: CPTM

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Tatuapé ganha nova ciclovia

Como parte do projeto de 400 km de ciclovias da prefeitura de São Paulo, o bairro do Tatuapé foi contemplado com uma via para ciclistas. A Avenida Abel Ferreira esta recebendo a estrutura partindo da Salim Maluf até o cruzamento com a Regente Feijó. O que tudo indica, a ciclovia deve seguir até a avenida Renata.

Sobre esta nova malha de vias para ciclistas, a infraestrutura  prevista para os corredores poderá ser de dois tipos: de alimentação dos terminais ou seguindo o traçado das faixas de ônibus. A proposta dos 400km de rede cicloviária foi construída pelo Departamento de Planejamento Cicloviário da CET, em diálogo com as áreas operacionais da empresa. 

As imagens são de Lucas Chiconi:




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Fonte: Via Trolebus

Linha 12-Safira da CPTM tem problemas na noite desta quarta-feira (30)

Passageiros enfrentaram problemas na Linha 12-Safira da CPTM no final de tarde quarta-feira (30). Em virtude de uma falha em um equipamento de via entre as estações Brás e Tatuapé, a circulação de trens tinha atrasos. A ocorrência teve inicio por volta das 17h00 e foi solucionada por volta de 17h40.

A linha 12 da CPTM liga a estação Brás até Calmon Viana, bairro da cidade de Poa. 

Fonte: Via Trolebus

Recarga do Bilhete Único poderá ser feita dentro dos ônibus de São Paulo

Os novos validadores que deverão ser instalados nos 15.000 ônibus da cidade de São Paulo terão a capacidade de recargar os bilhetes únicos com créditos pré-pagos pela internet, alem de tirar fotos em alta definição de passageiros que utilizam gratuidades como meio de fiscalização. Tudo isto foi possível através de um acordo entre a prefeitura e as empresas de ônibus após a administração municipal ter renovado por mais um ano o contrato de concessão do serviço de transporte.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, a nova licitação do sistema de ônibus paulistano deve ocorrer ainda neste ano. “Estamos aguardando a auditoria. Mas ao mesmo tempo já estamos discutindo o edital para definir como vai ser o transporte coletivo em São Paulo.”. Os novos equipamentos custam entre 5.000 e 5.500 reais e a instalação deve começar em outubro e deve ser concluída em janeiro.

Os novos equipamentos também vão permitir que outras funcionalidades sejam implantadas, como GPS, biometria e coleta de dados. Esta ultima vai ajudar a equipe de planejamento da SPTrans a definir mudanças em partidas e itinerários.

Fonte: Via Trolebus

Prefeitura divulga mapa das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas de São Paulo

Foi divulgado no site da prefeitura de São Paulo um mapa feito no Google Maps que mostra as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas da cidade de São Paulo. As ciclofaixas de lazer não estão nesse mapa, apenas a estrutura permanente.

A capital paulista dispõe de 242,31 km de infraestrutura cicloviária. Também estão implantadas 96 estações de bicicleta pública, que disponibilizam quase mil bicicletas.

Navegue no mapa abaixo:


Visualizar Infraestrutura Cicloviária Permanente da Cidade de São Paulo em um mapa maior

Fonte: Via Trolebus

OBRAS DE MODERNIZAÇÃO ALTERAM CIRCULAÇÃO NAS LINHAS 9 E 12 HOJE 30/07


Hoje, 30 de julho, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]

Hoje: das 22h  até meia-noite, os trens circulam com maior intervalo, entre as Estações Osasco e Grajaú da Linha 9 - Esmeralda para a realização de serviços programados de obras de modernização.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]

Hoje: das 22h  até meia-noite, os trens circulam com maior intervalo, entre as Estações Brás e Calmon Viana da Linha 12 - Safira para a realização de serviços programados de obras de modernização.
 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

Fonte: CPTM

terça-feira, 29 de julho de 2014

Governo anuncia extensão do horário do metrô em jogos às quartas, às 22h

O Governo do Estado de São Paulo concordou em ampliar o horário de funcionamento do metrô da capital paulista em dias de jogos às 22h, às quartas. A medida foi tomada nesta terça-feira, em uma reunião com dirigentes do Corinthians, que fez o pedido ao poder público por conta de problemas que passou no Itaquerão na última semana.

"Havia uma preocupação com todos os jogos. Eles garantiram o metrô até 0h30. Não vai ter custo nenhum para o Corinthians nem para o governo. A preocupação maior era de manutenção. Mas a manutenção na quarta vai começar mais tarde", disse Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians que esteve presente no encontro. 

A medida se aplica a todas as partidas disputadas nos principais estádios da cidade, incluindo Pacaembu, Palestra Itália, Morumbi e Canindé. A ideia é que todo torcedor que entre na estação mais próxima do estádio até 0h30, portanto meia hora depois do apito final, consiga ser atendido em todas as linhas. O tempo foi determinado a partir da experiência da Copa do Mundo, em que o Itaquerão pôde ser evacuado dentro desse horário.

De acordo com o que foi divulgado, só as estações que atendem os estádios ficarão abertas por mais tempo. No caso do Itaquerão, por exemplo, são as estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim. Quem entrar no metrô, porém, terá acesso a todas as baldeações possíveis. O Pacaembu será atendido na estação Clínicas; o Palestra na Palmeiras-Barra Funda; o Canindé na Portuguesa-Tietê e o Morumbi na Butantã. 

Quem não conseguir chegar ao transporte até meia hora depois do apito final ainda poderá se locomover com os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que funcionam até 0h50. O próximo passo, segundo os dirigentes corintianos, é conversar com a Prefeitura de São Paulo para estender também o funcionamento das linhas de ônibus. 

Além de Andrés, Mário Gobbi, atual presidente, representou o Corinthians. O Governo, por sua vez, tinha Júlio Semeghini, secretário de planejamento; e Jurandir Fernandes, secretário de transportes metropolitanos - o governador Geraldo Alckmin alegou um compromisso e não compareceu. Luiz Antonio Carvalho Pacheco, presidente do Metrô, também esteve presente. 

Fonte: UOL

OBRAS DE MODERNIZAÇÃO ALTERAM CIRCULAÇÃO NAS LINHAS 9 E 12 HOJE 29/07

Hoje, 29 de julho, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:































Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú] 









































Hoje: das 22h  até meia-noite, os trens circulam com maior intervalo, entre as Estações Osasco e Grajaú da Linha 9 - Esmeralda para a realização de serviços programados de obras de modernização.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana] 

Hoje: das 22h  até meia-noite, os trens circulam com maior intervalo, entre as Estações Brás e Calmon Viana da Linha 12 - Safira para a realização de serviços programados de obras de modernização.
 










Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.









































Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.





















Fonte: CPTM

Bairros mais carentes acabam dependendo só de cooperativas para o transporte público

Cooperativas acabam sendo única opção de transporte público em regiões mais afastadas, como para a área de Engenheiro Marsilac, no extremo Sul de São Paulo. Papel no atendimento à população mais carente é importante, mas alguns bairros necessitam de sistemas com capacidade maior.

Bairros mais carentes têm cooperativas como única opção de transporte
Proporcionalmente, com menos veículos e linhas menores, cooperados acabam transportando mais passageiros

ADAMO BAZANI – CBN
Do total de 1 bilhão 418 milhões 292 mil e 876 passageiros transportados de janeiro a junho deste ano no sistema municipal de ônibus de São Paulo, de acordo com os indicadores da SPTrans, 618 milhões 196 mil 664 foram atendidos pelo subsistema local, ou seja, pelas cooperativas de transporte coletivo.

Regulamentadas em 2003, na gestão da prefeita Marta Suplicy, quando o atual secretário de transportes, Jilmar Tatto, ocupava a mesma pasta na prefeitura, algumas cooperativas de São Paulo hoje têm frota e número de passageiros superior ao de muitas empresas de ônibus e ter um veículo em cooperativa significa muitas vezes operação exclusiva.

Em diversos bairros, especialmente os mais carentes, a única forma de transporte público é a oferecida pelas cooperativas.

Exemplo é a região de Engenheiro Marsilac, extremo sul da Capital Paulista, a mais pobre da cidade, de acordo com o censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2010.

O presidente da FECOOTRANSP – Federação das Cooperativas de Transporte do Estado de São Paulo, Paulo Sirqueira, em nota, cita a linha que vai até o Terminal Varginha como um dos exemplos.

“Hoje temos, por exemplo, uma linha na região que leva os moradores para um importante terminal permitindo que se desloquem para outras regiões da cidade com agilidade e segurança. A linha 6L01-10 Marsilac – Terminal Varginha é um exemplo da nossa preocupação com a mobilidade urbana dos moradores de bairros de baixa renda da cidade. O passageiro sabe que pode confiar no nosso trabalho, pois é nítida a qualidade e continuidade do serviço. Hoje percebemos um movimento sadio na cultura das pessoas que estão deixando seus carros na garagem e utilizando o ônibus. Não é por acaso que as cooperativas são a força do transporte principalmente, nos bairros mais distantes do centro ” – disse o representante das cooperativas.

Já as empresas de ônibus transportaram no primeiro semestre 800 milhões e 96 mil 212 passageiros.
Na prática, elas atendem pouco mais da metade dos passageiros em São Paulo, quase havendo um equilíbrio na demanda.

Em relação à frota, as companhias de ônibus possuem 8 mil 736 veículos e as cooperativas têm 5 mil 991 ônibus, boa parte micros.

Proporcionalmente, entretanto, as cooperativas acabam atendendo mais passageiros com menos ônibus.
As empresas transportam 1,2 passageiro em relação a cada passageiro de cooperativa, mas para isso, precisam oferecer 1,45 ônibus para cada veículo das associações.

Além disso, boa parte das linhas das cooperativas é menor que a dos ônibus, o que explica o fato de os micros transportarem mais passageiros proporcionalmente, fazendo mais viagens, apesar de cada veículo ter capacidade menor.

No entanto, a remuneração por passageiro varia.

A importância dos transportes do trabalho das cooperativas não pode ser deixada de lado, atendendo a locais muitas vezes que não são de interesse das empresas. Mas, de acordo com especialistas, alguns bairros já possuem demandas que justifiquem uma oferta de veículos de mais capacidade e ligações com maior extensão. Além disso, a proporção entre a oferta de veículos e serviços e a quantidade de passageiros atendida também divide opiniões.

O seccionamento de linhas feito pela atual gestão de Fernando Haddad ao mesmo tempo que racionalizou o sistema e evitou sobreposições também foi na contramão desta necessidade.

Hoje, muitas linhas maiores foram reduzidas colocando quase forçosamente os passageiros em terminais locais ou estações de trem e metrô.

Este modelo acaba beneficiando as cooperativas.

As baldeações nunca agradaram os passageiros, mesmo em alguns casos, representando economia de tempo. Mas para que um seccionamento de linhas seja eficaz é necessário que o sistema flua bem e para isso, os espaços exclusivos para ônibus são essenciais.

Não adianta nada o passageiro fazer uma viagem rápida numa ponta de seu percurso sendo depois obrigado a esperar mais de 30 minutos o outro ônibus que está preso num congestionamento.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Fonte: Blog Ponto de Ônibus


Vídeo mostra detalhes na expansão da Linha 4 para Taboão da Serra

Em fase de projeto básico com previsão de conclusão para a metade do ano que vem, a Linha 4-Amarela deve chegar ao município de Taboão da Serra. O governo do estado trabalha com a expectativa que a obra seja entregue entre 2017 e 2018. Entre as estações Vila Sonia, prevista para ser entregue em 2016 e a estação Largo do Taboão, esta prevista uma para intermediária chamada “Chácara do Jockey”, que deverá ficar no viaduto da Fco. Morato com Monsenhor Manfredo Leite. 

Atualmente a Linha 4 esta na sua segunda fase com previsão de entrega da primeira estação deste segmento, a Fradique Coutinho, em setembro deste ano. Posteriormente serão abertas ao público as estações Higienopolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sonia.

Confira o vídeo que mostra alguns detalhes da terceira fase do ramal:
Fonte: Via Trolebus

segunda-feira, 28 de julho de 2014

São Paulo recebe 2,9 quilômetros de faixas exclusivas nesta segunda, 28

São Paulo recebe mais 2,9 km de faixas exclusivas nesta segunda-feira, dia 28. Espaços são na Avenida Vila Ema e na Avenida Aricanduva
ADAMO BAZANI – CBN

A cidade de São Paulo conta a partir desta segunda-feira, dia 28 de julho de 2014, mais dois quilômetros e novecentos metros de faixas exclusivas para ônibus à direita das vias.

O maior espaço é na Avenida Vila Ema, na zona Sudeste, entre a rua Francisco Fett e a rua Domingos Afonso.

O trecho é de dois quilômetros e trezentos metros e a operação é no sentido centro, de segunda a sexta-feira, das seis da manhã às nove horas da manhã.

De acordo com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, neste local passam por dia útil 10 linhas de ônibus que atendem a 107 mil passageiros.

Já na Avenida Aricanduva, são seiscentos metros de faixas exclusivas entre a Rua Júlio Colaço e a Radial Leste (Avenida Conde de Frontin), na Zona Leste da cidade.

O funcionamento é no sentido centro, de segunda a sexta-feira, das seis horas da manhã até às oito horas da noite.

Segundo a CET, neste trecho da Aricanduva passam 13 linhas de ônibus que transportam por dia 164 mil passageiros por dia útil.

Com a implantação destas novas faixas, foram criados 344 quilômetros e 700 metros deste tipo de espaço exclusivo para ônibus desde janeiro de 2013. Antes, a cidade tinha 105 quilômetros de faixas, hoje totalizando cerca de 450 quilômetros.

Já o total de corredores permanece praticamente inalterado, com 120 quilômetros, sendo que boa parte não oferecem prioridade de fato aos ônibus, se limitando a faixas do lado esquerdo da via e possibilitando invasão por parte de outros veículos.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Novo acesso na integração das estações Paulista e Consolação fica para 2015


Você já passou pela integração das estações Paulista e Consolação em horário de pico? Na certa deve ter visto muita gente andando em marcha lenta, afinal 24 mil pessoas passam por hora em um túnel que liga as duas estações. A secretaria de transportes metropolitanos informa que a construção de um novo túnel para aliviar a chamada “marchas dos pinguins”, como se referiu um ex presidente do Metrô, deve chegar só no ano que vem.

De acordo com o jornal Agora, o governo teria prometido a solução para 2013. Por hora, deve ser aberto um novo acesso pela rua Bela Cintra. Já sobre a nova ligação, trata-se de um túnel que deve sair da plataforma da estação Paulista da Linha 4 amarela rumo as esteiras rolantes.

De acordo com a secretaria de transportes metropolitanos, a obra sera feita pela Viaquatro, e que essa demora se justifica por estudos no solo.

Fonte: Via Trolebus

7 cenas que você não vai mais ver no transporte público de SP

Recordar é viver. Separamos aqui algumas imagens que fizeram parte do transporte público na cidade de São Paulo. Viaje conosco:

1# Ônibus fofão

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O Fofão foi uma tentativa mal sucedida de se ter ônibus de dois andares na cidade de São Paulo. O então prefeito Jânio Quadros, grande admirador da cidade de Londres, encomendou à então Compania Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) que desenvolvesse um protótipo, que por fim foi apresentado no final do ano de 1987, mas pela falta de capacidade técnica, acabou sendo repassado à encarroçadora Thanco.

2# Frota Cobrasma do Metrô

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Recentemente o Metrô enviou o último trem da frota C – Cobrasma para a modernização. As composições antigas cada vez mais serão raras, já que a companhia está modernizando os trens.

3# Trólebus na zona norte

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Momento da inauguração da primeira linha de trólebus na Avenida Leôncio de Magalhães. Os ônibus elétricos rodaram na zona norte até 2002.

4# Trem para Santos

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Já imaginou descer a serra de trem rumo ao litoral? Sim, era possível e existiam dois caminhos. Por Paranapiacaba usando os trilhos da Linha 10, ou então pelo ramal Mairinque-Santos, usando a via da Linha 9-Esmeralda. Existem planos para volta do trem para Santos, porem ainda só na promessa.

5# Pingentes em trens

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Nos anos 90 até meados da década passada era possível ver passageiros pendurados viajando nas composições da CPTM.

6# Bonde em São Paulo

Bonde circula por SP em 1966

Durante décadas, mais precisamente entre 1871 (tração animal) até a meados de 1960, os bondes circularam na capital paulista, mas o “progresso” do transporte individual acabou por tirar este tipo de modal das ruas, e São Paulo que tinha uma estrutura completa do que poderia ser hoje uma rede de VLt’s ficou a ver navios e congestionamentos.

7# Trólebus em Santo Amaro

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Imagem de Norberto Pollak

Os bairros de Santo Amaro, Pinheiros, Butantã e Jardins já tiveram linhas de trólebus. As redes foram suprimidas entre 2003 e 2004.

Fonte: Via Trolebus

OBRAS DE MODERNIZAÇÃO ALTERAM CIRCULAÇÃO NA LINHA 9 HOJE 28/07

Hoje, 28 de julho, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú] 

Hoje: das 22h  até meia-noite, os trens circulam com maior intervalo, entre as Estações Osasco e Grajaú da Linha 9 - Esmeralda para a realização de serviços programados de obras de modernização.
 
Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

Fonte: CPTM

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Antigas estações de trem sofrem com abandono e vandalismo em SP

Em Guaianases, prédio foi pichado e é ponto de assaltos no bairro. Subprefeitura afirma que vai realizar mutirão de limpeza

A antiga estação de trens de Guaianses, na Zona Leste de São Paulo, tem sido alvo de vandalismo e um ponto de insegurança para moradores da região. O espaço é utilizado como local de passagem para quem mora no bairro.  "Vive assim, fica aí para os noias", afirma uma moradora da região.

ambém na Zona Leste, a antiga Estação Vila Matilde virou um depóstio de móveis usados. "Podiam por uma instituição beneficente. Seria bom para o povo", afirma o conferente Alaor de Castro. Para o atendente Renan Bento, o prédio é grande e poderia ter utilidade.

A CPTM disse em nota que cedeu os prédios à Prefeitura de São Paulo em 2005. A Subprefeitura de Guaianases mandou uma nota informando que há um projeto de criação de praça de atendimento da subprefeitura. Nos próximos meses deve ser feito um mutirão de limpeza. O mesmo deverá ocorrer com o prédio da Estação Vila Matilde.

Fonte: G1

Estação Adolfo Pinheiro inicia em agosto operação total

Após quase seis meses da inauguração e de testes, parada da Linha 5-Lilás do Metrô vai funcionar em horário comercial pleno.
 
Quase seis meses após a inauguração, a Estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás do Metrô, vai passar a funcionar em horário comercial pleno a partir do próximo dia 4 de agosto, a primeira segunda-feira do mês. Os trens vão circular na estação das 4h40 à  meia-noite, de domingo à  sexta, e até a 1h, aos sábados. A previsão é de que 14 mil passageiros utilizem a parada diariamente.

Após sucessivos atrasos, a estação foi inaugurada, ainda incompleta, no dia 12 de fevereiro, quase dois anos e meio depois da última entrega de estações no sistema metroviário de São Paulo. Nos primeiros dias, a parada funcionou das 10h às 15h e depois passou a operar no intervalo entre 9h e 16h. Segundo a assessoria do Metrô, o avanço progressivo do horário de funcionamento se deu porque a estação estava em fase de testes e de visitação.

As obras de construção começaram em agosto de 2009. Em dezembro de 2013, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) havia afirmado que a parada abriria em janeiro deste ano. No mês seguinte, passou a dizer que a cerimônia ocorreria no dia 1º de fevereiro. Contudo, faltando um dia para essa data, o Metrô adiou a abertura, alegando exigências adicionais de segurança do Corpo de Bombeiros. As recomendações nunca foram divulgadas. Com Adolfo Pinheiro, o Metrô paulistano passou a ter 75,5 km de comprimento e 65 estações.

Fonte: Estadão
 

Metrô terá operação especial para jogo entre Corinthians e Palmeiras

Partida no domingo começa às 16h, em Itaquera. Composições reservas serão usadas antes e depois do jogo.

O Metrô anunciou operação especial para o jogo entre Corinhians e Palmeiras que acontece neste domingo (27), na Arena Corinthians, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Segundo a companhia, o número de trens em operação nas horas que antecedem ao jogo vai ser ampliado. O jogo começa às 16h.

Na saída da partida, por volta de 18h, composições reservas poderão ser utilizadas na Linha 3-Vermelha. Segundo a empresa, o intervalo médio previsto entre um trem e outro será de 3 minutos.

A passarela de acesso à estação Corinhians-Itaquera estará liberada durante todo o domingo tanto para a entrada na estação quanto para deixar o local.

Fonte: G1

Trem vazio descarrila e prejudica circulação na Linha 11-Coral da CPTM

Composição manobrava entre Brás e Tatuapé quando o problema ocorreu. Incidente tinha reflexo na Linha 12- Safira.

Um trem vazio descarrilou e prejudicava a circulação na Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no início da manhã desta sexta-feira (25). A Linha 12-Safira também tem reflexos.

A composição manobrava entre Brás e Tatuapé, por volta das 5h30, quando problema ocorreu. Às 7h, a via foi desobstruída, porém, o sistema continua apresentando lentidão.

Os trens continuavam a circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre Luz e Estudantes. As plataformas da estação Guaianazes estavam lotadas. Os funcionários da CPTM restringiam a entrada dos passageiros na estação para evitar a superlotação, como informou o Bom Dia São Paulo. 

A Linha 12-Safira apresentava lentidão entre as estações Brás e Calmon Viana. Não há previsão para normalização do sistema.

Fonte: G1

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Linha 4 - Amarela: operação especial neste final de semana

Os passageiros que forem utilizar as estações da Linha 4-Amarela de metrô neste sábado, dia 26, e no domingo, dia 27, devem ficar atentos às mudanças na operação.

No sábado, a partir das 18 horas até o final da operação comercial (1h00 da manhã), o embarque e o desembarque de passageiros serão feitos na mesma plataforma na estação Paulista, tanto com destino à estação Butantã como à Luz. Com a operação diferenciada, os trens vão circular com intervalos maiores.

Para orientar os passageiros, avisos sonoros vão indicar o destino de cada trem que chega à plataforma. As demais estações da Linha 4-Amarela (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, República e Luz) vão operar normalmente neste sábado.

Funcionamento no domingo

No domingo, dia 27, as estações República e Luz da Linha 4-Amarela ficarão fechadas durante o horário operacional (das 4h40 à meia-noite) para execução de obras na futura estação Higienópolis-Mackenzie, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo. As estações República, da Linha 3-Vermelha, e Luz, da Linha 1-Azul, do Metrô funcionam normalmente. A operação nas demais estações da Linha 4-Amarela, no trecho entre as estações Paulista-Butantã, será normal.

A ViaQuatro, concessionária da Linha 4-Amarela, orienta os passageiros a utilizarem o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros e Faria Lima com destino às estações República e Luz devem desembarcar em Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde.

Já os passageiros que estiverem na estação Luz devem utilizar a integração com a Linha 1-Azul do Metrô. Quem estiver na estação República pode fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô para prosseguir sua viagem pelo sistema.

Nos dois dias, se as atividades terminarem antes do término da operação comercial, a operação normal será retomada.

Obras

Desde setembro de 2013, durante alguns finais de semana, as estações da Linha 4-Amarela operam de forma diferenciada para a execução das obras da Fase II, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). As atividades são para construção de cinco novas estações: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Com a operação diferenciada neste fim de semana, a orientação aos usuários será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, banners, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores do circuito fechado de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h. Os passageiros também podem utilizar o Fale Conosco no endereço http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Fonte: Via Quatro