quinta-feira, 31 de julho de 2014
Vídeo mostra detalhes do VLT de Santos
Reportagem do site TV da Obra, especializado na construção civil, mostra
detalhes do novo VLT de Santos. O vídeo mostra exemplos de cidade da
Europa que usam o meio de transporte. O VLT de Santos vai ligar São
vicente até o porto da cidade de Santos em 30 minutos. A previsão é que o
trecho seja inaugurado em março de 2015. Cada VLT tem 44 metros com 7
carros (vagão). Serão 22 trens que atenderam a 70 mil usuários por dia.
Fonte: Via Trolebus
Fonte: Via Trolebus
OBRAS DE MODERNIZAÇÃO ALTERAM CIRCULAÇÃO NA LINHA 12 HOJE 31/07
Hoje, 31 de julho, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:
Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]
Hoje: das 22h até meia-noite, os trens circulam com maior intervalo, entre as Estações Brás e Calmon Viana da Linha 12 - Safira para a realização de serviços programados de obras de modernização.
Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.
Fonte: CPTM
quarta-feira, 30 de julho de 2014
Tatuapé ganha nova ciclovia
Como parte do projeto de 400 km de ciclovias da prefeitura de São
Paulo, o bairro do Tatuapé foi contemplado com uma via para ciclistas. A
Avenida Abel Ferreira esta recebendo a estrutura partindo da Salim
Maluf até o cruzamento com a Regente Feijó. O que tudo indica, a
ciclovia deve seguir até a avenida Renata.
Sobre esta nova malha de vias para ciclistas, a infraestrutura
prevista para os corredores poderá ser de dois tipos: de alimentação
dos terminais ou seguindo o traçado das faixas de ônibus. A proposta dos
400km de rede cicloviária foi construída pelo Departamento de
Planejamento Cicloviário da CET, em diálogo com as áreas operacionais da
empresa.
As imagens são de Lucas Chiconi:
Fonte: Via Trolebus
Linha 12-Safira da CPTM tem problemas na noite desta quarta-feira (30)
Passageiros enfrentaram problemas na Linha 12-Safira da CPTM no final
de tarde quarta-feira (30). Em virtude de uma falha em um equipamento
de via entre as estações Brás e Tatuapé, a circulação de trens tinha
atrasos. A ocorrência teve inicio por volta das 17h00 e foi solucionada
por volta de 17h40.
A linha 12 da CPTM liga a estação Brás até Calmon Viana, bairro da cidade de Poa.
Fonte: Via Trolebus
Recarga do Bilhete Único poderá ser feita dentro dos ônibus de São Paulo
Os novos validadores que deverão ser instalados nos 15.000 ônibus da
cidade de São Paulo terão a capacidade de recargar os bilhetes únicos
com créditos pré-pagos pela internet, alem de tirar fotos em alta
definição de passageiros que utilizam gratuidades como meio de
fiscalização. Tudo isto foi possível através de um acordo entre a
prefeitura e as empresas de ônibus após a administração municipal ter
renovado por mais um ano o contrato de concessão do serviço de
transporte.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, a
nova licitação do sistema de ônibus paulistano deve ocorrer ainda neste
ano. “Estamos aguardando a auditoria. Mas ao mesmo tempo já estamos
discutindo o edital para definir como vai ser o transporte coletivo em
São Paulo.”. Os novos equipamentos custam entre 5.000 e 5.500 reais e a
instalação deve começar em outubro e deve ser concluída em janeiro.
Os novos equipamentos também vão permitir que outras funcionalidades
sejam implantadas, como GPS, biometria e coleta de dados. Esta ultima
vai ajudar a equipe de planejamento da SPTrans a definir mudanças em
partidas e itinerários.
Fonte: Via Trolebus
Prefeitura divulga mapa das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas de São Paulo
Foi divulgado no site da prefeitura de São Paulo um mapa feito no
Google Maps que mostra as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas da cidade
de São Paulo. As ciclofaixas de lazer não estão nesse mapa, apenas a
estrutura permanente.
A capital paulista dispõe de 242,31 km de infraestrutura cicloviária.
Também estão implantadas 96 estações de bicicleta pública, que
disponibilizam quase mil bicicletas.
Navegue no mapa abaixo:
Visualizar Infraestrutura Cicloviária Permanente da Cidade de São Paulo em um mapa maior
Fonte: Via Trolebus
OBRAS DE MODERNIZAÇÃO ALTERAM CIRCULAÇÃO NAS LINHAS 9 E 12 HOJE 30/07
Hoje, 30 de julho, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:
Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]
Hoje: das 22h até meia-noite, os trens circulam com maior intervalo, entre as Estações Osasco e Grajaú da Linha 9 - Esmeralda para a realização de serviços programados de obras de modernização.
Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]
Hoje: das 22h até meia-noite, os trens circulam com maior intervalo, entre as Estações Brás e Calmon Viana da Linha 12 - Safira para a realização de serviços programados de obras de modernização.
Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.
Fonte: CPTM
terça-feira, 29 de julho de 2014
Governo anuncia extensão do horário do metrô em jogos às quartas, às 22h
O Governo do Estado de São Paulo concordou em ampliar o horário de
funcionamento do metrô da capital paulista em dias de jogos às 22h, às
quartas. A medida foi tomada nesta terça-feira, em uma reunião com
dirigentes do Corinthians, que fez o pedido ao poder público por conta
de problemas que passou no Itaquerão na última semana.
"Havia
uma preocupação com todos os jogos. Eles garantiram o metrô até 0h30.
Não vai ter custo nenhum para o Corinthians nem para o governo. A
preocupação maior era de manutenção. Mas a manutenção na quarta vai
começar mais tarde", disse Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians
que esteve presente no encontro.
A medida se aplica a todas as
partidas disputadas nos principais estádios da cidade, incluindo
Pacaembu, Palestra Itália, Morumbi e Canindé. A ideia é que todo
torcedor que entre na estação mais próxima do estádio até 0h30, portanto
meia hora depois do apito final, consiga ser atendido em todas as
linhas. O tempo foi determinado a partir da experiência da Copa do
Mundo, em que o Itaquerão pôde ser evacuado dentro desse horário.
De acordo com o que foi divulgado, só as estações que atendem os
estádios ficarão abertas por mais tempo. No caso do Itaquerão, por
exemplo, são as estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim. Quem entrar
no metrô, porém, terá acesso a todas as baldeações possíveis. O
Pacaembu será atendido na estação Clínicas; o Palestra na
Palmeiras-Barra Funda; o Canindé na Portuguesa-Tietê e o Morumbi na
Butantã.
Quem não conseguir chegar ao transporte até meia hora
depois do apito final ainda poderá se locomover com os trens da CPTM
(Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que funcionam até 0h50. O
próximo passo, segundo os dirigentes corintianos, é conversar com a
Prefeitura de São Paulo para estender também o funcionamento das linhas
de ônibus.
Além de Andrés, Mário Gobbi, atual presidente,
representou o Corinthians. O Governo, por sua vez, tinha Júlio
Semeghini, secretário de planejamento; e Jurandir Fernandes, secretário
de transportes metropolitanos - o governador Geraldo Alckmin alegou um
compromisso e não compareceu. Luiz Antonio Carvalho Pacheco, presidente
do Metrô, também esteve presente.
Fonte: UOL
OBRAS DE MODERNIZAÇÃO ALTERAM CIRCULAÇÃO NAS LINHAS 9 E 12 HOJE 29/07
Hoje, 29 de julho, a CPTM [Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em algumas de
suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em
trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua
viagem:
Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]
Hoje: das 22h até meia-noite, os trens circulam com maior intervalo, entre as
Estações Osasco e Grajaú da Linha 9 - Esmeralda para a realização de
serviços programados de obras de modernização.
Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]
Desafio: a
CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo
simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As
ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor
movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.
Em
caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à
disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800-
0550121.
Fonte: CPTM
Bairros mais carentes acabam dependendo só de cooperativas para o transporte público
Cooperativas acabam sendo única opção de transporte público em regiões
mais afastadas, como para a área de Engenheiro Marsilac, no extremo Sul
de São Paulo. Papel no atendimento à população mais carente é
importante, mas alguns bairros necessitam de sistemas com capacidade
maior.
Bairros mais carentes têm cooperativas como única opção de transporte
Proporcionalmente, com menos veículos e linhas menores, cooperados acabam transportando mais passageiros
Proporcionalmente, com menos veículos e linhas menores, cooperados acabam transportando mais passageiros
ADAMO BAZANI – CBN
Do total de 1 bilhão 418 milhões 292 mil e 876 passageiros transportados de janeiro a junho deste ano no sistema municipal de ônibus de São Paulo, de acordo com os indicadores da SPTrans, 618 milhões 196 mil 664 foram atendidos pelo subsistema local, ou seja, pelas cooperativas de transporte coletivo.
Regulamentadas em 2003, na gestão da prefeita Marta Suplicy, quando o atual secretário de transportes, Jilmar Tatto, ocupava a mesma pasta na prefeitura, algumas cooperativas de São Paulo hoje têm frota e número de passageiros superior ao de muitas empresas de ônibus e ter um veículo em cooperativa significa muitas vezes operação exclusiva.
Em diversos bairros, especialmente os mais carentes, a única forma de transporte público é a oferecida pelas cooperativas.
Exemplo é a região de Engenheiro Marsilac, extremo sul da Capital Paulista, a mais pobre da cidade, de acordo com o censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2010.
O presidente da FECOOTRANSP – Federação das Cooperativas de Transporte do Estado de São Paulo, Paulo Sirqueira, em nota, cita a linha que vai até o Terminal Varginha como um dos exemplos.
“Hoje temos, por exemplo, uma linha na região que leva os moradores para um importante terminal permitindo que se desloquem para outras regiões da cidade com agilidade e segurança. A linha 6L01-10 Marsilac – Terminal Varginha é um exemplo da nossa preocupação com a mobilidade urbana dos moradores de bairros de baixa renda da cidade. O passageiro sabe que pode confiar no nosso trabalho, pois é nítida a qualidade e continuidade do serviço. Hoje percebemos um movimento sadio na cultura das pessoas que estão deixando seus carros na garagem e utilizando o ônibus. Não é por acaso que as cooperativas são a força do transporte principalmente, nos bairros mais distantes do centro ” – disse o representante das cooperativas.
Já as empresas de ônibus transportaram no primeiro semestre 800 milhões e 96 mil 212 passageiros.
Na prática, elas atendem pouco mais da metade dos passageiros em São Paulo, quase havendo um equilíbrio na demanda.
Em relação à frota, as companhias de ônibus possuem 8 mil 736 veículos e as cooperativas têm 5 mil 991 ônibus, boa parte micros.
Proporcionalmente, entretanto, as cooperativas acabam atendendo mais passageiros com menos ônibus.
As empresas transportam 1,2 passageiro em relação a cada passageiro de cooperativa, mas para isso, precisam oferecer 1,45 ônibus para cada veículo das associações.
Além disso, boa parte das linhas das cooperativas é menor que a dos ônibus, o que explica o fato de os micros transportarem mais passageiros proporcionalmente, fazendo mais viagens, apesar de cada veículo ter capacidade menor.
No entanto, a remuneração por passageiro varia.
A importância dos transportes do trabalho das cooperativas não pode ser deixada de lado, atendendo a locais muitas vezes que não são de interesse das empresas. Mas, de acordo com especialistas, alguns bairros já possuem demandas que justifiquem uma oferta de veículos de mais capacidade e ligações com maior extensão. Além disso, a proporção entre a oferta de veículos e serviços e a quantidade de passageiros atendida também divide opiniões.
O seccionamento de linhas feito pela atual gestão de Fernando Haddad ao mesmo tempo que racionalizou o sistema e evitou sobreposições também foi na contramão desta necessidade.
Hoje, muitas linhas maiores foram reduzidas colocando quase forçosamente os passageiros em terminais locais ou estações de trem e metrô.
Este modelo acaba beneficiando as cooperativas.
As baldeações nunca agradaram os passageiros, mesmo em alguns casos, representando economia de tempo. Mas para que um seccionamento de linhas seja eficaz é necessário que o sistema flua bem e para isso, os espaços exclusivos para ônibus são essenciais.
Não adianta nada o passageiro fazer uma viagem rápida numa ponta de seu percurso sendo depois obrigado a esperar mais de 30 minutos o outro ônibus que está preso num congestionamento.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Vídeo mostra detalhes na expansão da Linha 4 para Taboão da Serra
Em fase de projeto básico com previsão de
conclusão para a metade do ano que vem, a Linha 4-Amarela deve chegar ao
município de Taboão da Serra. O governo do estado trabalha com a
expectativa que a obra seja entregue entre 2017 e 2018. Entre as
estações Vila Sonia, prevista para ser entregue em 2016 e a estação
Largo do Taboão, esta prevista uma para intermediária chamada “Chácara
do Jockey”, que deverá ficar no viaduto da Fco. Morato com Monsenhor
Manfredo Leite.
Atualmente a Linha 4 esta na sua segunda fase com previsão de entrega
da primeira estação deste segmento, a Fradique Coutinho, em setembro
deste ano. Posteriormente serão abertas ao público as estações
Higienopolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sonia.
Confira o vídeo que mostra alguns detalhes da terceira fase do ramal:
segunda-feira, 28 de julho de 2014
São Paulo recebe 2,9 quilômetros de faixas exclusivas nesta segunda, 28
São Paulo recebe mais 2,9 km de faixas exclusivas nesta segunda-feira, dia 28.
Espaços são na Avenida Vila Ema e na Avenida Aricanduva
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade de São Paulo conta a partir desta segunda-feira, dia 28 de
julho de 2014, mais dois quilômetros e novecentos metros de faixas
exclusivas para ônibus à direita das vias.
O maior espaço é na Avenida Vila Ema, na zona Sudeste, entre a rua Francisco Fett e a rua Domingos Afonso.
O trecho é de dois quilômetros e trezentos metros e a operação é no
sentido centro, de segunda a sexta-feira, das seis da manhã às nove
horas da manhã.
De acordo com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, neste local
passam por dia útil 10 linhas de ônibus que atendem a 107 mil
passageiros.
Já na Avenida Aricanduva, são seiscentos metros de faixas exclusivas
entre a Rua Júlio Colaço e a Radial Leste (Avenida Conde de Frontin), na
Zona Leste da cidade.
O funcionamento é no sentido centro, de segunda a sexta-feira, das seis horas da manhã até às oito horas da noite.
Segundo a CET, neste trecho da Aricanduva passam 13 linhas de ônibus que transportam por dia 164 mil passageiros por dia útil.
Com a implantação destas novas faixas, foram criados 344 quilômetros e
700 metros deste tipo de espaço exclusivo para ônibus desde janeiro de
2013. Antes, a cidade tinha 105 quilômetros de faixas, hoje totalizando
cerca de 450 quilômetros.
Já o total de corredores permanece praticamente inalterado, com 120
quilômetros, sendo que boa parte não oferecem prioridade de fato aos
ônibus, se limitando a faixas do lado esquerdo da via e possibilitando
invasão por parte de outros veículos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Novo acesso na integração das estações Paulista e Consolação fica para 2015
Você já passou pela integração das estações Paulista e Consolação em
horário de pico? Na certa deve ter visto muita gente andando em marcha
lenta, afinal 24 mil pessoas passam por hora em um túnel que liga as
duas estações. A secretaria de transportes metropolitanos informa que a
construção de um novo túnel para aliviar a chamada “marchas dos
pinguins”, como se referiu um ex presidente do Metrô, deve chegar só no
ano que vem.
De acordo com o jornal Agora, o governo teria prometido a solução
para 2013. Por hora, deve ser aberto um novo acesso pela rua Bela
Cintra. Já sobre a nova ligação, trata-se de um túnel que deve sair da
plataforma da estação Paulista da Linha 4 amarela rumo as esteiras
rolantes.
De acordo com a secretaria de transportes metropolitanos, a obra sera
feita pela Viaquatro, e que essa demora se justifica por estudos no
solo.
Fonte: Via Trolebus
7 cenas que você não vai mais ver no transporte público de SP
Recordar é viver. Separamos aqui algumas imagens que fizeram parte do transporte público na cidade de São Paulo. Viaje conosco:
1# Ônibus fofão
O Fofão foi uma tentativa mal sucedida de se ter ônibus de dois
andares na cidade de São Paulo. O então prefeito Jânio Quadros, grande
admirador da cidade de Londres, encomendou à então Compania Municipal de
Transporte Coletivo (CMTC) que desenvolvesse um protótipo, que por fim
foi apresentado no final do ano de 1987, mas pela falta de capacidade
técnica, acabou sendo repassado à encarroçadora Thanco.
2# Frota Cobrasma do Metrô
Recentemente o Metrô enviou o último trem da frota C – Cobrasma para a
modernização. As composições antigas cada vez mais serão raras, já que a
companhia está modernizando os trens.
3# Trólebus na zona norte
Momento da inauguração da primeira linha de trólebus na Avenida
Leôncio de Magalhães. Os ônibus elétricos rodaram na zona norte até
2002.
4# Trem para Santos
Já imaginou descer a serra de trem rumo ao litoral? Sim, era possível
e existiam dois caminhos. Por Paranapiacaba usando os trilhos da Linha
10, ou então pelo ramal Mairinque-Santos, usando a via da Linha
9-Esmeralda. Existem planos para volta do trem para Santos, porem ainda
só na promessa.
5# Pingentes em trens
Nos anos 90 até meados da década passada era possível ver passageiros pendurados viajando nas composições da CPTM.
6# Bonde em São Paulo
Durante décadas, mais precisamente entre 1871 (tração animal) até a
meados de 1960, os bondes circularam na capital paulista, mas o
“progresso” do transporte individual acabou por tirar este tipo de modal
das ruas, e São Paulo que tinha uma estrutura completa do que poderia
ser hoje uma rede de VLt’s ficou a ver navios e congestionamentos.
7# Trólebus em Santo Amaro
Os bairros de Santo Amaro, Pinheiros, Butantã e Jardins já tiveram linhas de trólebus. As redes foram suprimidas entre 2003 e 2004.
Fonte: Via Trolebus
OBRAS DE MODERNIZAÇÃO ALTERAM CIRCULAÇÃO NA LINHA 9 HOJE 28/07
Hoje, 28 de julho, a CPTM [Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em algumas de
suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em
trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua
viagem:
Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]
Hoje: das 22h até meia-noite, os trens circulam com maior intervalo, entre as
Estações Osasco e Grajaú da Linha 9 - Esmeralda para a realização de
serviços programados de obras de modernização.
Desafio: a
CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo
simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As
ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor
movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.
Em
caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à
disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800-
0550121.
Fonte: CPTM
sexta-feira, 25 de julho de 2014
Antigas estações de trem sofrem com abandono e vandalismo em SP
Em Guaianases, prédio foi pichado e é ponto de assaltos no bairro. Subprefeitura afirma que vai realizar mutirão de limpeza
A antiga estação de trens de Guaianses, na Zona Leste de São Paulo, tem
sido alvo de vandalismo e um ponto de insegurança para moradores da
região. O espaço é utilizado como local de passagem para quem mora no
bairro. "Vive assim, fica aí para os noias", afirma uma moradora da
região.
ambém na Zona Leste, a antiga Estação Vila Matilde virou um depóstio
de móveis usados. "Podiam por uma instituição beneficente. Seria bom
para o povo", afirma o conferente Alaor de Castro. Para o atendente
Renan Bento, o prédio é grande e poderia ter utilidade.
A CPTM disse em nota que cedeu os prédios à Prefeitura de São Paulo
em 2005. A Subprefeitura de Guaianases mandou uma nota informando que
há um projeto de criação de praça de atendimento da subprefeitura. Nos
próximos meses deve ser feito um mutirão de limpeza. O mesmo deverá
ocorrer com o prédio da Estação Vila Matilde.
Fonte: G1
Estação Adolfo Pinheiro inicia em agosto operação total
Após quase seis meses da inauguração e de testes, parada da Linha 5-Lilás do Metrô vai funcionar em horário comercial pleno.
Quase seis meses após a inauguração, a Estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás do Metrô, vai passar a funcionar em horário comercial pleno a partir do próximo dia 4 de agosto, a primeira segunda-feira do mês. Os trens vão circular na estação das 4h40 à meia-noite, de domingo à sexta, e até a 1h, aos sábados. A previsão é de que 14 mil passageiros utilizem a parada diariamente.
Após sucessivos atrasos, a estação foi inaugurada, ainda incompleta, no dia 12 de fevereiro, quase dois anos e meio depois da última entrega de estações no sistema metroviário de São Paulo. Nos primeiros dias, a parada funcionou das 10h às 15h e depois passou a operar no intervalo entre 9h e 16h. Segundo a assessoria do Metrô, o avanço progressivo do horário de funcionamento se deu porque a estação estava em fase de testes e de visitação.
As obras de construção começaram em agosto de 2009. Em dezembro de 2013, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) havia afirmado que a parada abriria em janeiro deste ano. No mês seguinte, passou a dizer que a cerimônia ocorreria no dia 1º de fevereiro. Contudo, faltando um dia para essa data, o Metrô adiou a abertura, alegando exigências adicionais de segurança do Corpo de Bombeiros. As recomendações nunca foram divulgadas. Com Adolfo Pinheiro, o Metrô paulistano passou a ter 75,5 km de comprimento e 65 estações.
Fonte: Estadão
Após sucessivos atrasos, a estação foi inaugurada, ainda incompleta, no dia 12 de fevereiro, quase dois anos e meio depois da última entrega de estações no sistema metroviário de São Paulo. Nos primeiros dias, a parada funcionou das 10h às 15h e depois passou a operar no intervalo entre 9h e 16h. Segundo a assessoria do Metrô, o avanço progressivo do horário de funcionamento se deu porque a estação estava em fase de testes e de visitação.
As obras de construção começaram em agosto de 2009. Em dezembro de 2013, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) havia afirmado que a parada abriria em janeiro deste ano. No mês seguinte, passou a dizer que a cerimônia ocorreria no dia 1º de fevereiro. Contudo, faltando um dia para essa data, o Metrô adiou a abertura, alegando exigências adicionais de segurança do Corpo de Bombeiros. As recomendações nunca foram divulgadas. Com Adolfo Pinheiro, o Metrô paulistano passou a ter 75,5 km de comprimento e 65 estações.
Fonte: Estadão
Metrô terá operação especial para jogo entre Corinthians e Palmeiras
Partida no domingo começa às 16h, em Itaquera. Composições reservas serão usadas antes e depois do jogo.
O Metrô anunciou operação especial para o jogo entre Corinhians e
Palmeiras que acontece neste domingo (27), na Arena Corinthians, em
Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Segundo a companhia, o número de
trens em operação nas horas que antecedem ao jogo vai ser ampliado. O
jogo começa às 16h.
Na saída da partida, por volta de 18h, composições reservas poderão ser
utilizadas na Linha 3-Vermelha. Segundo a empresa, o intervalo médio
previsto entre um trem e outro será de 3 minutos.
A passarela de acesso à estação Corinhians-Itaquera estará liberada
durante todo o domingo tanto para a entrada na estação quanto para
deixar o local.
Fonte: G1
Trem vazio descarrila e prejudica circulação na Linha 11-Coral da CPTM
Composição manobrava entre Brás e Tatuapé quando o problema ocorreu. Incidente tinha reflexo na Linha 12- Safira.
Um trem vazio descarrilou e prejudicava a circulação na Linha 11-Coral,
da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no início da
manhã desta sexta-feira (25). A Linha 12-Safira também tem reflexos.
A composição manobrava entre Brás e Tatuapé, por volta das 5h30, quando problema ocorreu. Às 7h, a via foi desobstruída, porém, o sistema continua apresentando lentidão.
A composição manobrava entre Brás e Tatuapé, por volta das 5h30, quando problema ocorreu. Às 7h, a via foi desobstruída, porém, o sistema continua apresentando lentidão.
Os trens continuavam a circular com velocidade reduzida e maior tempo
de parada entre Luz e Estudantes. As plataformas da estação Guaianazes
estavam lotadas. Os funcionários da CPTM restringiam a entrada dos
passageiros na estação para evitar a superlotação, como informou o Bom
Dia São Paulo.
A Linha 12-Safira apresentava lentidão entre as estações Brás e Calmon Viana. Não há previsão para normalização do sistema.
Fonte: G1
quinta-feira, 24 de julho de 2014
Linha 4 - Amarela: operação especial neste final de semana
Os passageiros que forem utilizar as estações da Linha 4-Amarela de metrô neste sábado, dia 26, e no domingo, dia 27, devem ficar atentos às mudanças na operação.
No sábado, a partir das 18 horas até o final da operação comercial (1h00 da manhã), o embarque e o desembarque de passageiros serão feitos na mesma plataforma na estação Paulista, tanto com destino à estação Butantã como à Luz. Com a operação diferenciada, os trens vão circular com intervalos maiores.
Para orientar os passageiros, avisos sonoros vão indicar o destino de cada trem que chega à plataforma. As demais estações da Linha 4-Amarela (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, República e Luz) vão operar normalmente neste sábado.
Funcionamento no domingo
No domingo, dia 27, as estações República e Luz da Linha 4-Amarela ficarão fechadas durante o horário operacional (das 4h40 à meia-noite) para execução de obras na futura estação Higienópolis-Mackenzie, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo. As estações República, da Linha 3-Vermelha, e Luz, da Linha 1-Azul, do Metrô funcionam normalmente. A operação nas demais estações da Linha 4-Amarela, no trecho entre as estações Paulista-Butantã, será normal.
A ViaQuatro, concessionária da Linha 4-Amarela, orienta os passageiros a utilizarem o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros e Faria Lima com destino às estações República e Luz devem desembarcar em Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde.
Já os passageiros que estiverem na estação Luz devem utilizar a integração com a Linha 1-Azul do Metrô. Quem estiver na estação República pode fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô para prosseguir sua viagem pelo sistema.
Nos dois dias, se as atividades terminarem antes do término da operação comercial, a operação normal será retomada.
Obras
Desde setembro de 2013, durante alguns finais de semana, as estações da Linha 4-Amarela operam de forma diferenciada para a execução das obras da Fase II, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). As atividades são para construção de cinco novas estações: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.
Com a operação diferenciada neste fim de semana, a orientação aos usuários será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, banners, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores do circuito fechado de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.
Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h. Os passageiros também podem utilizar o Fale Conosco no endereço http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.
No sábado, a partir das 18 horas até o final da operação comercial (1h00 da manhã), o embarque e o desembarque de passageiros serão feitos na mesma plataforma na estação Paulista, tanto com destino à estação Butantã como à Luz. Com a operação diferenciada, os trens vão circular com intervalos maiores.
Para orientar os passageiros, avisos sonoros vão indicar o destino de cada trem que chega à plataforma. As demais estações da Linha 4-Amarela (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, República e Luz) vão operar normalmente neste sábado.
Funcionamento no domingo
No domingo, dia 27, as estações República e Luz da Linha 4-Amarela ficarão fechadas durante o horário operacional (das 4h40 à meia-noite) para execução de obras na futura estação Higienópolis-Mackenzie, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo. As estações República, da Linha 3-Vermelha, e Luz, da Linha 1-Azul, do Metrô funcionam normalmente. A operação nas demais estações da Linha 4-Amarela, no trecho entre as estações Paulista-Butantã, será normal.
A ViaQuatro, concessionária da Linha 4-Amarela, orienta os passageiros a utilizarem o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros e Faria Lima com destino às estações República e Luz devem desembarcar em Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde.
Já os passageiros que estiverem na estação Luz devem utilizar a integração com a Linha 1-Azul do Metrô. Quem estiver na estação República pode fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô para prosseguir sua viagem pelo sistema.
Nos dois dias, se as atividades terminarem antes do término da operação comercial, a operação normal será retomada.
Obras
Desde setembro de 2013, durante alguns finais de semana, as estações da Linha 4-Amarela operam de forma diferenciada para a execução das obras da Fase II, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). As atividades são para construção de cinco novas estações: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.
Com a operação diferenciada neste fim de semana, a orientação aos usuários será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, banners, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores do circuito fechado de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.
Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h. Os passageiros também podem utilizar o Fale Conosco no endereço http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.
Fonte: Via Quatro